segunda-feira, 30 de julho de 2012

Macapá Verão 2012 é sucesso!



Por Gabriel Fagundes

A Prefeitura Municipal de Macapá mais uma vez acertou em cheio na programação do mais aguardado evento de lazer e cultural das férias do município, o Macapá Verão. Este ano o evento ficou sob a coordenação da Fundação Municipal de Cultura (Fumcult).

O Macapá Verão este ano está promovendo a difusão da cultura amapaense e o entretenimento dos munícipes desde o dia 14 de julho deste ano e está com programação prevista para encerrar no dia 12 de agosto. O encontro dos amapaenses e turistas com o sol amazônico teve um entrave pela persistência das chuvas em não querer permitir o reinado do Sol e que iniciou dois dias depois da data prevista, 12 de julho.

Investimentos
Com um investimento de R$ 400 mil, o Macapá Verão conta com diversos tipos de programações, como culturais, turísticas e esportivas, com a participação exclusiva de artistas locais, além disso, a edição deste ano conta com o maior número de segmentos relacionados à cultura, dentre os quais podem ser citados: teatro, dança, capoeira, festas tradicionais, artes visuais e literatura. Esse ano, para além do município que dá nome ao evento, o Macapá Verão levou suas atrações para vários distritos e complexos do Estado, dentre eles: Fazendinha, Pedreira (Balneário do Lontra), Carapanãtuba, Carmo do Maruanum, Tracajatuba I, Bailique, Beira Rio, Curiaú, Jandiá, Parque do Forte e Araxá.

As programações iniciam a partir das 9h e seguem até às 17h, em três distritos que recebem as programações (Pedreira, Carapanãtuba e Carmo do Maruanum) haverá torneios de futebol, vôlei (masculino e feminino), queimada, natação, queda de braço, dominó e dama. A programação cultural contará com vários DJ´s, e, além disso, acontecerá torneio de pipas, corrida de rabeta, corrida de saco, brincadeiras/concursos de danças (melody, forró, pagode e outros), além das escolhas da miss mirim, mister e musa verão 2012.

Segundo o coordenador das Agências Distritais, Adail Barriga, as programações nos distritos da capital são movimentadas e é feito um grande esforço para realiza-las. "O interior de Macapá também é agraciado com essas programações do Macapá Verão, mesmo com poucos recursos disponíveis, e sempre que fazemos a comunidade comparece em grande número. Houve um grande esforço de toda a equipe da coordenadoria para conseguir realizar estes eventos no interior da capital", comentou Adail Barriga.

O prefeito de Macapá determinou que a programação fosse voltada a comunidade e por isso não foram medindo esforços para organizar tudo com antecedência. "A  programação oficial foi estabelecida em quatro pontos da cidade e também em alguns distritos, queríamos está em todos, mas não existe recursos para atender esta demanda", disse o prefeito.

Na opinião do assessor da Fumcult, Disney Silva, o Macapá Verão está sendo um sucesso e embora a equipe organizadora tenha contado com um recurso mínimo, estão conseguindo realizar com êxito o evento. "O Macapá Verão é um projeto feito por artistas, pois cerca de 90% do pessoal da Femcult é formada por pessoas envolvidas em diversos segmentos culturais. Recebemos cerca de 478 propostas de artistas que queriam participar do evento, desta quantia conseguimos classificar 275, mais de 70% das propostas, ou seja, demos chance para que grande parte dos artistas inscritos pudessem participar. Hoje você vê que as programações do evento são um sucesso porque elas têm uma variedade muito grande, todas as culturas estão sendo valorizadas", comentou o assessor.

Para que o entretenimento e o lazer rico em cultura oferecido para a população fosse completo, o Macapá Verão contou com parceria feita com a Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac), que realizou blitz educativa com o objetivo de evitar acidentes no evento. As blitz educativas ocorreram em vários pontos da cidade para orientar os condutores quanto aos cuidados necessários para a prevenção de acidentes. Além de panfletos informativos, a CTMac também distribuiu sacolas veiculares para lixo para ajudar na limpeza das ruas e dos balneários neste período da cidade. "Estamos alertando as pessoas quanto ao uso do cinto de segurança, do perigo de misturar álcool e direção e da importância de respeitar as leis do trânsito" explicou Disney.

Continuando o assessor da Femcult destacou que: "É um trabalho que precisa ser feito porque esse período de Macapá Verão muita gente se dirige para os nossos balneários e muitas vezes cometem deslizes que geram muitos prejuízos".

Então a CTMac vem para as ruas fazer essa campanha de educação e conscientização para lembrar que todos somos responsáveis pelo trânsito e que devemos, acima tudo, valorizar a vida", afirmou o diretor de trânsito da CTMac, Jair Coelho.

Ainda segundo Disney, em média cerca de 20 mil pessoas participam de cada final de semana do evento, sendo que a meta é 300 mil. "Esse balanço estaremos fazendo no final do Macapá Verão, mas certamente iremos alcançar esse número, tendo vista que o evento está sendo um sucesso. O Macapá Verão é uma vitrine democrática da cultura do Amapá e por isso é tão valorizado e prestigiado", finaliza.


Semob investe na revitalização dos balneários
A Secretaria Municipal de Obras de Macapá (Semob) atuou em todas as frentes de serviços de infraestrutura necessários para que os balneários de Macapá e distritos recebessem com higiene e segurança os visitantes amapaenses e turistas, que procuram neste período de férias um lazer sadio.

Os balneários onde estão acontecendo a programação do “Macapá Verão” já receberam os serviços de manutenção, como: pintura e  capinação. Especificamente no balneário da fazendinha, o mais tradicional, os trabalhos também se voltaram para a recuperação das pequenas malocas, das quais estão sendo recuperados bancos e telhados, e que recebeu limpeza e a construção de mais seis quiosques e revitalização além dos já existentes. Outro serviço foi a reconstrução do palco de shows do balneário. “Verificamos que o número de quiosques deveria ser ampliado, pelos grandes números de pessoas que procuram o balneário de Fazendinha”, declarou o secretário da Semob, Mário Jucá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...