segunda-feira, 26 de março de 2012

Esportes Radicais: Surf na Pororoca


por Reinaldo Coelho

Tudo começou com o desafio a um elemento da natureza, a Pororoca, fenômeno esse que o homem ribeirinho amazônico  tem um tradicional respeito, e o viu ser domado pelos surfistas em 1997. As ondas da pororoca provocaram um frissom mundial aos adeptos do esporte praticado no litoral. Nesse período, as ondas eram utilizadas somente para o surfe, em 1999 foi criada a Abraspo, lançando o primeiro campeonato e inserindo novas competições. A partir daí o fenômeno da pororoca tornou-se sinônimo de aventura em esportes radicais no Brasil.

Este ano a Abraspo montou seu calendário, que terá quatro eventos no 1º semestre, dois dos programados já foram realizados: 2º Campeonato Brasileiro de Bodyboard Feminino, que rolou entre os dias 19 e 23 de fevereiro na Ilha do Marajó (Pororoca do Papo Amarelo), vencido pela Bicampeã Mundial Soraia Rocha; Encontro Internacional de Surfistas da Pororoca na histórica e pioneira cidade “pororoqueira” de São Domingos do Capim (PA), entre os dias 8 e 11 de março com a participação de surfistas de várias partes do mundo como Austrália, Peru, Venezuela, Suriname, Inglaterra, França e Brasil.

Na sequência o próximo evento será o inédito Campeonato Brasileiro de Longboard (pranchão), nas ondas de maré do Rio Mearim Mirim, que será realizado na pitoresca cidade de Ararí, no Maranhão, entre os dias 5 e 8 de abril e reunirá a nata dos atletas da modalidade do Brasil e do mundo na intrigante Pororoca Nordestina.

Dando continuidade às atividades, a ABRASPO se concentrará na complexa logística para mais um ataque às temidas ondas da pororoca do Rio Araguari, no Amapá, desta vez para coordenar duas disputas simultâneas: o Campeonato Brasileiro de Surf (pranchinha) e o evento de quebra de recorde em permanência em uma onda.

A presença de Adilton Mariano-CE, recordista mundial com a marca de 37min e 08 seg. e do Guiness Man, Serginho Laus-PR, que detêm o recorde de distância percorrida, aproximadamente 12 km, promete adicionar muita emoção e adrenalina ao evento que rolará entre os dias 19 a 23 de abril.

Para o segundo semestre as ações da ABRASPO voltam a se concentrar na cidade de Ararí-MA para o já tradicional Encontro das Águas no mês de setembro durante o Equinócio de Verão.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...