sexta-feira, 22 de junho de 2012

Funarte realiza em junho, oficina de fotografia no Amapá




Por Aracyara Macedo

De 25 a 29 de junho, a Fundação Nacional de Artes (Funarte) realiza no Amapá, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) a oficina "Fotografia contemporânea: entre o local e o global", com a fotógrafa Shirley Penaforte. Com duração de uma semana, o curso tem como proposta desenvolver ações lúdicas a fim de despertar a sensibilização do olhar e propor discussões sobre a produção fotográfica na contemporaneidade. A oficina será realizada no Museu da Imagem e do Som (MIS), localizado no Teatro das Bacabeiras.

A programação inclui o aprendizado de técnicas fotográficas e confecção de brinquedos que ajudam na percepção de cores, texturas, luz e sombra. Haverá também duas saídas fotográficas. A intenção é levar os alunos ao Curiaú, onde residem remanescestes de quilombolas, e à orla da cidade. Ao final do curso, será realizada uma exposição com as imagens produzidas. Para participar da oficina, é recomendável possuir câmera fotográfica digital ou um aparelho telefone celular com câmera fotográfica.

Sobre as oficinas do programa Desafios Contemporâneos As oficinas de artes visuais do programa "Desafios Contemporâneos" visam contribuir para a redução das desigualdades regionais, bem como colaborar com a criação de ferramentas e mecanismos para a desconcentração de infraestrutura e dos meios de acesso cultural. Além disso, pretende criar fluxos de produção e de formação de profissionais de artes visuais e de público com a valorização da diversidade. 

Ao todo, este ano, 27 oficinas práticas/teóricas estão previstas para ocorrerem no Pará, Amapá, Tocantins, Goiás, Roraima, Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí, Acre, Rio Grande do Sul, Sergipe, Pernambuco, Bahia, Amazonas, Alagoas, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.

Sobre Shirley Penaforte
Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade da Amazônia (Unama), é mestranda em Comunicação Linguagens e Cultura pela mesma universidade. Como fotógrafa participou dos salões Arte Pará; Victor Meireles; Rumos visuais do Itaú Cultural; Fotonorte II; e Fotografia Anos 80 e 90. Em 2010, foi contemplada pela Bolsa Funarte de Fotografia Marc Ferrez. Recebeu, entre outras premiações, o Prêmio Tim Lopes de Jornalismo Investigativo - categoria especial (mídia impressa), em 2008; o Prêmio Esso de jornalismo - categoria regional, em 2002; e o primeiro lugar na categoria fotojornalismo na Croácia, em 1998. Desde 2000, trabalha nos jornais "Amazônia Hoje" e "O Liberal".

Serviço
Desafios Contemporâneos 2012
Oficina "Fotografia contemporânea: entre o local e o global", com a fotógrafa Shirley Penaforte
De 25 a 29 de junho de 2012

Carga horária: 40 horas
Local: Museu da Imagem e do Som
Teatro das Bacabeiras
rua Cândido Mendes, s/n° - Centro - Macapá - AP
Informações sobre as inscrições 
Secretaria de Estado da Cultura
3225-0126 (Katya Lacerda)


Semeando o conceito de Arte Pública


Em treze anos de atividade continuada no extremo Norte do Brasil, a Cia. Ói Nóiz Akí vem se consolidando como uma das mais importantes companhias de arte de nosso estado. Afinal de contas, são treze anos de uma pesquisa contínua em busca dtranspasse a barreira ator/ espectador, e sirva de espaço para a fruição do conhecimento e da cidadania. Tal comprometimento com a produção, difusão e consumo artístico-cultural de nosso povo, nos colocou no hall dos grupos teatrais amapaenses, mais premiados nacionalmente, a exemplo do Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz, Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna, Prêmio Funarte de Arte na Rua, dentre outros.vinculado às principais redes de articulação do fazer teatral no Brasil como: Rede Brasileira de Teatro de Rua - RBTR, Rede Nacional de Teatro Infantil - RENATINe Palco Fora do Eixo - PFE, ampliando as formas de fazer e pensar teatro, e protagonizando as discussões acerca da arte enquanto direito cidadão de todo e qualquer brasileiro. Assim, afim de exercitar o que acreditamos ser arte publica, colocamos nossa produção a disposição de quem dela precisar, ou se interessar. Apartir do mês de junho, quinzenalmente estaremos apresentando espetáculos, Sketch, performances e experimentos cênicos de nosso repertório e de grupos e companhias parceiras, gratuitamente em bairros privados da vida cultura da cidade. A primeira ação se deu no dia 17 de junho do corrente ano, no bairro do Perpétuo Socorro, na área conhecida como CAESINHA às 17:00 horas. Na ocasião apresentamos: Bonequinha de Pano (Musical Infantil), Ator. Poesia (Performance Adulta) e Rimancete (Comédia Livre). Participaram conosco desta primeira ação os grupos: Arte Encena com seus experimentos cênicos, Cia. Êta Nós... com A Formiga contra o Mosquito da Dengue, Trupe do Pato com Pato e Laranjinha, Grupo Eureca com João Cheroso e João do Céu Vendendo Cordel, Cia. Supernova e Grupo Teatral Hemisfério com pinturafacial e brincadeiras diversas.

Todos os grupos e companhias participantes desta ação são filiados ao Coletivo de Artístas, Produtores e Técnicos em Teatro do Estado do Amapá - CAPTTA, um coletivo que exercita a execução de projetos em regime de produção colaborativa e que no decorrer dos seus 04 (anos) de existência provou que é possível produzir arte à margem do paternalismo do poder publico. A receita é bem simples, para que isso se evidencie de fato, é preciso que pseudo artístas abdiquem de suas condições de iluminados, renunde conforto, arregacem as mangas e partam para ação. Arte não é luxo, é necessidade vital para o engrandecimento intelectual do homem, por isso, é preciso socializa - la!!!

Conheça um pouco mais de nossos projetos e ações em: 
http://www.ciaoinoizaki.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...