sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Saúde e Estética - Como a moda pode (negativamente) mudar seu corpo!


As roupas e acessórios surgiram na sociedade para, inclusive, segmentar classes sociais. Roupas e tecidos bem como determinadas cores eram reservados para níveis sociais, econômicos, religiosos e culturais diferenciados. Com a evolução, a moda tornou-se não somente uma identidade de status para representar uma identidade também psicológica. A partir deste momento, além do que a pessoa representa, as roupas e acessórios representam preferências.

Mas representar status, preferências pessoais ou mesmo seguir a moda para "estar na moda" parece isento de riscos ao seu corpo, inclusive a sua saúde, certo? Errado! Existem diversas situações que podem causar doenças graves se você desrespeitar seus limites para se adequar a tendências. Este assunto é enorme, então vamos nos deter somente a alguns casos.

Maquiagem: não é difícil ver algumas mulheres que já acordam maquiadas. E dormem maquiadas. Perceba pelas marcas de rímel nos travesseiros. Você pode usar maquiagem, mas não pode deixar com que ela obstrua sua pele. Como resultado, você pode desenvolver envelhecimento precoce ou mesmo acne. Faça uma boa limpeza de pele após a maquiagem.
Roupas: um mercado que movimenta uma fortuna no mundo inteiro! Mas atrás daquela calça bonita e apertada que acentua suas curvas, você pode desenvolver uma lipodistrofia. Ela ocorre quando a gordura é obrigada a se redistribuir por onde conseguir e isso leva a contornos bizarros (pneuzinhos) no abdome que são difíceis de corrigir inclusive com lipoaspiração. Roupas apertadas também podem machucar a pele e causar ferimentos! Sem esquecer que tecidos quentes, em nossa região, podem levar ao surgimento de corrimento vaginal.

Acessórios: depende do material e peso. Muitas pessoas têm alergias a diversos materiais, mas querem estar na moda! Assim, preferem encarar o processo alérgico - muitas vezes dramático - e sofrer as consequências. Ou mesmo fazer uso de medicações profilaticamente para poder utilizar um simples acessório sendo que o correto seria buscar uma alternativa. Acessórios pesados também fazem mal: brincos pesados podem romper o lóbulo da orelha!
E o que falar dos sapatos? Pequenos e altos formam uma combinação perfeita para destruir suas articulações e postura! Quando você utiliza saltos fora do padrão, todo o seu corpo muda para equilibrar seu novo centro de gravidade que é criado.

O lado bom é que as crianças ficam livres dessas consequências, certo? Errado! Crianças sofrem, além de todas as situações anteriormente citadas, com as mochilas pesadas que estão na moda! Justamente na fase de crescimento onde a sobrecarga é extremamente prejudicial!

Não sou especialista em moda, mas sei o que pode fazer mal para você! Definitivamente, o risco x benefício não vale a pena. Escolha roupas e acessórios que combinem e representem bem você, mas, sobretudo, que respeitem sua integridade física. Hoje não há desculpas porque o que não faltam são opções.

Quer saber como é o dia a dia de um cirurgião plástico? Siga-me no Twitter: @AUGUSTOPUPIO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...