sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Carnaval 2013: Renovação e brilhantismo

por Fabiana Figueiredo

Após os imbróglios que houve no Carnaval Amapaense de 2012, nos blocos e escolas de samba, resultado de várias ações irregulares realizadas em "outros carnavais", o evento de 2013 está aí e os responsáveis pela festa têm que ajustarem a situação de cada um para que se tenha um festejo organizado e que agrade os olhos e ouvidos da população amapaense.

Esta seria a melhor opção, mas os conflitos começaram logo depois de ajustarem a situação do carnaval deste ano.

LIESA a LIESAP
Pres. Liesap, Geléia, Tica Lemos (comunicação)
e Dir. Carnaval Liesap, Helton Jucá

Segundo o presidente Luiz Mota da Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (Liesap), a entidade que irá administrar o carnaval de 2013 já existia com o nome de ELITE, e, após irregularidades na Liga das Escolas de Samba do Amapá (Liesa), se renomeou e assumiu o comando. A transferência começou após decisões judiciais.

A desordem começou quando o Conselho Fiscal cassou o mandato do presidente da Liesa, Orles Braga, e representantes da liga, após a desaprovação da Prestação de Contas de 2012, conforme prevê o artigo 50 do Estatuto da Liesa. Dentre as irregularidades encontradas na prestação de contas, estão contratações irregulares e recibos com valores adulterados.

Em uma eleição provisória, Luiz Mota, o Geléia, representante do Grêmio Recreativo Escola de Samba Maracatu da Favela foi eleito para ocupar o mandato até maio de 2013, ocorrendo, então, novas eleições para a presidência da Liga.
Entretanto, a eleição foi suspensa depois da apreciação da juíza Keila Utzig. Segundo ela, o processo eleitoral regido pelo edital estava "em nítido descompasso com o Estatuto da Liesa". Logo, Orles Braga retornou ao cargo de presidente da Liga, bem como toda sua diretoria foi reconduzida desde o dia 21 de setembro.

De acordo com a situação que está a Liesa, em reunião, as agremiações decidiram ativar a Liesap e determinar que ela iria representar e organizar o Carnaval 2013. O Estatuto foi readaptado, junto com sua nomenclatura.

Mudanças
Escola Maracatu da Favela, Campeã do Carnaval 2012
A Liesap, oficialmente, já realizou alterações na programação do Carnaval. As datas foram mudadas para os dias 8 e 9 de fevereiro, para apresentação das 10 Escolas de Samba do Amapá: A.U.S. Boêmios do Laguinho; G.R.E.S. Maracatu da Favela; A.R.C. Piratas da Batucada; G.R.E.S. Piratas Estilizados; A.R.E.S. Império do Povo; A.C.E.S. Cidade de Macapá (Grupo Especial); G.R.C.A.S. Unidos do Buritizal; E.S.M.I. Império da Zona Norte; A.R.I.S. Solidariedade e G.R.E.S. Emissários da Cegonha (Grupo de Acesso).

A divisão do bolo de investimentos financeiros também terá nova divisão, segundo a Liga. Ela já começou a receber os repasses do Governo do Estado do Amapá, que ao todo são mais de 2 milhões de reais, divididos em cinco parcelas até fevereiro.

Recursos
A distribuição dos recursos por parte do Governo foi alterada. Ela será baseada em dois fatores, definidos com base na opinião popular e avaliação dos eventos da última festa carnavalesca, ou seja, tem que dar retorno social e econômico, além de valorizar a participação e envolvimento do público.

Segundo o coordenador de Eventos, Jean Alex Nunes, as escolas de samba são as que mais geram circulação financeira, incluindo as festas e a abertura de vagas de empregos temporários nos barracões. E, ainda, nos dias de apresentações das Escolas de Samba há um número maior de brincantes, público, turistas e vendedores ambulantes.

"O recurso é público, portanto tem que dar retorno para a população. Quando o Estado investe no Carnaval, o resultado tem que vir em forma de emprego, inclusão social, acesso à cultura e diversão, por isso não faz sentido o governo estadual investir em eventos em que poucas pessoas participam por não gerarem interesse ou ser cobrado preço inacessível", explica Jean Alex.

O coordenador afirmou que a comissão está entrando em consenso com cada segmento; mas que somente a Associação dos Blocos Carnavalescos do Amapá (Abloca) e a Liga Independente dos Blocos do Amapá (Liba) ainda não chegaram a acordo com o governo.

Escolas de Samba: ok. Blocos: ???
Jean afirma que o modelo das ligas não condiz com os conceitos adotados para a distribuição dos recursos, ressaltando que nos dias em que os blocos se apresentam não há tanta participação pública, tem fraca movimentação econômica e geração de renda e emprego, e a venda de abadás que particulariza a participação popular.

"Estamos dispostos a dar infraestrutura para os blocos desfilarem, mas o valor do repasse depende de um acordo coletivo. Em nossa opinião, não faz sentido A Banda, que atrai uma multidão e é de graça, receber menos recursos que os blocos, onde o brincante tem que pagar para sair e assistir. O modelo tem que ser rediscutido", afirmou o coordenador de eventos.
De acordo com o presidente em exercício da Liba, Paulo Sérgio Ferreira, a coordenação de Eventos realmente não encontrou soluções para o repasse financeiro para os blocos. "O Governo já reuniu, mas até agora não tem projeção nenhuma. Sabemos que as escolas de samba têm pouco tempo, mas o governo já deu uma carta de crédito; e a gente não recebeu nada ainda. Estamos numa corda bamba, os nossos colegas ainda não compraram nada porque não sabem se vai sair o repasse. Eu acho que o Governo não está agindo certo com os blocos", completou. (Até o fechamento desta edição, o repasse para os blocos não foi realizado).

Central do Carnaval
Na quinta-feira (12), foi inaugurada a Central do Carnaval, instalada provisoriamente na área externa do Mercado Central, para que as escolas de samba possam angariar economia e divulgar seus produtos. No evento, houve, além do repasse econômico, o lançamento do CD gravado em outubro, com o samba-enredo de cada uma das 10 escolas; são cinco mil cópias dos discos, quantidade dividida entre as escolas e a Liga, responsáveis pela venda.
O projeto da planta do Complexo do Carnaval, com as novas
estruturas, já foi apresentado e aprovado

O local possui 11 compartimentos que serão ocupados pelas 10 escolas e Liesap, onde irão comercializar fantasias, artefatos e camisas das escolas para investir na produção carnavalesca. A cada domingo, duas escolas ficarão responsáveis por organizar programações no Mercado Central, realizando festas para a comunidade, cada um com suas atrações (baterias, cantores, mestre sala e porta bandeira, sambistas, etc.).

O Carnaval 2013 ocorrerá no período de 7 a 13 de fevereiro: dia 7 para a Liga dos Blocos da Zona Sul (Liblosul); dias 8 e 9 para Liesap (escolas de samba); dias 10 (Abloca) e 11 (Liba) para os blocos; dia 13, por volta das 13h será a apuração dos votos dos blocos, e 15h, apuração das escolas de samba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...