sexta-feira, 22 de junho de 2012

De Tudo um Pouco - Estatuto do Idoso - 3 A violência contra o idoso


Neste mês,  quando a sociedade manifesta seu descontentamento, sua decepção, sua angústia e outros tantos adjetivos mais, esforçando-se em despertar nessa mesma sociedade, só que do lado opressor, os melhores conceitos sobre os DIREITOS DA PESSOA IDOSA, em cumprimento a regência contida no seu Estatuto federal e alguns Estaduais, finda-se em comprovar seu descumprimento pelo poder econômico, principalmente o bancário, em razão de que esses estabelecimentos não cumprem as determinações constitucionais e estatutárias ( do Estatuto do Idoso ). 

As manifestações de entidades, as mais diversas possíveis, buscam meios alternativos de divulgar o Estatuto; realizam encontros com idosos no intuito de orientá-los  quanto a exigência de seus direitos, principalmente os que dizem respeito a TRATAMENTO PRIORITÁRIO OU PREFERENCIAL. É nesse aspecto que a "onça bebe água" ( desculpem a frase ).

Dias atrás, mais precisamente quinta, sexta, segunda e hoje (terça, 19),  precisei dos  serviços  bancários e, nessas andanças de um para outro, verifiquei que não há diferença no  chamado TRATAMENTO PRIORITÁRIO OU PREFERENCIAL.

O fato é que esse tratamento ou melhor, esse direito do idoso, não está sendo cumprido pelos Bancos. O horário é regulado pelo Banco Central e deve iniciar, precisamente, as 11:00 h. Se alguém quiser constatar, sem precisar dos serviços bancários, é só ficar de plantão em frente a esses estabelecimentos, e constatará a aglomeração de pessoas ou seja, clientes, que no mínimo chegam as 9:00 h, formando filas para receber SENHA de atendimento. Os idosos também fazem fila.

Este fato aconteceu, hoje, na Agência do banco do Brasil, com sede na Av. Coriolano Jucá. Cheguei ao Banco as 10:00 h e já havia quatro pessoas na fila. As 11:00 h, em ponto, chegou o funcionário que atende os clientes para entrega de SENHA. Bem apessoado e alinhado, abre as gavetas da mesa e retira papéis usados, rasga-os e joga na lixeira. Joga álcool sobre a mesa, passa a flanela e sorri. Em seguida liga o computador, aciona as teclas, sorri, e apático a choro de crianças, reclamação de idosos mais idosos, diz que o atendimento inicia somente as 11:00 h, Pasmem, leitores, ele não percebeu que já eram 11:20 h. Todos de posse de sua SENHA, alguns idosos encontravam dificuldade para subir as escadas que levam ao pavimento superior. Por que não um Caixa, só para idosos, no térreo? Fica a sugestão, senhor Gerente do BB da praça Barão. Bem, em relação ao tratamento PRIORITÁRIO OU DIFERENCIADO, continua só na Lei.  

Dois registros que nunca pensei em fazer: 1) Falecimento do PIP AUGUSTIN SOLIVA, ex-Presidente Internacional da Associação Internacional de LIONS Clubes, AL 1996/1997, adotando o slogan PONTES, com quem privei da amizade e companheirismo quando fui Governador do DL-26, cujo colegiado usou a frase identificatória AMIGOS PARA SEMPRE. 2) Igualmente o falecimento do amigo, compadre, colega de estudos no Colégio Amapaense e no vestibular de 1967,  piadista e gozador JOSÉ UBIRAJARA DA SILVA, o BIRA. Médico, filho de Dona América e esposo da Esmeralda. No MFC nossa amizade foi solidificada na participação da Equipe de Base PIO XII. Seus colegas José Jucá, Teles, Puruca e eu, pedimos que Voce, ao encontrar-se com o Francisco Oliveira, o Camarão, aí no andar de cima, possam interceder por nos outros que continuamos sentindo suas faltas. 
DESCANSEM EM PAZ, à direita do Grande Arquiteto do Universo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...