"É uma atração diferente quando jogo, pratico porque gosto e não porque sou obrigado"
por Fabiana Figueiredo
O Basquetebol amapaense está revelando a cada campeonato realizado novos campeões e grandões nas quadras do Amapá, que podem ter um futuro cheio de méritos, basta treinar, contar com apoios familiares e do empresariado e não desistir. Arthur Amorim é um desses atletas que estão ganhando destaque no cenário do basquete e é o nosso Atleta de Ponta desta edição.
Arthur Antunes Amorim dos Santos, de 15 anos, iniciou a praticar o basquete em 2011, aos 12 anos, "com incentivo de muitos amigos, pedi para o meu pai me colocar em uma escola de basquete, no São José, onde continuo até hoje", diz o jogador. Arthur sempre jogou no clube do S. José, mas também representa a escola Podium e também atua na Seleção Amapaense Sub 15 - na qual entrou no ano passado, após seis meses de preparação, passando por uma peneira, que é a seleção dos melhores jogadores de basquete do Estado do Amapá.
O jovem detém vários títulos, ele elenca os principais: Vice-Campeão dos Jogos Escolares Nacional 2011, pelo Podium, em João Pessoa; Bicampeão do Campeonato Amapaense Sub-15 de 2011 e 2012; Vice-Campeão dos Jogos Escolares Estadual 2012; e Vice-Campeão do Campeonato Brasileiro Sub15 de 2012, como Seleção Amapaense, em Cuiabá.
Empolgado, Arthur classifica o basquetebol como um vício. "Pra mim, o basquete é como um esporte fanático, quando a pessoa joga é com sentimento. É uma atração diferente, pratico porque gosto e não porque sou obrigado".
Nosso atleta de ponta percebeu algumas mudanças em seu comportamento, com a família e, como estudante do Ensino Médio, também percebeu mudanças na escola. "Com a família, tenho uma relação mais extrovertida, a maioria vai me ver jogando, vai torcer; eles apoiam bastante, desde quando eu comecei no basquete, desde as derrotas até as vitórias. Algumas notas escolares também melhoraram, e as pessoas me veem como outra pessoa na escola, ficam me elogiando. É legal". Para participar dos campeonatos fora do Estado, Arthur conta com a ajuda da família, amigos e do clube que participa, "que nos ajuda bastante", completa.
Arthur planeja para 2013 continuar jogando pelo São José, no time adulto, treinar e subir de categoria (Sub17), participar do Campeonato Amapaense Sub17, e jogar pela Seleção Amapaense Sub17.
O Atleta de Ponta conclui: "Queria pedir para as pessoas, antes de falar de qualquer esporte, comecem a pratica-lo.Até porque o basquete é um esporte que incentiva muito, transforma as pessoa, se sente emocionado e incentivado a jogar mais. É um esporte muito bom, e que dá muitas glórias".
Esse é meu filho, um grande atleta.
ResponderExcluir