MODA
SPFW apresenta as tendências de moda
para o próximo verão
Thais Pucci
Da Reportagem
O São Paulo
Fashion Week, semana de moda de São Paulo e principal evento de moda da América
Latina, realizou sua 35° edição entre os dias 18 e 22 de Março, no prédio da
Bienal no Parque do Ibirapuera. O evento apresentou nas passarelas o que
veremos na rua durante a primavera
e o verão do próximo ano.
O
empresário Paulo Borges, diretor da Luminosidade, empresa
responsável pela realização dos maiores eventos de moda do pais, é o
organizador e a cada edição traz uma novidade para o público fashionista. Nesta
edição, a pedido de Paulo, o trabalho de cenografia ficou por conta dos irmãos Campana. Os designers, Fernando e Humberto,
executaram o projeto que tinha como conceito central a sustentabilidade, aliando a
simplicidade do essencial ao desenho inovador.
Com referências
à Região Norte, a ideia foi o retorno às raízes brasileiras de forma
sustentável, e a produção de um contraste com a arquitetura de Oscar Niemeyer,
responsável pelo prédio da Bienal. O luxo e o nativo, de universos diferentes,
equilibrados pelas texturas e cores que evocam o norte do país. “Nossa
inspiração foi o Brasil, a natureza e os índios. Usamos a piaçava para cobrir
os interiores, e a madeira e o mandacaru para transportar o Parque Ibirapuera
para dentro da Bienal. Já o papelão dourado cria um contraste entre o glamour
da moda e a pureza da natureza”, comentaram os irmãos.
Desfiles
Nas passarelas, a confirmação de que simplicidade não
é sinônimo de falta de estilo e que o minimalismo está em alta, apontou o
branco como o it do verão 2014. Estrutura e leveza na medida certa marcaram
esta edição. Deixar a pele bronzeada e saudável à mostra é
inerente ao verão brasileiro, e as transparências, decotes e
cavas profundas estiveram muito presentes, para provar isso. Quem quiser ficar por dentro da moda nesta estação
poderá garimpar muitas peças no armário das vovós, pois o retorno de peças
clássicas dos
Fizemos
um resumo das principais tendências apresentadas nesta edição do SPFW, confira:
Cores:
Branco será a cor do verão, além de amenizar o calor, é simples e luxuoso. A estação
também transbordará cores fortes e quentes, como as que compõem o
arco íris: amarelo, laranja, vermelho, pink, azul royal, roxo e verde.
Tons: Areia, cru e gelo além de tonalidades
quentes como o verde-neon e framboesa, prometem se impor.
Formas
e texturas: Assimetrias, drapeados,
fendas, decotes, bordados e metalizados compõem a grande gama de formas
apresentadas. As cordas e correntes
estarão presentes não só nas texturizações das peças como nas estamparias.
Matérias
prima: Tecidos leves e diversos tipos de seda como linho com seda,
cetim de seda, georgette de seda e malha de seda, junto ao algodão
com elastano, tricoline e jeans serão a malharia mais usada.
Estampas:
Geométricas, xadrez, grafismos renovados, estampas figurativas e elementos da fauna e flora brasileiras, como coqueiros
e hibiscos tropicais, trarão o clima da estação para as roupas.
Acessórios:
Sapatos retrô vão dominar os pés de homens e mulheres nesta estação.
Sandálias
com salto revestido, transparências e vinil são as apostas. Bolsas,
tornozeleiras,
braceletes e colares em couro feitos à mão, além de lenços e jóias
com inspiração oriental, garantem um toque exótico ao look.
Veja os destaques dos desfiles na sequência do line up desta edição:
Abrindo o primeiro dia de desfiles, segunda (18), a
Animale trouxe para as passarelas, como modelo principal, uma das
angels da Victoria's Secret , a top americana Karlie Kloss, eleita pelo site Models.com
a top número 2 do mundo, atrás apenas de Gisele Bündchen. Karlie contou que ficou viciada
em uma frutinha típica da Região Norte, desde a última vez que veio ao Brasil:
o açaí! “O que mais gosto no Brasil são as
pessoas e a comida. Amo açaí! Os homens são lindos, as mulheres também”, disse
a modelo ao GNT, canal que transmitiu flashes ao vivo dos desfiles. O
dia continuou com as marcas Cori, Tufi Duek e Cavalera, que fechou com muita animação
e formas alongadas e fluidas misturadas com a aspereza do
jeanswear. A coleção tem influências diretas dos anos 70, apresentando recortes,
decotes estratégicos e transparências sinuosas, que seduzem e refrescam.
Na terça (19), Adriana Degreas, ao meio-dia, iniciou o
segundo dia, seguido de Acquastudio por Esther Bauman, Ronaldo
Fraga, Forum e Ellus. O grande destaque do dia foi o último desfile, inspirado
na riqueza da cultura indiana com suas cores e texturas e na atitude jovem e
trangressora do MotoCross, refletindo uma coleção focada nos detalhes.
Dia 20, quarta, foi a vez de
FH por Fause Haten, Fernanda Yamamoto, João Pimenta, Água de Coco por Liana
Thomaz, Neon e Triton fazerem bonito nas passarelas. A marca de beachwear, Água
de Coco inspirou-se nas riquezas, misturas e diversidades do Brasil com para as
estampas reproduzidas de fotografias reais produzidas pela marca de folhagens,
flores, frutas, aves brasileiras, o mar e pedras preciosas.
Quinta (21), Alexandre Herchcovitch levou à
passarela uma coleção minimalista inspirada na década de 1920, com destaque
para os sapatos com ar retrô nas cores preto e branco. Logo depois, as marcas
Amapô, Juliana Jabour, Osklen, Samuel Cirnansck e Colcci
apresentaram belíssimos desfiles.
Lino Villaventura fechou com
chave de ouro a temporada de verão, na sexta (22), que ainda contou com os
desfiles de Uma Raquel Davidowicz, Têca por Helo Rocha, R.Rosner. A coleção apresentada por Lino parecia um documentário
das criações do estilista paraense, com nervuras, ricos bordados de canutilhos
e pedras de cristal, vestidos que contornam as silhuetas das mulheres com
sensualidade, peças com mangas mais largas, que lembram libélulas. O
toque dramático de modelos com máscaras e adereços metalizados nas longas
tranças mostrou mais da personalidade de Lino Villaventura que se inspirou na
Amazônia, no Pará, no Nordeste, e em outras partes do mundo, encantando a
todos.
A próxima edição do SPFW está
prevista para o mês de outubro, mas antes disso, o Rio de Janeiro receberá o
Fashion Rio em sua temporada Verão 2014, entre os dias 15 a 19 de abril.
EM NÚMEROS
Maior
semana de moda do hemisfério Sul faz parte de uma cadeia que possui 30 mil
empresas formais e, segundo a Associação Brasileira de Indústria Têxtil, gerou
R$ 60,5 bilhões no ano de 2010. O setor é o 2° maior empregador desta indústria,
sendo responsável por 1,7 milhão de empregos diretos – 8 milhões, se somados os
indiretos –, dos quais 75% correspondem à mão de obra feminina.
O SPFW vai
muito além da moda, já são 16 anos de vida com números expressivos na economia
da cidade e na geração de oportunidades. São R$ 2 bilhões em negócios
movimentados, R$ 15 milhões em investimentos e mais de 2 mil showrooms de moda
a cada edição. Com duas edições anuais, desde junho de 1996, já contabilizam 35
e uma média de 30 desfiles em cada. Desde 1997, quando havia apenas 4 cursos de
moda no país, já foram criados mais de 140 cursos da especialidade após sua
primeira edição.
No quesito
sustentabilidade, ele é o 1º evento de moda no mundo Carbon Free (que compensa
as emissões de carbono produzidas durante a realização do evento), com mais de
mil árvores nativas da Mata Atlântica plantadas a cada edição, gerando 30 meses
de renda no campo a cada projeto Carbon Free.
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