sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Atleta de Ponta - Lucas Gabriel

"Quando eu comecei mesmo a me dedicar, foi que apareceram os resultados"

por Fabiana Figueiredo


O ciclismo amapaense está revelando vários atletas com grande potencial, e através do trabalho técnico, estes acabam se destacando em competições de carácter e relevância nacional. A editoria Atletas de Ponta desta semana traz, depois de Kaik Felipe, Nadson dos Anjos, Eduardo Pini, etc. mais um atleta que está fazendo a diferença nos campeonatos e ajudando a divulgar o bom ciclismo que o Amapá tem: Lucas Gabriel Maia Tavares, 16 anos, que iniciou na modalidade em 2009.

Lucas conhecia Alexander, um amigo que já competia no ciclismo há alguns anos, e, ao lhe mostrar as medalhas e troféus que coleciona, além da velocidade e equilíbrio que a modalidade exige, o ciclismo começou a despertar grande interesse em Lucas Gabriel para que o esporte entrasse em sua vida.

Naquele mesmo ano, o Atleta de Ponta começou a competir logo no Campeonato Amapaense, garantindo o 3º lugar pela categoria Infanto-Juvenil. Em 2010, Lucas Gabriel levou pra casa a medalha de ouro do Campeonato Amapaense, e muita alegria no bolso.

Apesar das dificuldades de apoio e incentivo à prática do esporte, ele está ganhando destaque pelo país, competindo em outros Estados e em campeonatos nacionais. Esse ano, Lucas garantiu a prata no Campeonato Amapaense 2012, o 5º lugar na Copa Cidade Canção de Ciclismo 2012, 2º lugar na Volta Ciclística do Pará e também participou do Campeonato Brasileiro; garantiu, ainda, o 4º lugar no GP Genival dos Santos de Ciclismo Olímpico, realizado em Alagoas, onde se consagrou Campeão do Ranking Brasileiro na Categoria Juvenil, segundo o próprio atleta. Lucas também participou na última sexta-feira (30) dos Jogos Escolares 2012, em Cuiabá (MT), representando a Escola Estadual Ester da Silva Virgulino, onde estuda; junto de Kaik Felipe, na categoria de 15 a 17 anos.

No começo, Lucas lembra que a família não acreditava em seu potencial para o esporte, mas depois que viram seu desempenho sobre duas rodas, apoiaram e isso serviu ainda mais como um impulso para se destacar onde for.

Lucas Gabriel percebeu mudanças em sua vida depois que entrou para o ciclismo: "O esporte muda a autoestima da pessoa. Ela sai de casa pra treinar, muitas vezes estressado, e volta tranquilo. Meu desempenho escolar melhorou muito, eu não vou mais estressado pra escola, o estresse fica todo na estrada", define.

Sobre suas pretensões  ele diz: "Tenho vontade de correr em uma equipe boa e levar mais e mais o nome do Estado pelo país. Quero muito ir ano que vem para a Volta Ciclística do Futuro, que são cinco dias de provas, já na categoria Júnior".

Finalizando, nosso Atleta de Ponta recomenda aos que querem ingressar no ciclismo e em qualquer outro tipo de esporte que não desistam se encontrarem dificuldades durante a caminhada rumo ao sucesso: "Tudo o que é difícil, é melhor. Porque você se esforça, você batalha pelo que quer. Sempre na vida vai ter dificuldades é sempre bom batalhar pra conseguir o que quer".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...