segunda-feira, 26 de março de 2012

TJAP


Justiça Itinerante realiza Sessão em Calçoene

por Reinaldo Coelho

A justiça amapaense desenvolve desde 1996 o projeto “Justiça Itinerante” fluvial e terrestre. Trata-se de uma iniciativa que oportuniza o acesso à Justiça de primeiro grau, por comunidades isoladas. São jornadas periódicas que duram até 20h de viagem a vilas, distritos ou municípios, acessíveis por terra ou exclusivamente por água, com uso de embarcações próprias ou alugadas.

A prática de levar jurisdição às comunidades interioranas é antiga na justiça do Estado do Amapá e remonta a 1992. Mas está só se tornou oficialmente “Justiça Itinerante” em 1996. Desde então, as jornadas, especialmente, as fluviais atraíram a atenção da mídia nacional e internacional. Grandes veículos de comunicação do Brasil, da Europa e dos Estados Unidos já publicaram matéria sobre essa forma rápida, eficiente e acessível de distribuir justiça.

Este ano a mais alta Corte do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá deu inicio a 4ª Sessão do Projeto Justiça Itinerante. E os moradores do município de Calçoene, localizado à cerca de 360 quilômetros de Macapá foram os beneficiados. Os desembargadores da Secção e da Câmara Única do Tribunal julgaram os 22 processos em grau de recurso no segundo grau de jurisdição. Os processos são oriundos das Comarcas de Calçoene, Amapá e Tartarugalzinho.

Na abertura da Sessão, o Presidente-desembargador Mário Gurtyev de Queiroz, destacou a importância da Sessão Itinerante. O magistrado disse que a itinerância facilita o acompanhamento dos julgados pelas partes e pelos advogados que não precisam se deslocar até a capital para esse fim. Além disso, prestigiam a comunidade onde elas ocorrem. “As sessões itinerantes aproximam o Tribunal de Justiça das comunidades interioranas, dando-lhes conhecimento sobre a nossa atuação” destacou o Presidente.

Calendário 2012
Em junho, a Sessão Itinerante será em Laranjal do Jari, quando serão julgados também recursos de Vitória do Jari; em setembro, será em Oiapoque e, em novembro, em Porto Grande, ocasião em que serão julgados recursos de Porto Grande e de Ferreira Gomes.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...