sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Atleta de Ponta - Lucas Lacerda

"Eu sempre quis que meus amigos mais próximos jogassem, e fiz alguns entrar para o esporte e jogam comigo. Não me vejo em outro esporte"

por Fabiana Figueiredo
 

O basquetebol amapaense está, a cada dia que passa, mostrando a potencialidade de muitos jogadores do Amapá. Lucas Raphael Lacerda Santana, 15 anos, é um desses atletas que estão despontando dentro e fora das quadras de basquetebol.

Lucas Lacerda, como é mais conhecido no mundo do basquete, conheceu o basquetebol aos 8 anos, quando morava com sua mãe em Mogi das Cruzes, em São Paulo. "Vi meu amigo Habib jogar, e ele falou para eu jogar também, pra fazer uma escolinha. Ele me incentivou bastante", lembra o atleta do amigo de condomínio em SP.

Depois do chamado do amigo, Lucas procurou o Ginásio Municipal, que tinha uma escolinha de basquetebol, onde treinou durante uma semana e logo foi chamado para um clube da cidade: São Marcos. Ele se admira por ter jogado com meninos quatro anos mais velhos que ele, o que só demonstrava seu talento. 

Por problemas familiares, Lucas teve que voltar para Macapá, mas continuou jogando basquete na Sociedade Esportiva e Recreativa São José. Aqui no Amapá, o atleta de ponta continuou mostrando suas habilidades dentro de quadra, se destacando entre os demais colegas.

Em 2011, o pequeno Lucas foi chamado para jogar na Seleção Amapaense Sub-15 de Basquetebol, por onde conquistou vários títulos. Ele também chegou a jogar pela Escola Podium, onde estuda.

Sempre jogando na posição Amador, Lucas Lacerda coleciona diversos títulos em Campeonatos Internos, Estaduais e Nacionais. O primeiro título foi Campeonato Estadual Sub-15 2010, pelo São José, ficou com o 2º lugar. No ano seguinte, o 1º lugar do Campeonato Estadual Sub-15 foi do São José. Pelo Podium, Lucas conseguiu o 1º lugar no Sub-14. Em 2011, também, Lucas jogou no time do São José Sub-17 no Campeonato Amapaense, conseguindo o primeiro lugar.

Esse ano, Lucas, na Seleção Amapaense, jogou o Campeonato Brasileiro Sub-17, realizado em Macapá, alcançando o 3º lugar. Ele também conseguiu o 2º lugar no Campeonato Brasileiro Sub-15 2012 realizado em Cuiabá há poucas semanas.

Mesmo se orgulhando das conquistas que já têm, Lucas Lacerda quer mais: "Eu quero ir pra São Paulo jogar pra lá. Acho que ano que vem eu vou pra lá. Vou fazer um teste no time do Palmeiras, e tentar ficar por lá". Segundo ele, o basquete amapaense ainda tem dificuldades com o apoio e o patrocínio, e que poderia ser mais bem explorado. "Eu não tenho nenhum patrocínio, mas tenho muito apoio da família e amigos", relata.

Apoio é o que não falta mesmo: Sua mãe, seu avô, Guara Lacerda, e seu tio, Feliphe Lacerda, já contribuíram bastante para o basquetebol amapaense, e não seria diferente com o nosso atleta de ponta.

Lucas gosta de ver as mudanças do basquete no Amapá: "Eu acho que o basquete melhorou muito dos anos anteriores pra cá. Tem mais gente gostando e praticando, e o Amapá ficando em destaque em campeonatos nacionais. Eu sempre quis que meus amigos mais próximos jogassem, e fiz alguns entrar para o esporte e jogam comigo. Não me vejo em outro esporte", diz. E conclui, dando um conselho aos mais novos garotos: "Se quiser ser jogador, nunca desista, porque sempre tem uma parte difícil, mas dá pra superar, basta ter vontade".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...