sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Atletas do Passado - Aldemir França


"Eu me sinto satisfeito de ter contribuído com o futebol e com a imprensa"

por Fabiana Figueiredo

O Atleta do Passado desta semana também fez parte da era de ouro do futebol amapaense (década de 70), juntamente com os irmãos Espírito Santo, Léo Furtado, Castelo, Bill e muitos outros; Aldemir Furtado França, 59 anos, foi um marco na história pela sua contribuição com o futebol.

Tendo o primeiro contato com o futebol aos 8 anos na Igreja Nossa Senhora da Conceição, no Bairro do Trem; iniciando na categoria cruzada, depois no pré-juvenil e, em seguida, no juventude oratoriana do Trem (JOTE). Logo depois, Aldemir França recebeu um convite para jogar no Ypiranga Clube, na categoria juvenil e fora neste time que começou a colecionar, aos 16 anos, os títulos que hoje mostra com orgulho. Em 1972, o Ypiranga foi campeão do Campeonato Amapaense e Aldemir estava no meio do time juvenil. Em 1973, já como titular, o atleta garantiu o título para o clube na 1ª divisão do Campeonato Amapaense.

Em 1974, Aldemir foi transferido para o Esporte Clube Macapá, onde teve uma das maiores atuações. No mesmo ano, o Macapá foi campeão amapaense; Aldemir também foi campeão pelo time nos anos de 1978 e 1980.

Também pelo Macapá, em 1975, Aldemir participou do Copão da Amazônia, na primeira edição da Taça da Integração da Amazônia, em Rondônia. Na competição, garantiu o título para o E. C. Macapá. "A maior lembrança que eu tenho do futebol foi de quando nós fomos campeões do Copão da Amazônia. Nós chegamos aqui, tínhamos reconhecimento de outros times, então eu acho que essa é uma lembrança da maior consagração que o futebol amapaense já teve", relatou.

No E.C. Macapá, Aldemir permaneceu até meados de 80. Depois foi para o MV-13 Esporte Clube, onde se consagrou vice-campeão do Campeonato Amapaense em 1981. Dois anos depois, o Atleta do Passado voltou ao Ypiranga, e no próximo ano [em 1984], encerrou a carreira no E.C. Macapá, aos 35 anos, pois acredita que o corpo já estava debilitado e sem grande atuação dentro de campo.

Olhando sua vida futebolística, ele lembra que o E.C. Macapá o levou para todos os Estados da Amazônia e também para a Jamaica, onde teve dificuldade de relação com os nativos, mas que aprendeu muito. Ele também chegou a receber convites para jogar no Pará, mas, como ele mesmo diz, "sou amapaense da gema mesmo e de coração". 

Ele enfatiza dois treinadores que marcaram sua vida: "Chefe Humberto e Aluízio Brasil, que me ajudaram muito". Sobre as dificuldades, ele revela que teve que deixar várias coisas de lado para conseguir subir na vida e permanecer no futebol. "As dificuldades eram muitas porque eu tinha de aliar trabalho, estudo, futebol e ainda cuidar da família", diz.

Como ponta esquerda e, em seguida, meio-campo, Aldemir lembra principalmente do time de base do Macapá. "Léo furtado, Bill, os irmãos Marco Antônio, Assis, Aroldo Santos, Aldo e Bira, nós formamos um time praticamente imbatível".

Comentarista
Os amigos Nariz, Aldo, Aldemir França, Dodoca, Bira, Carioca
e Ademir Pena (Ferrão) no Estádio do Zerão
Ainda em seu último ano de atleta, Humberto Moreira, grande radialista que narrava os jogos relacionados ao Estado do Amapá, convidou Aldemir para comentar um jogo. "Fui pra lá, comentei o Copão da Amazônia em 1985. E então me convidaram pra trabalhar na Rádio Difusora, onde fiquei 10 anos. Fiz programa de televisão também, como comentarista de futebol", lembra Aldemir. 

Em 2001, o ex-atleta foi morar em Belém, mas voltou 6 anos depois para ajudar o pai que estava com problemas de saúde. Nesse tempo, Aldemir recebeu um convite "para arrumar o Ypiranga e resgatar tudo o que tinha no passado do clube; hoje sou o diretor-administrativo financeiro".

Aldemir finaliza aconselhando os novos garotos que pretendem entrar e/ou crescer no mundo do futebol: "Nunca deixe um cavalo arreado passar na sua frente sem você pegá-lo e seguir em frente. Porque no futebol, as oportunidades aparecem muito rápido, você tem que segurar com firmeza e seguir junto com elas". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...