sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Turismo: Setor cresce neste 2º semestre


por Fabiana Figueiredo
  
Receptivo no aeroporto para o Amazontech
O Amapá possui grande potencial turístico, por ter belas riquezas naturais e até as feitas pela mão humana, despertado através do EcoTurismo que deveria ser utilizado no Estado, mas que por falta de suporte de acesso aos locais turísticos (com a parte de hospedagem, alimentação e transporte), não é posto em prática pelos gestores; assim como é feito em Manaus, capital do Estado do Amazonas, onde alguns hotéis, principalmente os mais renomados, dão condições no topo das árvores, em plena selva amazônica, fazendo contato direto com os animais e seus hóspedes.


Secretário de Estado do
Turismo, Sandro Bello
Entretanto, outros setores do turismo têm demonstrado que o Amapá não pode estar fora das rotas de viagens, principalmente dos grandes empresários e pessoas do poder executivo: o Turismo de Eventos e de Negócios. Como garantia disso, foi o resultado do trabalho feito na semana de 11 a 18 de novembro, com eventos que movimentaram não apenas o setor turístico, mas ajudaram a agitar a economia local, como exemplo têm-se o Amazontech e os Jogos Regionais do Serviço Social da Indústria (Sesi) - Comitê Norte; qualificando o serviço feito pelo Governo Estadual neste segundo semestre.

Para o Secretário de Estado do Turismo, Sandro Bello, essa é a aposta para o crescimento turístico do Amapá: "Esse processo beneficia o Estado quando os turistas vêm para cá, pagam as diárias no hotel, o taxi, compram no comércio, consomem espetáculos culturais, restaurantes e movimentam a economia local. Ou seja, movimenta toda a cadeia produtiva do turismo", ressalta.

No Brasil, ocorrem cerca de 5 mil encontros de categorias profissionais, congressos, seminários, consolidados que movimentam de 500 à 5 mil pessoas não residentes (de outros Estados e países), segundo informações repassadas pelo secretário de turismo. Foram mais de 2 mil turistas que vieram ao Amapá apenas nesta semana para participar dos mais diversos eventos, entre eles: o Fórum de Reitores da Região Norte, Encontro dos Gestores de Turismo da Amazônia Legal, Fórum de Secretários Estaduais de Meio Ambiente da Amazônia Legal, Fórum Nacional dos Conselhos Nacionais de Secretários para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Informação (Consecti) e das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), entre outros.

Economia investindo no Turismo
Assim, a rede hoteleira teve de ser preparada para receber apenas estes turistas que o Governo Estadual previu que pudessem vir. De acordo com informações da Setur, o Estado tem uma capacidade hoteleira de 4 mil unidades habitacionais (dados rotativos, porque está em constante produção e adaptação), sendo que a maioria das unidades se concentram em Macapá. Dessas 4 mil unidades, 86% foram ocupadas, o que deu um retorno financeiro muito bom para o investimento milionário que o Governo do Amapá fez.

"São investimentos até pequenos se formos avaliar o retorno que foi muito positivo. No Amazontech, o governo investiu 1 milhão de reais diretamente, mas só a contribuição dos visitantes justifica o investimento do Estado, resultando no PIB de retorno médio de 2,8 milhões de reais", afirma Sandro Bello.

A presidente do Sindicato dos Guias de Turismo do Amapá informou que a agência Marco Zero Turismo, responsável por fazer o receptivo dos turistas no Amazontech, contratou 20 guias cadastrados pelo Ministério do Turismo no Sindicato. As diárias giraram em torno de R$ 150 reais por cada guia, do dia 12 ao dia 18 de novembro: ou seja, somente neste setor, foram 20 mil reais que entraram na movimentação econômica amapaense.

Além da Marco Zero Turismo, outras 5 agências de viagens trabalharam com o receptivo durante a semana de eventos. Com centenas de turistas na Amazônia Legal, foi calculado pela Associação Brasileira de Agências de Viagens do Estado do Amapá, cerca de 150 mil reais de faturamento. Entre os serviços estavam o deslocamento do hotel para o aeroporto, hotel para o evento, passeio de barco, passeio na APA do Curiaú, etc. Ainda segundo a Abav, 40 funcionários foram colocados à disposição do Amazontech. Além de hotéis e guias de turismo, os artesãos, restaurantes e locais culturais também tiveram faturamento bom durante esse período.
Comissão organizadora dos Jogos
Regionais do SESI/AP
Os Jogos Regionais do Sesi também aqueceram o setor de turismo e economia do Amapá. Os 650 atletas que vieram participar da competição movimentaram a rede hoteleira, os restaurantes e bares, comércio local, produções culturais, entre outros. O evento foi realizado em espaços fora do Sesi: AABB, Ginásio do Trem Desportivo Clube, Ginásio Municipal de Santana e Piscina Olímpica. As modalidades foram natação, futebol de 7 (máster), vôlei de areia, futsal e tênis de mesa. "O evento estava bem estruturado e foi sucesso, aconteceu tudo dentro das expectativas. O Amapá teve três ouros - 2 na natação e campeão no tênis de mesa. Os ganhadores irão para a Etapa Nacional em julho de 2013, no Rio de Janeiro", complementa Robson Luan, coordenador de Lazer do Sesi/Amapá.

Centros Multiusos
Assim como no Estado do Pará, o Hangar - Convenções e Feiras da Amazônia - possui uma área de 24 mil m², distribuídos em dois pavilhões projetados a partir do hangar existente no antigo Parque da Aeronáutica, que é um dos maiores centros de convenções do país. O Amapá poderia investir nesse tipo de construção, e confirmando o potencial amapaense para sediar grandes eventos, como deu uma pequena mostra nos últimos meses.
Rodadas de negócios, palestras e encontros complementaram o Amazontech

A área utilizada para os Eventos e Negócios foi o Complexo Meio do Mundo, interligando o Monumento do Marco Zero do Equador, Sambódromo, Estacionamento do Estádio Zerão e Cidade do Samba.

O espaço multiuso da Cidade do Samba estava servindo de depósito apenas, e não mais como lugares para a produção artísticas das escolas; ou seja, elas só funcionavam na época carnavalesca, durante o resto do ano ficou ali, esquecida. Com o evento do Amazontech, o lugar foi "recuperado", e hoje está transformado no Centro Multiuso que será utilizado para outros eventos nacionais e até internacionais. Segundo o Secretário da Setur, está sendo investido 90 mil reais para a revitalização do complexo, e ele afirma que o Governo Estadual tem interesse na conservação e ampliação do espaço.

O Parque de Exposições da Fazendinha também é um centro Multiuso, e já é utilizada há bastante tempo com além da Expofeira realizada anualmente, exposições artísticas, culturais e de escolas com feiras científicas e tecnológicas.

O Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência Social (Conaprev) já reservou o Amapá como local da próxima reunião, que reunirá mais de 150 representantes nacionais e acontecerá nesta primeira quinzena de dezembro; mais um evento que irá movimentar os mais diversos setores da economia e turismo amapaense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...