sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

TRE: Diplomou Prefeito e Vereadores de Santana

por Reinaldo Coelho

Foram diplomados o prefeito eleito Robson Rocha (PTB), ´
vice-prefeita Roselina Matos (DEM) e os
13 vereadores e suplentes do município de Santana

O último município a ter seus vereadores e prefeito diplomados foi o município de Santana, assim, o Tribunal Regional Eleitoral encerrou o processo eleitoral de 2012. A diplomação dos santanenses eleitos  aconteceu no Fórum daquele município, na última quarta-feira (19), com a presença do  representante do Tribunal Regional Eleitoral/Amapá (TRE/AP), Dr. Cassius Clay e do Juiz Normandis Souza da Comarca de Santana que presidiu a mesa no lugar da Juíza da 6ª Zona Eleitoral, Ana Lúcia de Albuquerque Bezerra que por motivo de doença não pode comparecer, também fizeram parte da mesa o Promotor da 6ª Zona Eleitoral de Santana, Milton Ferreira do Amaral Junior, o presidente da Câmara Municipal Josivaldo "Rato" e o presidente da OAB/Secção Amapá, Paulo Campelo.

Uma cerimônia concorridíssima, pois, a população se fez presente, assim como os familiares dos diplomados e de parlamentares estaduais foram prestigiar a nova leva da Câmara Municipal de Santana, que teve 80% de seus vereadores reeleitos. Foram diplomados o prefeito eleito, Robson Rocha (PTB), a vice-prefeita Roselina Matos (DEM), os 13 vereadores eleitos : Zé Roberto (PT); Richard Madureira (PT); Jailson Matos (DEM); Dr. Fábio (PMDB); Ronilson Barriga (DEM); Josivaldo "Rato" (PSDB); Anderson Almeida (PR); Adelson Rocha (PSD); Socorro Balieiro (PR); Vicente Marques (PTN); Ivo Giusti (PSB); Claudomiro "Coló" (PPS), Robson Coutinho (PSD) e seus respectivos suplentes.

Metas da nova gestão
O prefeito eleito Robson Rocha (PTB) e a vice-prefeita
Roselina Matos (DEM) com seus diplomas
Em entrevista a reportagem, o prefeito eleito e diplomado disse que irá governar Santana sem olhar pelo retrovisor. "Sei dos problemas do meu município, pois a luta foi árdua na Casa Legislativa santanense e agora com a delegação dos munícipes deverei honrar esse compromisso, procurando trabalhar pelo melhor de Santana", destaca o novo prefeito santanense.

Perguntado sobre o principal objetivo de seu trabalho, Robson Rocha, foi direto: "Todos os problemas santanenses são prioridades e precisam urgente de solução. Porém, a minha maior preocupação é a Companhia Docas de Santana. Estamos preparados para encontrar muitos problemas. Números preliminares mostram que vamos receber uma prefeitura com um passivo (rombo) de R$ 62 milhões, num universo onde o orçamento do município é de pouco mais de R$ 115 milhões. Mas vamos trabalhar para reverter essa situação deplorável", estabeleceu.

De acordo com ele, os números das Docas de Santana o amedrontaram, quando tomou conhecimento da situação da empresa portuária. "São números escabrosos de uma gestão temerária. A empresa é o maior patrimônio do Estado do Amapá, então vamos ter um olhar que já era especial e agora será um olhar cirúrgico, para combatermos todo o mal que ali se instalou na última gestão", definiu.

Com referência ao Orçamento do Município, Robson Rocha que termina seu mandato no final do mês, disse que de acordo com entendimento com os demais vereadores, deverá acontecer alguns reajustes. "Nós não vamos ter dificuldades, não é um orçamento ideal, mas estamos fazendo ajuste para podermos trabalhar. Não iremos fazer uma política olhando para o retrovisor", definiu. 

Diplomação concorrida
Para o novo prefeito, as diversidades não irão frear seus propósitos, ao contrário, pois está montando uma agenda prepositiva que respondam as necessidades da população. "Quero aproveitar para reafirmar meu compromisso com o povo santanense, firmado em campanha e na minha vida pública. 'Montarei um conjunto de medidas de contenção de gastos públicos, para a racionalização da máquina administrativa'. Melhorar o ambiente de negócios para oportunizar o desenvolvimento econômico e social", afirmou.

O petebista Robson Rocha aproveitou para conclamar a todos os eleitos, tantos os aliados quanto a oposição  para se agregarem ao grande esforço da reestruturação da eficiência administrativa de Santana. Assim como prometeu no menor espaço de tempo realizar concurso público para o município. 

Oposição
Em nome dos vereadores eleitos e reeleitos, o orador foi o vereador petista Zé Roberto, o mais votado no município santanense. Em sua fala, o vereador questionou o resultado das eleições, porém remeteu seu questionamento a capacidade do ser humano em entender os motivos pelos quais cada manifestação popular se concretiza. 

"Não numa perspectiva preconiana de Francis Bacon, do Século XVI, que ele  falava da Teoria dos Ídolos, geralmente o homem, analisando o fenômeno social, se vale de preconceitos, ideias que se antecipam a própria análise do fenômeno e acabam errando. Então seria uma compreensão alicerçado no fenômeno em si. Afim de que pudéssemos entender verdadeiramente os motivos que chegamos a esta configuração que hoje estamos vivendo aqui. Pois baseado nessa manifestação da vontade popular, nós possamos mudar rumos e perspectiva, para que mais na frente não cometamos os mesmos erros. Eu diria que deveríamos nos despir e eliminar todos esses preconceitos e analisar este que é o elemento mais fundamental do processo eleitoral: a vontade soberana da população". 

O vereador Zé Roberto conclamou ao prefeito eleito Robson Rocha, para que valorize as proposituras apresentadas pelos parlamentares. "Cada propositura apresentada na Câmara Municipal vem de um longo trabalho e muitas vezes o vereador nem sabe da promulgação ou do atendimento pelo gestor municipal. Chame o vereador, valorize seu trabalho, mostra para a sociedade que aquele parlamentar foi o autor da lei. Pois assim os santanenses saberão que o parlamentar está atuando", finalizou.



Como tudo começou

O novo prefeito de Santana Robson Rocha (PTB) é um dos mais jovens eleitos no Amapá. Técnico em Enfermagem, acadêmico de Direito, 35 anos, é herdeiro político do pai Rosemiro Rocha, que administrou o município de Santana por duas vezes, e irmão da deputada estadual Mira Rocha.

A vice-prefeita de Santana é a jovem professora do Ensino Médio, Roselina Matos, 35 anos, do DEM. A coligação vitoriosa em Santana, “De Mãos Dadas por Santana”, reuniu os partidos PTB e DEM.

Robson Rocha venceu com 41,78% dos votos contra 39,26% de Marcivânia Flexa (PT). Sua expressiva votação é resultado do bom mandato que fez como vereador. Corajoso e seguro, liderou uma oposição forte e responsável. Rocha enfrentou Camilo e Nogueira, e garantiu a permanência da Companhia Docas como patrimônio do povo santanense. 

Robson Rocha enveredou na vida pública observando e avaliando a atuação política do seu pai, Rosemiro Rocha Freires, ícone da política amapaense, assim como, de sua irmã deputada estadual Mira Rocha. Com sua visão futurista, Robson Rocha optou por ajudar direta e objetivamente o povo do município de Santana, quando em 2008, candidatou-se ao cargo de Vereador, e foi eleito com uma das maiores votações da atual Câmara Municipal, se tornando um dos lideres da oposição ao atual prefeito de Santana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...