segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Saúde e Estética - Ele é terrível! Ele é cruel! Ele é o abominável... Sal!


Que faz mal, todo mundo sabe, mas é impressionante o quanto as pessoas insistem em ignorar sobre os malefícios do sal no organismo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o recomendado para ingestão humana é quase 2 gramas de sódio por dia (o que equivale a 5 gramas de sal). Infelizmente, a média de ingestão de sal pelos brasileiros é de 12 gramas, ou seja, ingerimos mais que o dobro e nem percebemos.

O excesso de sal está diretamente relacionado a problemas circulatórios: neste contexto, coração, vasos sanguíneos e rins são os mais prejudicados. O sal é um veneno para a pressão arterial! É pior que o estresse, o esforço e o frio segundo o Dr. Jorge Guimarães, presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Como no Brasil é estimada a morte de 300 mil pessoas decorrente de problemas cardíacos, a redução do sal é imprescindível e inadiável (para reduzir esse número alto de óbitos). Segundo um estudo publicado pelo famoso New England Journal of Medicine, a redução de apenas meia colher de sal por dia evitaria até 92 mil mortes por ano nos EUA.

Mas como o sal mata? Primeiramente, o que realmente faz mal no sal é o sódio contido nele. O sódio tem a capacidade de agregar muita água consigo e esta associação (sódio e excesso de água) é lesiva para os rins. Os rins, sendo prejudicados, perdem a capacidade de eliminar o excesso de líquido do corpo e passa a acumular não só nos vasos sanguíneos como nas células. Assim, o volume de líquido nos vasos sanguíneos (e linfáticos também) junto com órgãos maiores e mais pesados pelo inchaço exigem um trabalho muito mais intenso do coração o  que faz elevar a pressão arterial. O coração é um músculo que trabalha todos os dias, horas e minutos da vida (exceto por breves instantes quando você se apaixona, mas isso é outra história) e com excesso de trabalho, a vida útil fica reduzida - como um motor de carro. O sal aumenta também o risco de AVC, os famosos derrames cerebrais.

Agora vamos para a parte triste: como evitar todos esses problemas? Mudança de hábitos! Muito fácil na teoria, mas extremamente difícil na prática. Simplesmente porque a indústria alimentícia agora que está tomando vergonha na cara e produzindo alimentos mais saudáveis. A quantidade de sal que você deve ingerir de 5 gramas de sal é somando o que já existe nos alimentos que você come, não só no sal de cozinha que você acrescenta na cozinha, por isso leia os rótulos do que você compra para comer e fuja dos com mais sódio. O sal está claro em alimentos salgados como o charque e enlatados, mas o sódio está escondido em diversos outros: altas concentrações no macarrão instantâneo, bolachas e até no refrigerante dietético! Aí você pensa: ferrou! É, meu amigo, se você não mudar seus hábitos desde agora, tenho que concordar com você: ferrou!

Mas para esse texto não ficar muito negativo, tenho uma boa notícia! O Ministério da Saúde e a indústria de alimentos fecharam um acordo de reduzir a concentração de sódio em alimentos de 16 categorias nos próximos 3 anos. O que não tira, claro, a sua responsabilidade!

Quer saber como é o dia a dia de um cirurgião plástico? Siga-me no Twitter: @AUGUSTOPUPIO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...