Por Reinaldo Coelho
O Concurso é promovido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em parceria com instituições das áreas de educação e ciência. Essa é uma atividade realizada em comemoração a duas datas estabelecidas pelas Nações Unidas, o Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento (10 de novembro) e o Ano Internacional de Energia Sustentável para Todos (2012).
Para 2012 a UNESCO lançou a seguinte pergunta como tema do Concurso de Trabalhos Escritos e Desenhos 2012: Qual é a melhor fonte de energia para nosso futuro? Os alunos dos cursos técnicos do Instituto Federal do Amapá (Ifap) saem de férias com a missão de pensar na questão e quando retornarem, no segundo semestre, irão trabalhar nos seus textos e desenhos sobre o tema.
Os professores participantes do projeto vão se dividir na orientação das turmas. Segundo a professora Adriana Lucena, umas das coordenadoras da iniciativa, cada professor irá trabalhar as vantagens e desvantagens dos métodos atuais de geração de energia com sua respectiva turma, para que os alunos tenham uma visão geral sobre o tema.
"A etapa seguinte da preparação prevê que na segunda semana de aula os alunos, munidos dos conteúdos estudados, entreguem seus textos e desenhos sobre o tema para uma comissão que irá pré-selecionar os trabalhos dos discentes", explica a professora Adriana Lucena.
Os trabalhos que passarem pela pré-seleção serão expostos para alunos e professores do Instituto que poderão votar nas produções que mais se destacarem. Os textos e desenhos mais votados receberão um aprimoramento que será orientado pelos professores de Artes e Língua Portuguesa do Instituto para, só então, em outubro, serem inscritos do concurso científico do Dia da Ciência representando o Instituto Federal do Amapá.
Em 2011, a aluna do câmpus Macapá, Bianca Melissa Holanda dos Santos, ficou entre as dez primeiras classificadas com o trabalho intitulado "Mulher: um desafio no tempo". O reconhecimento garantiu certificado à aluna, à professora Emmanuele Andrade, orientadora do trabalho e ao Ifap. Essa conquista motivou outros professores a somar forças e elaborar um planejamento mais completo para o competição deste ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário