sexta-feira, 26 de abril de 2013

Infância e Adolescência
Juizado  de Macapá integrou a caravana de combate ao trabalho infantil  


O Juizado da Infância e Juventude de Macapá - Área de Políticas Públicas e Execução de Medidas Socioeducativas foi representado por seu técnico, o Assistente Social Izaelson Victor dos Santos, na Caravana de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, que visitou os municípios de Porto Grande e Ferreira Gomes, numa intensa programação que incluiu palestras, oficinas e visitas aos órgãos da rede de assistência social do interior.

Uma das principais atribuições do grupo foi conversar com os prefeitos para que definam ações, metas e prazos para prevenir e eliminar o trabalho infantil nesses municípios. Nos encontros, a Caravana ressaltou que a população precisa estar mais consciente quanto à erradicação do trabalho infantil na região, e realizou, ainda, audiência pública nos dois municípios, em busca aos meios para "romper com as nocivas degradantes formas de trabalho infantil".

Nas sessões ficou reforçada  a necessidade de investimento na execução de políticas públicas efetivas, que atendam o público infanto-juvenil e seus familiares, a fim de minimizar os impactos da pobreza geradora do trabalho infantil. Os prefeitos Antonio Pereira (Porto Grande) e Eucias Guimarães (Ferreira Gomes) estiveram presentes à audiência e receberam cartas elaboradas pelas crianças que participaram das oficinas. As cartas retrataram o anseio dos menores à efetivação de políticas na área da educação, saúde, cultura, e outras, além da inclusão em programas e projetos sociais.

A Caravana de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil é oriunda do projeto "Contribuindo para o fortalecimento dos Fóruns Estaduais das regiões Norte e Nordeste e das redes locais", tendo como objetivo o enfrentamento do trabalho infantil. No Amapá, ela é coordenada pelo Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil - FEPETI/AP. A II edição da Caravana ocorrerá no período de 28 de abril a 03 de maio nos municípios de Tartarugalzinho e Calçoene.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...