segunda-feira, 16 de julho de 2012

Quatro municípios aumentam as vagas nas Câmaras de Vereadores


Por Reinaldo Coelho

Foram seis pedidos de aumento de vagas nas Câmaras Municipais que ingressaram no Tribunal Regional Eleitoral/Amapá (TRE/Ap), os de Macapá, Santana. Mazagão, Porto Grande, Laranjal do Jari e Oiapoque.

Porém, o Pleno do TRE/Ap aprovou apenas quatro desses pedidos: os de Oiapoque (9 para 11); Santana (10 para 13) Macapá (17 para 23) e Mazagão (9 para 11). O Tribunal Regional Eleitoral negou provimento aos pedidos de aumento de vagas formulados pelas câmaras de vereadores de Porto Grande e Laranjal do Jari.

O assessor jurídico da presidência do TRE, José Seixas, explicou à reportagem que mesmo aprovado o aumento após o prazo de registros de candidaturas as vereanças desses municípios, não haverá prejuízo nos registros já realizados.

Câmara de Macapá
Esta foi a terceira vez que a resolução dos vereadores de Macapá foi apreciada no pleno do TRE-AP. As duas primeiras foram indeferidas. O Ministério Público Federal Eleitoral pediu para analisar o projeto que entra pela terceira vez para a apreciação da corte.

"Para conseguir a alteração do número de vereadores as câmaras precisam alterar a lei orgânica dos municípios. É preciso especificar literalmente o número exato das cadeiras, mas a Câmara de Macapá está errando a redação", explicou José Seixas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...