sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Atleta de Ponta - Milena Araújo


“Eu não consigo viver sem o boxe”

por Fabiana Figueiredo

A Atleta de Ponta desta semana é uma das raridades no mundo do boxe amapaense: Milena Araújo, 22 anos, uma mulher que através do esporte mudou hábitos alimentares e cotidianos e que nos últimos meses recebeu um importante convite pra sua carreira.

Milena começou a praticar o boxe em 2011, através do convite de um amigo que já lutava na Academia Nelson dos Anjos, onde a atleta treina também. "Tenho um amigo que me convidou pra assistir uma luta dele, e foi aí que eu comecei a gostar. Eu vim aqui, e ele me colocou pra treinar", disse.

Dentro de 1 ano e 5 meses, deixou de frequentar os treinos, mas depois de um tempo voltou com "mais gás", percebendo a importância que o esporte tem em sua vida, e começou a competir.

A primeira disputa de Milena aconteceu em julho desse ano, na 1ª edição dos Jogos do Meio do Mundo, onde lutou com uma guianense e garantiu o ouro, na categoria 69kg. A segunda competição foi a seletiva e depois o Campeonato Brasileiro de Box, em outubro, que apesar de não ganhar uma medalha, conseguiu se destacar dentre as mulheres. Depois, ela participou de um torneio na Guiana Francesa, onde lutou novamente com uma guianense e trouxe o troféu e medalha de campeã do combate, junto da equipe que também foi para o país vizinho.

Na sua participação no Campeonato Brasileiro 2012, realizado em Palmas (TO), alguns olheiros viram o potencial de Milena e a convocaram para fazer parte da Seleção Brasileira Olímpica; ela aceitou e viajará no dia 6 de janeiro para sua apresentação em São Paulo. A atleta está muito feliz: "É inacreditável. Eu acredito que na vida nada é impossível, eu coloco Deus no meu caminho. Continuo treinando e, quando chegar lá, vou melhorar muito mais", completou.

Milena também descreve que o esporte mudou bastante sua vida: "Nesse tempo [quando começou a competir], eu pesava 75kg. Ele [treinador] me colocou pra treinar, e eu comecei a perder peso; baixei pra 69kg e já fiz a primeira luta. Já cheguei a pesar 65kg". Outro ponto também foi seu comportamento: "Eu era muito estressada, agressiva, qualquer coisa me irritava. Depois que eu entrei para o boxe, comecei a ter disciplina. Aprendi a me controlar mais, não brigo tanto. Depois que eu comecei a treinar, eu não senti mais stress. Mudei o modo de me comportar, agir e o corpo também".

De segunda a sexta, ela treina duas horas por dia. E a alimentação também mudou, comendo alimentos saudáveis, que dão sustento para manter o peso que conquistou através da prática do esporte.

"Em Macapá não tem apoio, é triste a realidade". Segundo Milena, o apoio vem da família e amigos, através de sua irmã e alguns conhecidos. Ela tem dois filhos que já se interessam pelo mundo do esporte.

O treinador Nelson dos Anjos também fala da jovem Milena: "A oportunidade que ela está tendo é bastante importante pra ela, e para o clube também, em saber que daqui está se revelando talentos, eu sinto muito orgulho. É o segundo atleta que vai pra Seleção Brasileira, o primeiro foi o Juscelino Pantoja. É importante ter esses talentos aqui. O que falta é o apoio no boxe, todos saem daqui, mas sem patrocínio".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...