sexta-feira, 22 de junho de 2012

Atleta de Ponta: Rafael Pena e Santos - Capoeira, uma arte marcial disfarçada de dança

 
 Por Fabiana Figueiredo
  
Um instrumento importante da resistência cultural e física dos escravos, hoje cria ótimas oportunidades para jovens e crianças de diversas partes do mundo. Mesmo que essa prática ainda seja censurada em muitos olhos. A capoeira está dando chances de uma vida melhor para Rafael Santos, o atleta de ponta desta semana.

"Tudo me chama atenção na capoeira. Pois envolve esporte, música, instrumental, canto, condicionamento físico, arte marcial e cultura popular." Assim Rafael define seu esporte favorito. Ele teve o primeiro contato com o esporte no ano de 2000, em que começou a praticá-lo na Escola Estadual Mário Andreazza, bem perto de sua casa no bairro do Perpétuo Socorro, em Macapá. Apenas dois meses depois, sua escolinha de capoeira, que passava por problemas, foi desativada e ele deixou o esporte.

Rafael conta que: "Eu fiquei dois anos sem praticar capoeira, foi muito ruim. Em 2002, quando eu tinha 14 anos, o trabalho do professor Michel começou aqui no bairro, na associação dos moradores, então eu voltei para a capoeira, e me desenvolvi até hoje. Não parei mais."

De lá para cá muitas coisas mudaram. Hoje, com 23 anos, Rafael é aluno formado no esporte e um dos melhores alunos do seu grupo. Ele teve a oportunidade de fazer parte do grupo União Internacional de Capoeira Regional Mestre Zambi (UNICAR), que é a junção de vários grupos do Estado da Bahia e de Angola. Contando com cerca de 40 alunos de várias idades, o estilo do grupo é regional, que foi uma adaptação da capoeira original, pelo Mestre Bimba.

Ele já participou de vários batizados, que na linguagem capoeirista significa passar de nível, amadurecer, avançar graduação, é um momento honroso, onde o aluno recebe uma nova corda. Assim como em algumas outras artes, a capoeira também diferencia os atletas pela cor da corda. A corda de Rafael Pena é vermelha, representa que ele tem conhecimento e a sabedoria para transmitir aos outros capoeiristas.

Apenas em 1930 a luta foi considerada um esporte nacional brasileiro, assumindo as discriminações e preconceitos já existentes. Como que uma herança, esse esporte não tem apoio do Governo do Estado, nem por meio da União dos Capoeiristas do Amapá, mas Rafael ainda acredita que um dia a capoeira terá ajuda e se disseminará.

Com medalhas de bronze e prata, conquistadas em uma competição escolar, Rafael agradece pelo incentivo da família e deseja "poder chegar onde meu professor-mestre está: participando de vários eventos dentro e fora do país, viajando pelo mundo todo e ensinando a várias pessoas a capoeira e os benefícios que ela traz", afirma Rafael.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...