segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Câmara Municipal de Macapá

A nova composição do legislativo macapaense será formada por 23 vereadores, sendo nove reeleitos e quatorze em primeiro mandato. O Tribuna Amapaense escolheu dois desses legisladores para um espelho de como será a Câmara Municipal de Macapá, a partir de janeiro de 2013.

Aline Gurgel (PR)
 Nova na política, boa de voto
Foi a primeira eleição com 23 vagas no parlamento municipal ao invés das atuais 16. E também a mais concorrida - 334 candidatos. Isso ajudou na renovação do parlamento municipal a partir de 2013. Um dos novatos na política é Aline Gurgel (PR), eleita com 4.771 votos (2,34%), e que agradeceu a Deus, seus familiares e amigos que o ajudaram na eleição. “Sempre trabalhei com esse otimismo, o desejo de vencer. Nosso mandato será forte e atuante como a nossa candidatura”, disse a empresária.

Eleita como a vereadora mais votada de Macapá, Aline Gurgel credita o bom desempenho de sua campanha ao trabalho que realizou ao longo de anos no partido. Novata no teste de urnas, mas experiente nos bastidores da política partidária. A republicana é membro de uma família tradicional no meio empresarial e que já tem história na política amapaense. 

O trabalho na política começou em 2004, quando o esposo Hildegard Gurgel candidatou-se a vereador, galgando 1.978 votos em Macapá. De lá pra cá, acompanhou e atuou coordenando a militância do partido tendo como resultado a eleição em 2010 da sogra Telma Gurgel como Deputada Estadual (hoje compondo a chapa do prefeito e candidato a reeleição Roberto Góes) e do cunhado Vinícius Gurgel como Deputado Federal, momento em que também assumiu a presidência do PR Mulher.

Esta militância lhe deu bagagem em pleitear uma vaga na Câmara Municipal de Macapá. O trabalho árduo foi recompensado com uma vitória maciça nas urnas. “Estou muito feliz e agradecida porque essa votação expressiva foi resultado de um esforço coletivo que deu certo e que a população aderiu à nossa campanha na medida em que apresentávamos as nossas propostas para a cidade”, afirma a vereadora. 

Família
Aline Gurgel é filha de Narcizo Antônio Varonil de Souza, membro dos quadros da Aeronáutica Brasileira, e que atuou como professor nas escolas macapaense; e da funcionária pública Marinete de Souza Paranhos, a qual atuou em diversos órgãos públicos. Aline foi vendedora de lojas; empreendedora; é bacharel em Direito; especializou-se em Licitações Públicas e fez faculdade de Administração. Casada com o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amapá (Fieap), Hildegard Gurgel, com o qual tem dois filhos.

Mandato
Os valores familiares foram e continuarão sendo as principais bandeiras de luta durante o seu mandato. “Famílias fortes, cidade forte”, define. Evangélica, Aline Gurgel percorreu várias igrejas propondo o fortalecimento destas instituições através de trabalhos sociais como forma de resgatar as pessoas sem esperança de vida e a importância de ler a Bíblia.

Outra bandeira de luta foi o projeto de capacitação das mulheres para entrar no mercado da construção civil, área que vem crescendo na cidade, bem como a participação feminina nas decisões políticas de Macapá e despertar o espírito empreendedor de cada uma.

Agradecimentos
Aline Gurgel frisou ainda que se sentiu fortalecida para lançar a campanha contra a pedofilia pelo carinho que recebia das crianças aonde chegava. “Gostaria de desejar um feliz dia das crianças para cada pequeno macapaense. Eu andava nas pontes com dificuldade porque elas me rodeavam querendo bater fotos e isso me motivava ainda mais pra orientar os pais para protegê-las desse crime”, finaliza.

Ruzivan (PDT)
Reeleição é a aprovação do trabalho legislativo
Passadas as emoções do embate eleitoral, e confirmado nas urnas com 3.706 votos, o terceiro candidato mais votado entre os que retornaram a Câmara Municipal de Macapá, e na 7ª posição entre os vinte e três eleitos para compor a Câmara de Macapá, o vereador Ruzivan (PDT) já engata marcha para reiniciar suas atividades legislativas.

Para Ruzivan, que há quatro anos se elegeu vereador pela primeira vez com pouco mais de 3,4 mil votos, o resultado das eleições foi um reconhecimento ao trabalho que realizou no primeiro mandato. “Foi um trabalho comprometido, dedicado e acima de tudo bem avaliado pela população e que teve um reflexo nas urnas”, diz.

 Em entrevista ao Tribuna Amapaense, destacou que a experiência do primeiro mandato lhe deu bagagem para atuar com mais eficácia com vista as necessidades do povo macapaense. “Sou o representante do povo no legislativo de Macapá. Não devo dizer o que eles precisam, mas sim saber, por eles, das suas dificuldades e pauta-las e discuti-las com meus pares na Casa do Povo”, define.

Ruzivan sobressai o seu crescimento eleitoral: em 2008, teve 3.444 votos; em 2010, na campanha para Deputado Estadual, 4.786 votos, mas não levou motivado pelo coeficiente eleitoral. Na primeira eleição ficou em  9º lugar e este ano em 7º. Isso se deve a avaliação popular que vem sendo feita em sua carreira politica. “Nas eleições para a Deputado Estadual ‘ganhei mas não levei’, porém houve um resultado maior que é a parceria favorável dos eleitores ao meu nome”, declara.

Além do trabalho que foi executado em seu primeiro mandatado, o vereador define que a forma de fazer política foi o diferencial: “aproximamos o gestor político do povo, pois o vereador é o politico mais próximo do cidadão e das entidades representativas das comunidades (Associação de Bairros, Sindicatos das cooperativas). Realizamos visitas diárias a população, olhando olho no olho, transmitindo confiança, buscando resolver os problemas de nossa cidade. Isso nos credenciou junto ao eleitor”.

Quanto ao trato aos novos parlamentares municipal, o vereador pedetista afirma que manterá o mesmo princípio que teve em seu primeiro mandato. “Não deveremos levantar bandeira partidária acima dos interesses do povo macapaense. Temos de pregar a união e a pacificação, e é isso que venho fazendo e vou continuar neste novo mandato concedido pelo povo.”

Atuação 
Quanto à execução do trabalho legislativo, o vereador Ruzivan reafirma que teve um mandato diferenciado e isso o levou a reeleição, e teve a vitória como prêmio. “Então o caminho está certo, vou continuar trabalhando com as ideias da população. E todos os trabalhos das quase 400 proposituras, entre requerimentos, indicações, audiências públicas e projetos de leis. Se vem dando certo a gente não vai mudar”.

 O vereador destacou o apoio recebido e lembrou o Projeto de Lei por ele apresentado e sancionado pelo prefeito Roberto Góes, o “Macapá Jovem”, que dará oportunidades à juventude de melhorar a sua qualidade de vida, conseguir seu o primeiro emprego, e combater a violência na faixa etária de 15 a 29 anos. Por incrível que pareça, ele foi incluído nas pautas de todos os concorrentes a prefeitura de Macapá, com outras denominações, porém o programa já é realidade no Município de Macapá.

Agradecimentos
O vereador aproveitou para agradecer aos correligionários que estiveram durante todo o processo eleitoral, o empenho e a confiança de cada um. Aos militantes 12712, ele reafirmou sua gratidão: “Sou grato a todos aqueles que estiveram ao meu lado nessa luta, emprestando o empenho, o trabalho e a bravura para que eu fosse eleito. A única forma, meus amigos, que encontro para retribuir tamanha estima, é trabalhar por esta cidade que me viu nascer, sem, contudo, nunca abandoná-la.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...