segunda-feira, 29 de outubro de 2012

ALAP: Homenagem ao aviador amapaense

por Reinaldo Coelho


O amapaense convive com o serviço prestado pela aviação desde 1922, quando um hidroavião, um Junkier D 217, que fazia o percurso Nova Iorque-Buenos Aires, ao ter problemas mecânicos, foi forçado a aterrissar em frente à baía de Macapá. Fato este lembrado pelo presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amapá, Junior Favacho (PMDB) no seu discurso em homenagem a passagem do Dia do Aviador.

A sessão solene que foi iniciativa do parlamentar peemedebista e do deputado Isaac  Alcolumbre (DEM), que também é piloto, foi marcada também por uma homenagem especial à memória de Dalto Martins, parlamentar que completou seis meses de falecimento após um acidente com o avião que pilotava.

Discurso
Em sua fala, o presidente da ALAP destacou também que ser piloto  é uma das mais atraentes carreiras profissionais, especialmente pelo caráter social e humanitário de quem conduz aeronaves pelo país e pelo mundo, levando de alimentos a donativos, passando por cargas valiosas e mantimentos, novidades, bens, remédios, pacientes, autoridades ou passageiros comuns. "O fato é que a passagem do Dia do Aviador representa também uma oportunidade para reflexões a respeito da importância desse segmento para a nossa sociedade. Seja no serviço público ou na iniciativa privada, os aviadores são os embaixadores da solidariedade, multiplicadores do progresso, facilitadores da saúde, entusiastas do turismo, diplomatas da amizade mundial. A Assembleia Legislativa rende suas homenagens aos pilotos, sejam homens ou mulheres, pela passagem de sua data comemorativa oficial", reverenciou Junior Favacho.

O piloto Carlos Lima, o Comandante Carlão, recebeu uma placa comemorativa e ocupou a tribuna do Plenário da ALAP e discorreu sobre a contribuição que vários pilotos já deram para o segmento, falando em nome de seus colegas. "Esses profissionais ajudaram o Amapá a se desenvolver através do transporte aéreo. É uma profissão que tem seu glamour, claro, mas é preciso antes de qualquer coisa ter muita responsabilidade no comando de uma aeronave", disse ele.

O piloto aposentado João Oliveira, de 73 anos, que trabalhou na região por mais de 40 anos.  "É muito gratificante para nós essa reunião aqui na Assembleia, pois voar em nossa região tem sim suas dificuldades adicionais então é sempre importante a gente sentar para falar do que pode ser melhorado", disse.

O deputado Isaac Alcolumbre em seu pronunciamento lembrou a contribuição dada pelo colega Dalto Martins, que era integrante da Assembleia Legislativa e também aviador. Alcolumbre disse que hoje a tecnologia empresta muita segurança ao setor de aviação, mas é muito importante que a ALAP tenha puxado um dia para homenagear e também propor reflexões e um olhar mais crítico sobre as peculiaridades de se voar na Amazônia.

O jornalista Rostan Martins, irmão de Dalto Martins, também foi convidado a se pronunciar em nome da família do ex-deputado. Bastante emocionado, ele agradeceu todo o apoio recebido de parlamentares, assessores, amigos e também profissionais da aviação após a trágica perda de Dalto. Ele lembrou que o amor do irmão pela aviação motivou muita gente a também seguir este ofício, desde filhos até outro irmão, Júnior Martins, que está prestes a tirar seu próprio brevê de piloto. 

Na finalização de seu discurso, o presidente Júnior Favacho lembrou mais uma vez que o Parlamento amapaense, que tem o aviador Isaac Alcolumbre como um de seus integrantes, lembramos também a trajetória vitoriosa do já saudoso deputado Dalto Martins, que abraçou outras belas profissões, na verdade, verdadeiros sacerdócios, pois foi médico e também aviador. "Ele despediu-se deste plano terrestre fazendo o que gostava, pois pilotava seu próprio avião quando um horrendo desfecho o tirou do nosso convívio. Mas nos deixou um legado de combatividade no exercício do mandato e camaradagem no relacionamento pessoal."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...