sexta-feira, 27 de julho de 2012

Boas Palavras - É arte e muita harmonia

Nós planejamos e o Senhor é Quem decide o que deve acontecer e, sinceramente, Ele faz tudo tão perfeitamente lindo. Sempre é assim.  Não sei muito bem como iniciar este texto, desculpem-me as possíveis incoerências ou lacunas. Hoje eu só quero falar, conversar, compartilhar com vocês a minha alegria em ver o quanto Deus cuida de nós e a forma esplêndida que Ele move esse mundo nos mínimos detalhes.

Há em mim tantas sensações - é como se fosse final de ano e aquela gama de projetos estivesse sendo traçada -, planos, tantas ideias e acontecimentos desejando serem revelados, mas vou deixar como está. Peço-lhes uma certa compreensão e paciência, pois no tempo certo lhes explicarei o(s) motivo(s) da minha euforia.

Durante esta semana tive oportunidade de conversar com o Superintendente deste jornal, Tribuna Amapaense, Roberto Gato. Uma longa conversa resultando em muitas reflexões e decisões. Soube que tenho leitores fieis, os quais guardam os meus textos e admiram o meu trabalho. Nossa, fiquei muito feliz! É muito bom saber que há pessoas que leem o que escrevemos e, muito mais, se identificam. É bom saber que o nosso trabalho tem rendido frutos. Digam-me se não é? Isso nos encoraja e anima a querer dar o melhor de si. Muito obrigada. Rogo a Deus para que continue me dando sabedoria para saber usar essa oportunidade de forma útil ao Seu Reino, sendo assim útil, de alguma maneira, a você, leitor. 

Acho curioso o fato de admirarmos alguém só pelo o que escreve. Grande posição é essa de Leitor! Possuo algumas listas de pessoas que só os conheço através das palavras, de livros, poemas. E quando o meu pensamento trava, eu me animo em vê-lo na peculiaridade e jeitinho de cada um. Ah, ler e escrever nos dar a possibilidade de viajarmos em mundo tão melhor, tão mais interessante. Quanta coisa a ser descoberta, a ser aprendida e valorizada.

Acerca da língua e a escrita, em uma visão cristã, a primeira é um excelente dom de Deus concedido unicamente ao homem dentre todas as suas criaturas. Por meio dela, Ele permite que os homens se comuniquem com Si próprio e uns com os outros. A Bíblia tem muito a ensinar com a relação à linguagem. Existem ainda muitas outras razões, além destas, que fazem da leitura, e também da escrita, fundamentais na educação Protestante. Como é que Deus revela-se a nós? Por meio da Palavra escrita. É nela que vemos como Ele se relaciona com Seu povo ao longo da história.

Escrever é uma arte difícil. Não pode ser qualquer rabisco ou, quem sabe, sim, se o que você desejar seja apenas desabafar e guardar em um diário. Há semanas que não tenho nada mais do que uma folha em branco e uma mente inquieta. Nada diferente, um extremo silêncio, um vazio. Penso, torturo-me, apago, volto, pesquiso, faço um lanche, penso. Nada, ainda. Bom, vai entender... Escrever é um mistério. Cansa, mas quando tudo está pronto, ufa, que alívio.

Já li várias citações tentando explicar essa arte, mas há uma, de Graciliano Ramos, que diz assim "Deve-se escrever da mesma maneira como as lavadeiras lá de Alagoas fazem seu ofício. Elas começam com uma primeira lavada, molham a roupa suja na beira da lagoa ou do riacho, torcem o pano, molham-no novamente, voltam a torcer. Colocam o anil, ensaboam e torcem uma, duas vezes. Depois enxáguam, dão mais uma molhada, agora jogando a água com a mãe. Batem o pano na laje ou na pedra limpa, e dão mais uma torcida e mais outra, torcem até não pingar do pano uma só gota. Somente depois de feito tudo isso é que elas dependuram a roupa lavada na corda ou no varal, para secar. Pois quem se mete a escrever devia fazer a mesma coisa. A palavra não foi feita para enfeitar, brilhar como ouro falso; a palavra foi feita para dizer".

Após essa descrição tão minuciosa de Graciliano, complemento, encorajadamente, que a palavra quando utilizada de forma correta e com sabedoria, conforta, aquece, encanta, alegra corações, amadurece e a outros os estimula a amar. Isto é escrever. Estas são as palavras; as minhas, por hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...