segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Saúde e Estética - Não é acne! É Rosácea!


A rosácea, conhecida de maneira bem humorada como "blush natural", é uma doença comum que pode ser confundida com diversas doenças, principalmente a acne e dermatite seborreica (mas pode ocorrer conjuntamente a estas doenças - o que torna o diagnóstico mais complexo). Há, aproximadamente, 45 milhões de pessoas com esta afecção no mundo - como comparação, a torcida do Flamengo é de 39,1 milhões de pessoas, ou seja, a Rosácea ganha do Flamengo. Apesar de mais comum em pessoas descendentes de europeus do noroeste, pode ser observada em qualquer etnia.

Vários famosos apresentam/apresentaram esta doença: Bill Clinton, Cameron Diaz, Princesa Daiana, Mariah Carey, Renée Zellweger e o maior sambista da história: o gênio Angenor de Oliveira, vulgo Cartola.

A rosácea, geralmente, inicia como uma vermelhidão no rosto, mas também pode acometer o pescoço, tórax, orelhas e couro cabeludo. Progressivamente, pode surgir dilatação de vasos sanguíneos (telangiectasia), bolhas e pústulas, olhos avermelhados, ardor e, em casos mais graves, espessamento do nariz: conhecido como rinofima (doença imortalizada na tela de Domenico Ghirlandaio, O Velho e Seu Neto).

Para quem não entende o motivo do nariz do Cartola ser escurecido, aí vai a explicação: ele possuía rinofima e foi tratado por ninguém menos que o ilustre cirurgião plástico Dr. Yvo Pitanguy. Provavelmente, como Cartola era conhecido pela vida boêmia e poucos cuidados pessoais, deve ter se exposto ao sol no pós operatório e evoluído com esse escurecimento. Aproveitando a deixa: use protetor solar e evite o sol das 10 às 16 horas.

Existem 4 tipos de rosácea e cada tipo exige tratamento diferenciado. Como as causas estão relacionadas a fatores emocionais e ambientais, além do tratamento médico, há necessidade de mudança de estilo de vida. O dermatologista pode optar por tratamento tópico (local) e/ou sistêmico (através de antibióticos via oral). Pode ser utilizado o LASER, luz pulsada ou mesmo procedimentos cirúrgicos. Lembrando que, infelizmente, não há cura definitiva para rosácea, apenas o controle dos sinais e sintomas. Várias mudanças de hábitos devem ser incluídas como evitar contato com água muito quente no rosto, alguns alimentos, exposição solar, etc. A ansiedade pode desenvolver quadros e a doença instalada pode levar à depressão, portanto, o acompanhamento com psicólogo é viável.

Apesar da rosácea ser mais comum em mulheres, principalmente entre 30 e 60 anos de idade, o rinofima é mais comum em homens.

Dúvidas? Agende consulta com um dermatologista!

Quer saber como é o dia a dia de um cirurgião plástico? Siga-me no Twitter: @AUGUSTOPUPIO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...