sexta-feira, 22 de junho de 2012

Atleta do Passado - Ubiratã Espírito Santo, o Bira


Campeão Brasileiro, vice-campeão 
da Liberadores, além campeão de Mineiro, Gaúcho e Paraense. Bira até hoje é considerado por muitos o maior jogador do futebol amapaense

Por Dalton John

Quem passa pela Praça Nossa Senhora da Conceição, no bairro do Trem, e vê aquele campo em que hoje os peladeiros de divertem nos fins de tarde e que em alguns meses do ano é palco da Copa do Mundo Marcílio Dias, nem de longe imagina que lá foi o maior celeiro dos craques que já fizeram história no nosso futebol. 
 
Naquele campo todo cercado e pouco maltratado, já deu lugar a lama, a areia, ao capim e as traves de madeira, e também felicidade, pois era com esse espírito que nas décadas de 60, 70 e 80, os garotos da paróquia jogavam e se tornavam craques. 
 
Quantas e quantas vezes nesta editoria você leu que um craque começou no futebol nesta praça? Foram muitos, e nesta semana temos mais um deles, nacionalmente o maior deles, Ubiratã Espírito Santo, o Bira. Um centroavante clássico, matador, finalizador, que apenas como seu futebol conquistou o Brasil em 1979, jogando pelo Internacional de Porto Alegre. Mas até chegar lá muitos marcadores foram driblados. 
 
Na Praça da Conceição, com 12 anos, o jogador foi para o amador do E.C. Macapá, e por lá ficou até os 18 anos, mas deixou a sua marca. Ajudou o clube a conquistar o primeiro Copão da Amazônia em 1975, em Rondônia. Bira marcou no jogo do título, o terceiro gol da vitória do clube por 3x0 sobre o Ferroviário, time da casa.

Temporada Paraense
Ao atingir a maior idade, partiu para Belém, para jogar no Paysandu. "Durante uma partida, eu, Albano e Aloizio jogamos muito bem e fomos convidados para fazer um teste no Papão. E mostramos nosso futebol logo no primeiro jogo: marquei um gol, o Aloizio segurou tudo lá atrás e o Albano foi o nome do jogo, imediatamente fomos contratados para integrar um time que tinha Bacuri, Marciano e Reginaldo", conta Bira.

Jogando pelo Remo, em 1979,  Bira conquistou o posto de
maior artilheiro em uma única edição do Campeonato Paranse
No ano seguinte partiu para o Remo, onde ele mesmo afirma que foi onde teve as maiores glórias de sua vida, e foi o clube que fez Bira conseguir visibilidade nacional e ser pretendido por grandes clubes do futebol brasileiro. No Leão conquistou o tricampeonato paraense em 1977, 1978 e 1979, sendo que nos dois últimos foi artilheiro da competição. Até hoje é o maior goleador da história em uma única edição do paraense, em 1979 fez 32 gols. No campeonato brasileiro, Bira é o terceiro maior artilheiro do Remo, com 27 gols, e é um dos poucos jogadores que em toda história da competição, marcou cinco gols em uma só partida, o fato aconteceu em 28 de maio de 1978, na vitória de 5x1 sobre o Guarani (SP).  
 
Do Trem para o Beira-Rio
Em 1979, entre algumas propostas de fora do norte, inclusive do Flamengo de Zico, Júnior, Tita e Adílio, ele recusou e ficou conhecido nacionalmente na época como Bira Burro, mas a alcunha não vingou e ele partiu para o Internacional, que na época contava com um elenco estelar: Benitez, João Carlos, Mauro Pastor, Mauro Galvão, Cláudio Mineiro, Batista, Jair, Falcão, Valdomiro e Mário Sérgio, era comandado por Ênio Andrade. 

No título invícto de 79, o Colorado somou 16 vitórias e 7 empates
 O amapaense se encaixou perfeitamente no esquema tático do colorado, tanto que no mesmo ano o Internacional se consagrou campeão brasileiro invicto, feito que até hoje não foi alcançado por nenhuma outra equipe, em uma campanha com 16 vitórias e 7 empates. Na decisão com Bira em campo, o colorado derrotou o Vasco dentro do Maracanã por 2x1, somado a vitória no segundo jogo por 2x0, o título era indiscutível.  
 
No clube gaúcho, Bira ainda foi bicampeão estadual, e vice-campeão da libertadores em 1980. De lá partiu para o exterior, jogou uma temporada no Universidad de Guadalajara no México, onde conquistou o vice-campeonato nacional. Voltando ao Brasil, ainda jogou mais um ano e meio no Internacional até ser negociado com Atlético-MG. No Galo foi tricampeão estadual, onde jogou junto com Toninho Cerezo, Reinaldo, Zinho e Éder, craques que posteriormente defenderam a seleção.
 
Depois de fazer carreira no futebol nacional, retornou a sua terra de origem, e por aqui encontrou um futebol competitivo, mas que nem de longe lembrava os bons tempos das décadas de ouro do Glicério e do Zerão. Hoje o campeonato local vive de poucos investimentos e importações absurdas de jogadores de outros Estados, diferentemente das saudosas peladas na Praça Nossa Senhora da Conceição. 

Um comentário:

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...