sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Saúde e Estética - A interessantíssima história da Anestesia!


Você conseguiria imaginar uma cirurgia sendo feita sem anestesia? Eu confesso: tento conceber, mas não sou capaz! Apesar do conceito de cirurgia ser completamente diferente do de hoje - entenda que a amputação, por exemplo, era uma das cirurgias mais complexas - ainda sim, diversos procedimentos bastante dolorosos eram realizados.

Os primeiros relatos para minimizar a dor datam de 8.000 AC com a acupuntura chinesa. De lá para cá, surgiram técnicas um tanto duvidosas como a das seis pessoas (que consistia em seis pessoas fortes segurando o paciente na marra) associadas a facilitadores como paulada na cabeça, soco no queixo à Anderson Silva e altíssimas doses de vinho (esta última parece estar sendo amplamente utilizada até hoje!). Em crianças, era comum a compressão da artéria carótida para levar à perda de consciência. Fica claro que muitas pessoas morriam na "anestesia" e vem daí o famoso e presente até hoje "medo da anestesia"!

Mas nem tudo funcionava na brutalidade: os médicos Dioscórides e Hipócrates, o pai da medicina, utilizavam as propriedades de diversas plantas embebidas na famosa esponja soporífera. A hipnose, paralelamente, também era testada.

Infelizmente, a modernização da anestesia foi lenta durante a disseminação do cristianismo. Nesta época, propagava-se que a dor era para pagar os pecados e purificar a alma, portanto deveria ser plenamente desfrutada. Evitá-la seria bruxaria.

Então, foi só em 16 de Outubro de 1846 que a primeira anestesia geral foi realizada em Boston. O dentista Willian Morton anestesiou um jovem de 17 anos para o cirurgião John Warren retirar um tumor do pescoço. O fato trágico e cômico fica por parte de outro dentista, Horace Wells, que tentou fazer a demonstração para uma grande plateia um ano antes. Porém o procedimento não deu certo e a demonstração da anestesia terminou com o paciente urrando de dor. Persistente, Morton, que era aluno de Wells, continuou os estudos e acertou.

A anestesia desenvolveu muito, com muitos acertos e, infelizmente, com muitos erros até chegar à eficiência que observamos na atualidade! Hoje, podemos falar que os anestesiologistas são médicos extremamente especializados e utilizam diversos recursos para oferecer a melhor e mais segura anestesia ao paciente.

É importante, se possível, que você conheça seu anestesista ANTES da cirurgia. Só ele é capaz de explicar detalhadamente o procedimento que você irá se submeter e explicar os riscos e benefícios de cada tipo de anestesia!

O que talvez você não saiba é que os cirurgiões têm um vasto repertório de piadas sobre anestesistas e vice-versa! A gente se alfineta durante o dia inteiro como flamenguistas e vascaínos, mas, na verdade, respeitamos muito o trabalho do outro. Essas brincadeiras são fundamentais para aliviar a tensão na hora da cirurgia.

Quer saber como é o dia a dia de um cirurgião plástico? Siga-me no Twitter: @AUGUSTOPUPIO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...