sexta-feira, 11 de maio de 2012

Eleições 2012 - PTB


Lucas é o nome preferido do PTB para a prefeitura

por Dalton John


Mantendo o que vem ocorrendo nos últimos pleitos, o PTB terá candidato próprio às eleições para a prefeitura de Macapá. Muito se especulou sobre o lado que o partido tomaria, já que hoje o nome de Lucas Barreto é um dos mais pretendidos pelos partidos, devido aos recentes escândalos de corrupção nos poderes de todas as esferas, e que até o momento o ex-deputado se saiu ileso. Mas o martelo foi batido, e mais uma vez o povo terá a opção pelo 14 nas urnas.

Pedro Braga, Secretário-Geral do partido  
Todas as respostas sobre os planos políticos do partido para 2012 foram respondidos pelo Secretário-Geral do PTB Amapá, Pedro Braga Junior. Segundo ele o partido cresceu devido ao presidente estadual Eduardo Seabra, além de outros nomes que consolidaram o partido no últimos dez anos.  

PTB para 2012
Como irá lançar candidatura própria, o momento é de avaliação, os nomes estão surgindo, e o nome de Lucas Barreto é inevitável, já que é um dos mais cogitados. “Temos que ter um consenso dentro do partido, pois o nome que escolhermos, além de convencer o eleitor, tem também que ter uma boa relação com o partido e com prováveis aliados, e não podemos negar a força do Lucas dentro do partido”, afirma Pedro. O partido também deverá ter candidatura majoritária em cinco municípios, entre eles os segundo mais populoso do estado, Santana, que tem como pré-candidato o vereador Robson Rocha.  

Sempre à frente  
O partido esteve sempre presente como cabeça de chapa nas últimas eleições majoritárias, e isso apenas contribuiu para o crescimento do PTB no Amapá. “Em 2000 concorremos à prefeitura com o Dr. Papaléo Paes, e o vice era do PDT, o ex-deputado Gervásio Oliveira, pouca gente se lembra por aqui, mas ele era do nosso partido. Acabamos perdendo as eleições em circunstâncias até hoje não muito bem explicadas, já que aquela era a primeira eleição eletrônica no estado, e houve uma série de problemas, mas na sede do município conseguimos mais votos”, afirma Paulo.  

Na eleição seguinte o partido compôs a chapa que levou Waldez Góes e Pedro Paulo ao governo do Estado, além de Papaléo no senado pelo PTB. Na eleição seguinte, retornou a disputa para a prefeitura, apresentando o vice de Janete Capiberibe. Em 2008 foi apresentada a candidatura de Lucas Barreto ao Laurindo Banha. “Nesse ano não tínhamos partidos parceiros, e foi um caso inédito no estado em que houve isso, e por uma diferença de pouco mais de três mil votos não alcançamos o segundo turno. Isso foi extraordinário e muito se deve a campanha diferenciada do partido, todo um plano de propaganda política, e foi o grande motivo para Lucas Barreto sair como candidato ao Governo em 2010”, conta.       

Mãos Limpas
A grande virada política do Amapá, sem dúvida alguma foi a Operação Mãos Limpas, pois conseguiu fazer com que o amapaense tomasse consciência, mesmo que forçadamente, não cabe a este repórter avaliar se as escolhas foram boas ou ruins. Disparado a frente das pesquisas de intenção de votos na época, Lucas tinha possibilidades até de conseguir ser eleito no primeiro turno, mas com o estouro da operação, a confusão pairou sobre o eleitor.



“Nós fomos os maiores prejudicados, pois com aquelas mudanças, os eleitores acabaram confusos e fazendo escolhas erradas que hoje se justificam, e vale ressaltar que nada foi comprovado e nenhum integrante do partido foi indiciado, mas para a maioria, por um acabaram pagando todos. E quem era ferrenha oposição acabou se promovendo, subindo nos candidatos indiciados. Nós optamos por não ser oportunistas, pois seria uma atitude inescrupulosa sair por aí acusando todo mundo. Fizemos a nossa campanha, mantivemos nossos posicionamentos de planos e propostas sem atacar ninguém. Por incrível que pareça foi o nosso maior erro, pois a política infelizmente funciona assim, porém, não nos arrependemos por isso. Mas o posicionamento dos nossos adversários que se promoveram com as denúncias da operação, acabou virando contra, já que hoje o Governo atual está sendo investigado”, declara Pedro Braga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...