por Jamille Nascimento

O Hospital da Criança e do Adolescente (HCA) é o local mais procurado pela população atingida que são moradores da periferia, baixadas e zona de ressaca. O atendimento nessa casa de saúde no período que correspondem os meses de novembro a dezembro de 2012 houve um aumento de 1.033 casos da doença de diarreia aguda, e nesse último fim de semana esse número aumentou consideravelmente com 186 casos confirmados.
Os sintomas mais comuns da diarreia são a perda excessiva de água pelas fezes e o tratamento normalmente não ultrapassa duas semanas. Segundo a diretora do hospital, Olinda Consuelo, uma das causas que podem ter aumentado expressivamente os casos entre crianças na última semana foram as festas de fim de ano onde elas normalmente tendem a exagerar na alimentação.
Problema respiratório
Outra doença muito comum dessa época do ano são os problemas respiratórios; na maioria dos casos os pacientes já possuem um histórico de rinite, sinusite, asma e bronquite e pneumonia. É quando aumentam-se os atendimentos no hospital da criança.
A diretora do Hospital da Criança explica que o inverno é o principal causador dessas complicações. "No inverno, a maiorias dos casos atendidos no PAI e HCA são de gripe, crise asmática, broncoespasmo, asma e pneumonia. Nessa época do ano, redobramos a equipe que fica responsável pelo atendimento nas duas unidades hospitalares, pois sabemos da grande demanda que temos de atender", ela explica.
Outras doenças
Outra preocupação desse período invernoso são com as doenças sazonais como leptospirose, dengue, malaria e picadas de insetos como escorpião, cobra entre outros que, com o aumento das chuvas, ocasionam deslocamentos deles das áreas cheias de água para locais secos como residências, e é ai que mora o perigo e a população se torna alvo fácil para serem picadas.
A prevenção nesses casos são armas infalíveis, manter as portas e janelas fechadas quando as chuvas começarem a cair, evitar água acumulada em recipientes, proteger vasos de plantas com areia e deixar as caixas d´agua vedadas.
Em casos de doenças respiratórias, uma das armas infalíveis contra elas são ingerir bastante líquido, evitar locais onde há uma maior exposição do clima, ingerir bastante vitamina C, etc. Assim como, sempre que possível, tomar soro caseiro pois assim a proteção é abrangida inclusive nos casos de diarreia aguda. Mas não podemos deixar de destacar que em qualquer dos casos é fundamental o acompanhamento de um especialista.
Cuidados
Para a prevenção da desidratação é recomendado o aumento na ingestão de líquidos preparados com ingredientes que podemos encontrar em casa, como soro caseiro, chás, cozimento de cereais (arroz, milho), sopas e sucos. O soro caseiro permite manter uma criança com diarreia aguda hidratada, porém ele não é capaz de reidratar uma criança desidratada. Para isso, ela deve ser acompanhada por um especialista. Os sinais de desidratação são olhos fundos, boca e língua muito secas e pulso debilitado.
Para evitar a DDA é necessário escolher bem os alimentos, cozinhar de maneira correta e se possível consumi-los ainda quentes, guardá-los adequadamente, em local protegido e na temperatura indicada para cada um. Além da alimentação, é importante também ter cuidados com a higiene pessoal e doméstica e manter as mãos sempre limpas.
Uma dica para um cuidado caseiro
Ingredientes:
1 dente de alho grande cortado no meio
suco de 1 limão pequeno
200ml de água fervendo
2 colheres de mel
Modo de fazer
Junte tudo numa xícara e deixe um pratinho em cima da mesma por 3 minutos. Depois, pode tomar. Se quiser, pode colocar açúcar a gosto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário