sábado, 14 de abril de 2012

Poucos estudantes fizeram o cadastramento da carteira de meia passagem


por Caroline Mesquita

Começou, a pouco mais de um mês, o cadastro e recadastro das carteirinhas de meia passagem dos estudantes. De acordo com o banco de dados do ano de 2011, há aproximadamente 35 mil estudantes matriculados regularmente, que possuem o direito desse benefício. No entanto, até o dia 5 de Abril, foi coletado que apenas 20% dos estudantes já haviam realizado esse serviço. Esse é um número pequeno visto que só restam duas semanas para que se encerrem o período de cadastro/recadastro das carteirinhas. Podendo, assim, haver transtornos para os usuários retardatários que resolverem fazer seus cadastros na última semana.

Artur Sotão, gestor de bilhetagem do Setap
“Ficamos surpreendidos quando constatamos, no dia 5 de Abril, que somente 20% dos estudantes realizaram o cadastro. Esse número é baixíssimo. Num período de um mês e 10 dias, somente 7 mil estudantes, de um total de 35 mil, fizeram o cadastro. Isso nos dará 15 dias para cadastrar 28 mil estudantes. É pouco tempo. Sempre avisamos e divulgamos para as pessoas procurarem o Setap, evitarem filas. Mas, infelizmente, é comum deixarem para última semana, e isso acarretará vários problemas: atraso no cronograma, desconforto e filas imensas.”, relata Artur Sotão, gestor de bilhetagem do Setap. Além da demanda grande para as últimas semanas de recadastramento, haverá uma mudança no modo de pagamento da passagem.

A partir de Maio, a modalidade do pagamento na catraca será cancelada para os estudantes. Os usuários da carteirinha de meia passagem voltarão a comprar créditos para o cartão. Essa decisão foi tomada devido ao uso indevido da carteira (pessoas que não são estudantes utilizando o benefício), e manifestações de pais que julgam ser mais fácil colocar o crédito no cartão do que conseguir dinheiro todo dia para a passagem do filho. E também por causa da implantação do Bilhete Único. “Além disso, o Setap quer evitar problemas com troco, reduzir o volume de dinheiro dentro dos ônibus e, consequentemente, inibir assaltos”, afirma a Assessoria de Comunicação do Setap.

O estudante que precisar tirar e/ou trocar a carteirinha terá que passar por um processo de agendamento e, dentro de 10 dias, receberá a carteirinha no posto de venda de crédito, para assim, poder usufruir do benefício o quanto antes. As novas carteirinhas já serão programadas para aceitar somente o crédito. Para quem já possui a carteirinha de estudante antiga, é necessário dirigir-se ao Setap, após o recadastramento, para fazer a preparação do cartão, e utilizá-lo apenas no formato de crédito.

Além dos postos convencionais para recarregar o cartão, o Setap lançou uma novidade que vai simplificar bastante a compra do crédito: a venda pela internet. O estudante acessa o site do Setap, entra na opção “Estudante”. Acessa login com a palavra SETAP, e a senha com a palavra BILHETAGEM, desta forma, ele escolherá o valor do crédito que quer comprar, com o limite de, no máximo, R$120 por mês, imprimi o boleto e paga. Quando o Setap receber a confirmação do pagamento, dentro de 24 a 48 horas o crédito estará disponível na carteira. É bom para pessoas que se programam e podem esperar. Mas para quem quer crédito imediato na carteira, terá que ir ao posto de recarga, localizado na Subprefeitura da Zona Norte, na Rua Tiradentes – Centro, e no Terminal Rodoviário de Santana.

No dia 30 de Abril encerram-se o cadastro/recadastro das carteirinhas de meia passagem, que estão ocorrendo em dois locais: Subprefeitura da Zona Norte; Trem Desportivo Clube. É necessário levar fotocópia da carteirinha, CPF, identidade e comprovante de residência. A declaração escolar precisa ser original, pois o Setap averiguou muitas declarações falsas no ano anterior, então não aceita mais fotocópia desse documento.

“Logo no início do cadastramento tivemos vários questionamentos sobre o porquê de pedirmos o carimbo no atestado da Unifap, já que os acadêmicos retiram-no site da instituição. O problema é que no ano interior houveram muitas declarações falsas emitidas como se fossem da Unifap, e por ser uma declaração simples, fica mais vulnerável para fazer falcatruas. O carimbo dá uma segurança maior, mesmo assim, fiscalizamos as declarações de todos os estudantes, tanto de faculdades quando de escolas. E, se temos dúvida quanto àquela matrícula, há uma equipe que vai a instituição conferir se o aluno está regularmente matriculado”, explica Artur Soltão.

Cartão Cidadão
O Cartão Cidadão é destinado à pessoa física, que não quer pagar sua passagem de ônibus em dinheiro, prefere ter um cartão que possa recarregá-lo e utilizar o crédito, até que precise recarregar novamente. Para possuí-lo basta ir ao Setap com seu CPF e pagar uma taxa de R$10, depois recarregue nos postos de venda ou através do boleto, retirado na internet. Ele não dá benefício de meia passagem, é apenas uma opção a mais para o usuário do transporte coletivo.

Bilhete Único

Integração Temporal, conhecido popularmente como Bilhete Único, é um serviço que já está engatinhando na capital. Por enquanto, o Bilhete Único está passando por uma fase experimental, mas em Agosto é esperado que atinja 100% da cidade. 
Funciona assim:
Existem alguns bairros que não possuem linhas diretas para outros bairros. O cidadão precisa utilizar dois ônibus para chegar a seu destino, ou seja: paga duas passagens. Esse é o caso do bairro Marabaixo, poucas linhas de ônibus são diretas a ele. Quem mora no Amazonas, por exemplo, não possui um ônibus que faça linha com o Marabaixo. Essa pessoa precisa pegar um ônibus no seu bairro, parar no centro, esperar outro ônibus que vá ao Marabaixo e pronto, consegue chegar a seu destino. Mas para isso, duas passagens foram compradas para chegar apenas a um destino. Com o Bilhete Único, a segunda passagem não será cobrada. O cidadão terá 1h30 para realizar a integração com outro ônibus. Haverá agentes dando informações nos pontos que ocorrem a integração. Será um benefício e uma economia para o usuário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...