sexta-feira, 29 de março de 2013


MODA
 SPFW apresenta as tendências de moda para o próximo verão


Thais Pucci
Da Reportagem

O São Paulo Fashion Week, semana de moda de São Paulo e principal evento de moda da América Latina, realizou sua 35° edição entre os dias 18 e 22 de Março, no prédio da Bienal no Parque do Ibirapuera. O evento apresentou nas passarelas o que veremos na rua durante a primavera e o verão do próximo ano.
O empresário Paulo Borges, diretor da Luminosidade, empresa responsável pela realização dos maiores eventos de moda do pais, é o organizador e a cada edição traz uma novidade para o público fashionista. Nesta edição, a pedido de Paulo, o trabalho de cenografia ficou por conta dos irmãos Campana. Os designers, Fernando e Humberto, executaram o projeto que tinha como conceito central a sustentabilidade, aliando a simplicidade do essencial ao desenho inovador.

Com referências à Região Norte, a ideia foi o retorno às raízes brasileiras de forma sustentável, e a produção de um contraste com a arquitetura de Oscar Niemeyer, responsável pelo prédio da Bienal. O luxo e o nativo, de universos diferentes, equilibrados pelas texturas e cores que evocam o norte do país. “Nossa inspiração foi o Brasil, a natureza e os índios. Usamos a piaçava para cobrir os interiores, e a madeira e o mandacaru para transportar o Parque Ibirapuera para dentro da Bienal. Já o papelão dourado cria um contraste entre o glamour da moda e a pureza da natureza”, comentaram os irmãos.

Desfiles


Nas passarelas, a confirmação de que simplicidade não é sinônimo de falta de estilo e que o minimalismo está em alta, apontou o branco como o it do verão 2014. Estrutura e leveza na medida certa marcaram esta edição. Deixar a pele bronzeada e saudável à mostra é inerente ao verão brasileiro, e as transparências, decotes e cavas profundas estiveram muito presentes, para provar isso. Quem quiser ficar por dentro da moda nesta estação poderá garimpar muitas peças no armário das vovós, pois o retorno de peças clássicas dos 

Fizemos um resumo das principais tendências apresentadas nesta edição do SPFW, confira:

Cores: Branco será a cor do verão, além de amenizar o calor, é simples e luxuoso. A estação também transbordará cores fortes e quentes, como as que compõem o arco íris: amarelo, laranja, vermelho, pink, azul royal, roxo e verde.
Tons: Areia, cru e gelo além de tonalidades quentes como o verde-neon e framboesa, prometem se impor.
Formas e texturas: Assimetrias, drapeados, fendas, decotes, bordados e metalizados compõem a grande gama de formas apresentadas. As cordas e correntes estarão presentes não só nas texturizações das peças como nas estamparias.
Matérias prima: Tecidos leves e diversos tipos de seda como linho com seda, cetim de seda, georgette de seda e malha de seda, junto ao algodão com elastano, tricoline e jeans serão a malharia mais usada.
Estampas: Geométricas, xadrez, grafismos renovados, estampas figurativas e elementos da fauna e flora brasileiras, como coqueiros e hibiscos tropicais, trarão o clima da estação para as roupas.
Acessórios: Sapatos retrô vão dominar os pés de homens e mulheres nesta estação. Sandálias com salto revestido, transparências e vinil são as apostas. Bolsas, tornozeleiras, braceletes e colares em couro feitos à mão, além de lenços e jóias com inspiração oriental, garantem um toque exótico ao look.

Veja os destaques dos desfiles na sequência do line up desta edição:

Abrindo o primeiro dia de desfiles, segunda (18), a Animale trouxe para as passarelas, como modelo principal, uma das angels da Victoria's Secret , a top americana Karlie Kloss, eleita pelo site Models.com a top número 2 do mundo, atrás apenas de Gisele Bündchen. Karlie contou que ficou viciada em uma frutinha típica da Região Norte, desde a última vez que veio ao Brasil: o açaí!  “O que mais gosto no Brasil são as pessoas e a comida. Amo açaí! Os homens são lindos, as mulheres também”, disse a modelo ao GNT, canal que transmitiu flashes ao vivo dos desfiles.  O dia continuou com as marcas Cori, Tufi Duek e Cavalera, que fechou com muita animação e formas alongadas e fluidas misturadas com a aspereza do jeanswear. A coleção tem influências diretas dos anos 70, apresentando recortes, decotes estratégicos e transparências sinuosas, que seduzem e refrescam.

Na terça (19), Adriana Degreas, ao meio-dia, iniciou o segundo dia, seguido de Acquastudio por Esther Bauman, Ronaldo Fraga, Forum e Ellus. O grande destaque do dia foi o último desfile, inspirado na riqueza da cultura indiana com suas cores e texturas e na atitude jovem e trangressora do MotoCross, refletindo uma coleção focada nos detalhes.

Dia 20, quarta, foi a vez de FH por Fause Haten, Fernanda Yamamoto, João Pimenta, Água de Coco por Liana Thomaz, Neon e Triton fazerem bonito nas passarelas. A marca de beachwear, Água de Coco inspirou-se nas riquezas, misturas e diversidades do Brasil com para as estampas reproduzidas de fotografias reais produzidas pela marca de folhagens, flores, frutas, aves brasileiras, o mar e pedras preciosas.
Quinta (21), Alexandre Herchcovitch levou à passarela uma coleção minimalista inspirada na década de 1920, com destaque para os sapatos com ar retrô nas cores preto e branco. Logo depois, as marcas Amapô, Juliana Jabour, Osklen, Samuel Cirnansck e Colcci apresentaram belíssimos desfiles.

Lino Villaventura fechou com chave de ouro a temporada de verão, na sexta (22), que ainda contou com os desfiles de Uma Raquel Davidowicz, Têca por Helo Rocha, R.Rosner. A coleção apresentada por Lino parecia um documentário das criações do estilista paraense, com nervuras, ricos bordados de canutilhos e pedras de cristal, vestidos que contornam as silhuetas das mulheres com sensualidade, peças com mangas mais largas, que lembram libélulas. O toque dramático de modelos com máscaras e adereços metalizados nas longas tranças mostrou mais da personalidade de Lino Villaventura que se inspirou na Amazônia, no Pará, no Nordeste, e em outras partes do mundo, encantando a todos.

A próxima edição do SPFW está prevista para o mês de outubro, mas antes disso, o Rio de Janeiro receberá o Fashion Rio em sua temporada Verão 2014, entre os dias 15 a 19 de abril.

EM NÚMEROS


Maior semana de moda do hemisfério Sul faz parte de uma cadeia que possui 30 mil empresas formais e, segundo a Associação Brasileira de Indústria Têxtil, gerou R$ 60,5 bilhões no ano de 2010. O setor é o 2° maior empregador desta indústria, sendo responsável por 1,7 milhão de empregos diretos – 8 milhões, se somados os indiretos –, dos quais 75% correspondem à mão de obra feminina.
O SPFW vai muito além da moda, já são 16 anos de vida com números expressivos na economia da cidade e na geração de oportunidades. São R$ 2 bilhões em negócios movimentados, R$ 15 milhões em investimentos e mais de 2 mil showrooms de moda a cada edição. Com duas edições anuais, desde junho de 1996, já contabilizam 35 e uma média de 30 desfiles em cada. Desde 1997, quando havia apenas 4 cursos de moda no país, já foram criados mais de 140 cursos da especialidade após sua primeira edição.
No quesito sustentabilidade, ele é o 1º evento de moda no mundo Carbon Free (que compensa as emissões de carbono produzidas durante a realização do evento), com mais de mil árvores nativas da Mata Atlântica plantadas a cada edição, gerando 30 meses de renda no campo a cada projeto Carbon Free.

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