sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Parque do Tumucumaque: Gestores discutem calendário anual


por Reinaldo Coelho

Com o objetivo de montar o calendário anual do Projeto Biodiversidade nas Costas e de promover o desenvolvimento da agenda ambiental contextualizando os conceitos da biodiversidade com a rotina diária de educadores, professores e alunos, além de da formação de professores das terras indígenas Wajãpi,  reuniram-se na última terça-feira (27) os gestores do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque (PNMT) e representantes da ONG WWF Brasil , na sede do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio/AP), com representantes da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e da Secretaria Estadual de Educação (SEED). O objetivo da reunião é a definição do calendário anual do projeto Biodiversidade nas Costas.

Foram acertados o 1ª calendário de ações do projeto, sendo realizada a partir de fevereiro de 2013. Formalizaram a parceria entre as instituições.  O Projeto Biodiversidade nas Costa atenderá educadores do Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR). Outra possibilidade retratada na reunião é a formação de professores das terras indígenas Wajãpi. Este projeto faz parte do Programa Educação para Sociedades Sustentáveis da WWF-Brasil. 
O Projeto Biodiversidade nas Costas reúne um conjunto de publicações políticas e científicas sobre a biodiversidade que são traduzidas em materiais pedagógicos para apoiar educadores no intuito de fortalecer a importância do tema em escolas e outros espaços para motivação de sociedades sustentáveis.

Os materiais utilizados para o estudo serão produzidos pelos educadores e estarão contidos em um kit-mochila para formação e aplicação em espaços educadores do município (sala de aula, ONGs locais e fóruns sociais). Com esse objetivo, busca consolidar a agenda ambiental a partir da temática biodiversidade nos currículos escolares e demais circuitos de aprendizagem no Estado do Amapá.

Nesse materiais serão apresentados conceitos, resultados de debates políticos, almanaques de atividades e mídias sociais, visando a facilitação de professores e multiplicadores de educação ambiental.

Estima-se que serão capacitados 100 educadores e professores , em média com 40 alunos cada,  buscando um alcance de 4.000 alunos, potencialmente, com atuação no entorno do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, a partir da elaboração participativa de instrumentos educacionais para a conservação da biodiversidade, contidos dentro de uma mochila do educador para ser aplicado com alunos e sociedade organizada.

Participaram da reunião: o analista ambiental do PNMT, Paulo Roberto Russo; o analista de conservação da WWF-Brasil, Bruno Reis; a responsável pela Unidade de Educação Ambiental da SEED, Marcelina Dias; representantes do colegiado de Geografia e Biologia da UNIFAP, Pablo Fernandez e Cristiane Menezes; O assessor de assuntos de gestão Wajãpi, Bruno Walter, do Iepé - Instituto de Pesquisa e Formação Indígena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...