sexta-feira, 27 de abril de 2012

Experiência e competência driblando as dificuldades

Por Dalton John

Obras sendo realizadas na Avenida Caramuru
Administrar com folga orçamentária e financeira uma cidade que tenha uma taxa anual de crescimento bastante baixa deve ser o sonho de qualquer gestor. Nessas condições não precisa talento para conseguir o reconhecimento da população como uma figura pública de competência inconteste. A capital do Estado do Amapá, Macapá é o inverso disso tudo. Aqui o dinheiro é escasso e a taxa de crescimento populacional é uma da mais alta do País. Para resolver essa equação onde temos como fórmula (muita gente x pouco dinheiro) só a competência e a experiência na gestão pública.

O prefeito da capital Roberto Góes (PDT) foi buscar no velho e experimentado engenheiro civil, Carlos Eliomar Chagas de Aragão esses predicados. E a decisão tem apresentado um resultado satisfatório.

Com um orçamento de R$ 54 milhões/ano Aragão, Secretário Municipal Obras Públicas (SEMOB) tem que dar conta de 780 mil quilômetros de vias públicas. Para você ter uma idéia da extensão de vias públicas, essa distância equivale a uma viagem de Macapá para o município de Oiapoque. Mas, a dificuldade não tem esmorecido o velho e bom Aragão, que trabalha sem relógio no pulso e o serviço de tapa buraco e a pavimentação da cidade vão acontecendo.

Carlos Aragão, Secretário Municipal de Obras
Para executar esse serviço importante para a trafegabilidade da cidade, Aragão conta com o esforço “full time” de 50 “soldados do asfalto” que estão nas ruas e avenidas diariamente. E a logística faria qualquer engenheiro de escritório correr da lide. Um Rolo Compactador, uma Espalhadeira, Uma Pá Mecânica e uma Moto Niveladora. No fabrico da massa asfáltica uma Usina já obsoleta, que está preste a ser desativada e ceder lugar um Conjunto Habitacional. A Usina fica no bairro Cuba de Asfalto, na zona Leste da cidade.

Aragão diz que não está no cerne de seu trabalho o quanto vão recuperar de via pública ou quantos quilômetros vão asfaltar. Afirma que sua missão é melhorar o aspecto da cidade e pra isso irão fazer limpeza das áreas da Zona Norte, promover abertura de novas ruas e mapear os pontos de maior tráfego. Conclui: “neste momento isto é fundamental”. Aragão pede a reportagem que não revele o tipo de material que vão usar nessa recuperação, mas que o cidadão ao se deparar com serviço vai aprovar de plano. O zelo do secretário é em função do comportamento do governo estadual que insensível não ajuda o município e todas as vezes que pode, atrapalha.

Mas se falta dinheiro e sobra problema, como Aragão explica o sucesso da sua secretaria. “Eu sempre tentei baratear os preços e esse produto é menos caro. Nós primeiramente estamos tapando buracos e liberando as vias, no buritizal o exemplo é a região da Rua Claudomiro de Moraes.

Mas não é só na pavimentação asfáltica que a SEMOB está trabalhando. As obras estão acontecendo. “Estaremos inaugurando a Unidade de Saúde do bairro Marabaixo, só estamos esperando pela Secretaria de Saúde (Semsa), que é quem vai comprar os equipamentos. Inauguramos a escola do Bailique, que é a maior daquela região, com cinco salas de aula, com biblioteca a e toda a parte de informática. Estaremos inaugurando no parque dos buritis outro conjunto habitacional, que faz parte desse nosso plano de habitação, serão 36 casas, estão prontas 18. Já reativamos as obras do Hospital Metropolitano, e até junho todas essas obras estarão entregues.
Estamos começando o projeto Macapá, que tem a intenção de tirar as crianças das ruas, aquelas que não têm pai em nem mãe. “Estarão prontos os blocos da Semsa e da Semast”.
 Carlos Eliomar Chagas de Aragão sempre foi um assessor especial de Roberto Góes. Aliás, quem lançou Roberto Góes na política foi Aragão, o mago das coligações. Assim como Roberto Góes, lançou Lucas Barreto e Jorge Amanajás. Aragão reconhece que apesar de todas as dificuldades, Roberto Góes tem feito uma gestão revolucionária no município. “Esse espaço é pequeno para elencarmos todas as ações do prefeito nesses três anos e quatro meses de gestão. Mas só para o leitor ter uma idéia, Macapá há 23 anos não recebia sinalização semafórica e hoje vários cruzamentos receberam semáforos”. Pontua.

Aragão afirma que Roberto Góes centrou sua gestão na política habitacional. Outro aspecto esquecido em gestões anteriores. “Roberto já entregou o conjunto Mucajá, são 536 apartamentos. Entregará numa primeira etapa 18 casas do Conjunto Buritis, do total de 36, liberou terreno para empresa de Construção Vex construir 250 casas no Bairro Forte e ainda existe a cessão da área do Zelito no Novo Buritizal para o projeto do governo Federal, Minha Casa Minha Vida, para que sejam construídas casas populares e mais o Conjunto Habitacional do bairro Cuba de Asfalto, mencionado acima.

Para finalizar Aragão afirma que o governo do Estado se não bastasse    às chuvas que caem em abundância na capital, ainda abrem valas e não recuperam o asfalto que danificam, acarretando transtorno para os motoristas e motociclistas e prejuízos para os cofres municipais. ”Mas a população está vendo tudo isso, e a resposta e aceitação do povo com o nome de Roberto Góes”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...