sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Artigo - Uma nova forma de fazer política


Vários adventos marcaram a história da humanidade. Tais como a máquina a vapor, o telégrafo e a televisão, mas nenhuma outra foi capaz de modificar tão profundamente as relações sociais como a Internet, haja vista que ela proporcionou a desterritorialização do espaço. Portanto, as novas tecnologias da informação e comunicação são responsáveis por grandes alterações na organização social, cultural, política e econômica de todo o mundo.

A percepção que se tem é de que as redes sociais, hoje, interferem e influenciam nas relações interpessoais, de forma que as opiniões se propagam em tempo real e os envolvidos se encontram confortavelmente nesse novo mundo, o qual permite criticar, desabafar, fazer campanhas, denunciar, reunir e eventualmente apontar soluções para diversas problemáticas sociais.

As novas ferramentas virtuais propiciam uma nova forma de fazer política, de comunicar e se relacionar. Essas mesmas ferramentas unem pessoas antes isoladas e dispersas. Como exemplo, podemos citar, a "primavera árabe", caracterizada por manifestações de protestos realizadas desde 2010, contra governantes ditadores do Egito, Líbia e Tunísia, por exemplo.
Uma intensa luta por democracia, respeito, liberdade de expressão e qualidade de vida resultou na queda dos respectivos ditadores. Todavia, essa conquista só foi possível graças à interação social via redes sociais, como Facebook. Umas das mais importantes "armas" utilizadas pelos rebeldes foi a internet, veículo esse que proporcionou uma eficaz organização do movimento. 

O ativismo supracitado mostra quão poderosas podem ser as ferramentas digitais, as quais podem servir não só para entreter e divertir, como também, para se tornar uma importante ferramenta a favor do povo. Cabe destacar ainda, que essa forma de organização acontece em escala global e que há hoje, uma política cada vez mais firmada no uso das tecnologias da informação e comunicação. Nesse sentido, podemos afirmar que à medida que as tecnologias são incorporadas nos mais variados segmentos sociais, mais elas vão modificando a forma de fazer política.

Helen Sardinha Chucre, socióloga
helenchucre@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...