sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Saúde e Estética - Emagrecer antes da cirurgia plástica? Por quê?

Você que passou por uma consulta com cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) para fazer uma lipoaspiração, abdominoplastia (plástica do abdome) ou mesmo uma mamoplastia redutora (redução de mama) já deve ter ouvido que deve emagrecer um pouco... Mas que chatice, hein? Você vai para ficar magra e bonita e o cirurgião plástico pede para você emagrecer?! Se você estivesse disposta a emagrecer na raça não estaria procurando uma plástica, certo? Errado! Aliás, MUITO errado! Vamos abordar aqui este assunto, muitas vezes paradoxal, de perder gordura antes de fazer um procedimento que vai tirar sua gordura.

Como muito já foi aventado, a cirurgia plástica NÃO foi feita para emagrecer (lembre-se do texto anterior que abordava justamente este assunto: a cirurgia bariátrica). Para fazer o procedimento com segurança - e este é o lema da SBCP: segurança do paciente - você deve estar em plenas condições clínicas. Se você sofresse um grave acidente ou apresentasse apendicite, por exemplo, não teria problema em realizar um procedimento cirúrgico porque o risco de morte, caso não fizesse a cirurgia, seria superior ao risco do procedimento.

Outro problema de fazer um procedimento cirúrgico acima do peso é em relação à anestesia. Os medicamentos, de um modo geral, são administrados de acordo com o peso. Assim, se você estiver acima do peso, receberá mais quantidade de medicamentos e, consequentemente, terá mais efeitos colaterais.

Mas vamos falar agora do procedimento cirúrgico em si. Quando você está acima do peso, os resultados não são tão bons em relação aos que você alcançaria caso estivesse no peso. No caso da lipoaspiração, o sentido é perdido: o objetivo desta cirurgia é tratar a gordura localizada e não a generalizada. Existe um padrão, segundo o Conselho Federal de Medicina, que deve ser respeitado de volume aspirado e porcentagem corporal tratada. Exceder esses parâmetros deixa o procedimento não tão seguro assim.

No caso da mamoplastia redutora e da abdominoplastia, o excesso de peso faz com que a camada de gordura seja mais espessa. Esta condição torna a vascularização do tecido mais precária e favorece a deiscência (abertura) de alguns pontos ou mesmo a necrose (morte) de tecidos e gordura. O resultado? Cicatrizes inestéticas e irregularidades na região.

Estas são as principais causas que fazem seu cirurgião plástico ser tão rigoroso na hora de exigir que você atinja seu peso. E, convenhamos, estamos pedindo somente que você esteja com o peso normal (até um pouco acima). Fazer um procedimento estético acima do peso, além de trazer um risco maior, pode não fornecer justamente o que se almeja: a estética.

E para chegar nessa meta? Há uma receita secreta milenar chamada educação alimentar e exercícios físicos. Não adianta procurar alternativas! Você terá, além de um corpo bonito e atraente, saúde para esbanjar (que é o mais importante)!

Quer saber como é o dia a dia de um cirurgião plástico? Siga-me no Twitter: @AUGUSTOPUPIO.

Um comentário:

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...