sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Esporte - Ciclismo e Mesatenismo


Ciclismo: Amapaenses são sucesso fora do Estado

por Reinaldo Coelho

O ciclista Eloi Rafael, subiu ao podium na corrida Ciclística
Aguinaldo Archer Pinto onde conquistou o bronze
Nesta última semana, tivemos duas equipes de ciclistas amapaenses disputando campeonatos fora do Estado. Uma foi para Manaus (AM), com três ciclistas, na categoria Elite, Alair Gonzaga, Daniel Souza e Eloi Rafael que concorreram na 53ª Corrida Ciclística Aguinaldo Archer Pinto, trazendo o Bronze para o Amapá; o evento esportivo aconteceu na praia da Ponta Negra, zona Oeste de Manaus. A outra, com cinco atletas, foram para o Nordeste, no Estado de Alagoas, com a finalidade de conseguir resultados que melhorassem suas posições no Ranking Nacional, pois a competição valia 80 pontos.

O ciclista Eloi Rafael, descreveu a corrida como muito disputada, tinha mais de 238 ciclistas de todo o Brasil, e que a colaboração dos colegas foi muito importante para sua vitória. "Enfrentamos equipes fortíssimas do sudeste, mas não esmorecemos, juntamos força, otimismo e alcançamos o 3º Lugar nessa importante corrida. O Amapá conseguiu mais uma vitória no ciclismo regional. Mostramos que o Amapá tem bons atletas, mas infelizmente falta mais incentivos ao esporte", declarou o ciclista.

Os representantes amapaenses em Maceió disputaram nas categorias Infanto Juvenil, com Nadson dos Anjos; Juvenil, Lucas Gabriel, Arnon Douglas e Kaik Filipe; e na Master, José Natanael.  Para o presidente da Federação Amapaense de Ciclismo  (FAC), Antônio Carlos, este ano grandes nomes se revelaram no ciclismo local, e estas vitórias e o interesse de outros atletas em procurar disputar eventos fora do Estado, possibilitam o crescimento de cada um no Ranking Nacional, assim como também alcançarem novos aprendizados nas acirradas disputas. "Temos novos nomes no nosso ciclismo, que tem tudo para se tornarem atletas de alto rendimento. A vitória do Eloi Rafael em Manaus é um exemplo disso. O Lucas que disputou em Maceió (AL) na última semana já foi para Curitiba (PR) para competir nos Jogos Olímpicos Escolares/2012. Essa é a melhor escola de um atleta: a competição", declara Antônio Carlos.

O presidente reforça ainda que esses resultados são devidos a um projeto estabelecido há vários anos. "Na verdade, hoje estamos colhendo os bons resultados, estamos trabalhando há cinco anos, nas categorias de base, para o aprimoramento e crescimento do ciclismo no Amapá", deserta o presidente.

Para ele, o ano de 2012 foi um dos melhores anos para o ciclismo local, "pois mandamos nossos atletas para competir em outros circuitos estaduais e nacionais e conquistamos bons resultados. E por que isso? Por termos optado pelas competições nacionais, deixando de lado a Norte/Nordeste", analisa Antônio Carlos. 

Questionado sobre a mudança de rumo nas competições fora do Estado, o presidente da FAC explica que o  Amapá já possui sete títulos do Norte/Nordeste, é o Estado com maior números de conquistas neste segmento, porém os retornos foram mínimos para os ciclistas amapaenses, em termo de apoio. "Foi uma decisão da FAJ em optar pelo Campeonato Brasileiro e os eventos nacionais, principalmente por favorecerem os atletas em crescer no Ranking Nacional", finaliza.



Mesatenismo é ouro por equipe

Os atletas Caio Silva (Colégio Podium) e Jorge Brito (Colégio Bartolomea)
conquistaram a primeira medalha de ouro por equipe para o Amapá
Uma modalidade que há cinco anos vem tendo uma grande valorização em seus quadros de atletas é o  Mesatenismo amapaense. O surgimento de academias próprias para ensinar e treinar atletas voltados para o Tênis de Mesa e que alcancem um nível de alta competividade, como é o caso da Associação Cutumoris de Tênis de Mesa (ACTM), que veio contribuir atraindo novos valores que escolheram essa modalidade como esporte, e tendo o maior apoio de seus familiares e da Federação Amapaense de Tênis de Mesa junto em parceria com a ACTM e o governo do Estado, através da Sedel.

Diversos são os nomes e as faixas etárias desse novo grupo de atletas que estão despontando e muitos já têm seu nome inscrito no cenário nacional do Mesatenismo. É o caso dos atletas Caio Lobato (Colégio Podium) e Jorge Brito (Colégio Bartolomea) que estão na Seleção Brasileira e que se classificaram para a competição Nacional das Olimpíadas Escolares de 2012, que aconteceu em Curitiba (PR) onde conseguiram a primeira medalha de ouro do Estado, por equipe, vencendo o grupo catarinense  pelo placar de 3 x 2. Na categoria individual, Caio Lobato conseguiu o bronze; no ano passado, o atleta garantiu o ouro, pela mesma categoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...