quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Boas Palavras - Por amor de ti, Macapá


Durante esta semana nossa amada capital comemora seus 255 anos. Muita festa está sendo realizada com programações culturais diversificadas, homenagens e muitos discursos de exaltação a esta cidade tão abençoada que, de fato, é um excelente lugar para se viver bem. Não sou natural de Macapá, mas moro aqui há tantos anos que já nem posso me lembrar da vida em meu estado de origem, o que me leva a considerar-me uma macapaense de coração. 

Nesta cidade eu fui criada, nesta cidade eu conheci as pessoas que tornam meus dias mais alegres, nesta cidade eu estou construindo a minha vida, e dou graças a Deus por tudo que vivo aqui. Mas, como todos aqueles que amam este lugar, não posso fechar os olhos para as mazelas que aqui se apresentam, e angustiado se torna meu coração ao observar quão descuidada está a nossa terra.

Não é novidade nenhuma que Macapá enfrenta momentos de crise nos mais diversos setores e esferas, e não é meu objetivo neste momento apresentar uma lista com os problemas que todos nós já conhecemos e vivenciamos diariamente. Não. Meu intuito é refletir brevemente com você, caro leitor, sobre como (ou até mesmo se) estamos apresentando nossa terra em oração ao Senhor para que ela seja novamente bendita e próspera, não apenas no que se refere ao plano material, mas, principalmente, no que diz respeito ao espiritual. Será que temos de fato olhado para Macapá com o amor e a compaixão que deveríamos, a ponto de rogarmos incansavelmente por ela?

Como servos do único Deus vivo, temos a responsabilidade de interceder por nossa cidade de maneira incessante, olhando de maneira inconformada para os flagelos da nossa sociedade e vivendo de maneira a demonstrar o amor que Deus tem por esta capital. Não podemos nos acomodar com a maldade, com a idolatria e com a desonestidade que tanto se fazem presentes no nosso meio. Somos chamados a nos levantarmos para fazer a diferença por meio de ações e súplicas, pedindo ao Senhor que tenha misericórdia de nós e nos conceda a restauração. 

A Bíblia nos orienta a orarmos por nossas autoridades "para que vivamos vida tranquila e mansa" (1Tm 2:1,2), mostrando-nos assim que há esperança para os escândalos políticos, para a má administração pública e para as calamidades que assolam a sociedade macapaense, desde que dobremos nossos joelhos e dediquemos tempo à oração. Entretanto, esse clamor não deve ser comemorativo, ocorrendo somente nesta data, mas sim um compromisso diário e constante. A exemplo do que diz em Isaías 62, não devemos nos calar e nos aquietar até que seja vista e reconhecida a justiça e a salvação manifestadas em Macapá. Por meio de nós, povo de Deus, nossa capital pode se transformar em um lugar ainda melhor, tornando-se "uma coroa de glória na mão do Senhor" (Is 62:3). 

Macapá tem seu lugar no coração de Deus, como terra querida na qual habita um povo amado. Ela deve ter lugar nos nossos corações também, não somente nos elogios às suas belezas naturais e rica cultura, mas primordialmente nas nossas orações. Firmemos este compromisso: Por amor de ti, Macapá, não nos calaremos e nem nos aquietaremos até que o Senhor te restaure a sorte. Por amor de ti, Macapá, proclamaremos a salvação até que todos aqui conheçam a Glória do Deus que te criou.

Que Deus nos ajude a sermos verdadeiros intercessores e que Ele conceda à nossa amada cidade toda sorte de bênçãos espirituais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...