sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Horário de Verão: Influência na Região Norte

por Reinaldo Coelho

Quando o homem sentiu a necessidade de marcar o tempo, inventou o relógio que é também uma das mais antigas invenções humanas, utilizado desde a antiguidade para medir o passar das horas.

Foi precisamente Benjamin Franklin (Boston, 17 de janeiro de1706 - Filadélfia, 17 de abril de 1790) quem primeiro pensou na possibilidade da adoção do horário de verão. Franklin observou que, nos meses da Primavera e do Verão, o sol nascia antes que as pessoas acordassem. Logo, deduziu que se os relógios fossem adiantados, poderia se aproveitar por mais tempo a luz do sol.

O Brasil, um dos mais de 30 países que adotam o horário verão (desde 1931), instituiu mais um este ano: da meia-noite de 20 de outubro de 2012 a 17 de fevereiro de 2013 todos os estados das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil terão que adiantar uma hora em seus relógios. 

Durante quase cinco meses, o horário de verão não mudará somente o relógio de casa, mas também nosso relógio interno. A influência do relógio biológico na adaptação nesse período é grande e a orientação é não mudar hábitos drasticamente por conta do horário de verão.

No Amapá
O Amapá não adere ao horário de verão neste ano, mas alguns serviços terão o funcionamento alterado por causa da mudança que ocorreu nos Estados das regiões que aderiram ao Horário de Verão. O relógio nessas regiões do país tiveram os relógios adiantados em uma hora até o dia 17 de fevereiro de 2013. Quem tem compromissos e principalmente se for se submeter a provas de concursos ou vestibular, leia o edital e veja se for baseado no horário de Brasília, chegue ao mínimo uma hora adiantado.

Nas agências dos Correios, o horário de postagem das correspondências foi antecipado em uma hora a partir de segunda-feira (22). Os bancos também atendem uma hora mais cedo em Macapá, segundo informações da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). 

A afiliada da Rede Globo no estado, TV Amapá, também terá sua programação modificada por causa do horário de verão. Além de que tem horário gratuito eleitoral, são mais vinte minutos. 

Questão de saúde
Para alguns especialistas na área da saúde, o processo de adaptação do cidadão para o novo horário pode levar até 15 dias. Segundo eles, aquele que dorme pouco devido a mudança de hábito pode ter problemas de pressão e na taxa de glicose. 

Muitos não gostam do horário de verão pelo fato de acordar antes do sol nascer, para outros, o horário de verão serve para fazer o dia render mais, uma vez que demora mais para anoitecer.

Para o padeiro Antônio Costa dos Santos, não faz diferença ter o sol brilhando por uma hora a mais nas tardes de verão. "Sinceramente, para mim tanto faz, pois eu entro no meu serviço de madrugada e quando saio de lá já é noite, então nem vejo essa diferença, mas nos domingos gosto de ver o sol por mais tempo", admite. 

Pode acabar
O horário de verão sempre divergiu opiniões. Enquanto uns defendem que o prolongamento das horas de sol possibilita o maior aproveitamento do dia, que seria a chance de sair do trabalho às 18 horas e ainda poder fazer alguma atividade de lazer à luz do dia, outros afirmam que a alteração é um mal tremendo ao organismo e que dificulta o andamento comercial e empresarial do país.

Com a polêmica criada, o deputado federal Valdir Colatto (PMDB-SC) propôs uma modificação da situação com o projeto de lei 397/1997 que acabaria com a regra do horário de verão no Brasil. A proposta tramita na Câmara dividindo opiniões desde 2007.

Enquete: O horário de verão mudou a sua rotina?

Cosme do Nascimento, 56 anos, Assistente Administrativo
"Eu acredito que o horário de verão não alterou em nada na nossa vida. A gente vê que os meios de comunicação mudaram em função da programação, mas para cá, no Norte, eu não vejo alteração nenhuma.

Também não alterou em relação ao aeroporto, porque é muito difícil eu viajar. E agora eu pago tudo no cartão, não dependo muito do pagamento na boca do caixa".


Laynara Portal Lamas,
23 anos, Fisioterapeuta
"O horário de verão não influenciou em nada na minha vida. Continuo acordando no mesmo horário que acordava antes, chegando em casa no mesmo horário, e nada mudou. Quando eu chego em casa e ligo a televisão, eu assisto o programa que estiver passando, não sou muito ligada em televisão. Geralmente eu vou ao banco no horário de 12 horas, que é quando eu tenho o intervalo do meu trabalho".


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...