sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Mudanças no primeiro escalão do GEA e na composição da ALAP

por Reinaldo Coelho

Os novos secretarios de estado Clécio Magalhães (Casa Civil),
Cristina Almeida (SDR), Dorival Barbosa (Setur),
Bruno Mineiro (Setrap), Sérgio La-Rocque (Arsap)

O governo do Estado vai começar 2013 com algumas mudanças significativas nos cargos de primeiro escalão de algumas secretarias. Segundo fontes dentro da administração estadual, o governo estaria preparando terreno para as eleições de 2014, ao mesmo tempo em que pretende fortalecer a atuação nos legislativos estadual.

De acordo com a assessoria do governador as mudanças feitas pelo governador Camilo Capiberibe vem atender aos interesses administrativos do GEA. A posse dos novos gestores estaduais aconteceu no Auditório do Palácio do Setentrião na última sexta-feira (21). 

O governador Camilo Capiberibe em entrevista a imprensa destacou que os escolhidos tem toda a capacidade técnica e politica para o exercício dos cargos que estarão ocupando. “É um remanejamento administrativo, com intuito de melhorar o funcionamento da máquina governamental, estramos colocando pessoas capacitadas politica e tecnicamente para ocuparem secretarias de estado. No caso de Turismo, Comunicação e Desenvolvimento Rural, estavam sendo ocupadas interinamente. Quanto aos deputados que assumiram asa pastas de Desenvolvimento Rural e Transportes, é uma maneira de aproximar o Executivo do Legislativo, e baseados nas capacidades técnicas dos escolhidos”, destacou o governador.

Ficam assim compostos os novos membros do governo: Para ocupar a chefia da Casa Civil o escolhido foi  Délcio Magalhães; na Secretaria de Estado dos Transportes (Setrap): assumiu o deputado estadual Bruno Mineiro (PT do B); na Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR): assumiu a deputada estadual Cristina Almeida (PSB); na  Secretaria de Estado da Comunicação (Secom): assumiu Carlos Henrique Schmidt; na Secretaria de Estado do Turismo (Setur): assume Dorival Nery Barbosa  e  Sérgio La-Rocque assume a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Amapá (Arsap).

ALAP
Com a escolha de alguns deputados estaduais para assumirem as secretarias de estados, haverá mudança na composição das cadeiras na Assembleia Legislativa do Amapá (ALAP). O presidente Junior Favacho (PMDB) deu posse a dois novos deputados estaduais na última sexta-feira (21). Um é Jorge Salomão (DEM) que está retornando à Casa, onde já cumpriu três mandatos consecutivos. Ele é o primeiro suplente da Coligação “Aliança Democrática e Trabalhista” e foi convocado pelo presidente Júnior Favacho para substituir o deputado Bruno Mineiro (PTdoB), que licencia-se do mandato para assumir a Secretaria de Estado dos Transportes (Setrap). 

O segundo suplente de deputado a ser chamado hoje foi o vereador Zé Luiz (PT), do município de Santana, que é o primeiro substituto reconhecido pela Justiça Eleitoral em caso de vacância de parlamentar eleito pela Coligação “Frente Popular”, nas eleições de 2010. Ele irá substituir a deputada estadual Cristina Almeida (PSB), que assumiu a titularidade da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...