sexta-feira, 19 de abril de 2013

Joel Salviano, nadador.

Reinaldo Coelho
Da Reportagem


A natação é um dos esportes mais completos e mais acessíveis a todo o gênero de pessoas; bebés, grávidas, idosos podem tirar vantagem desta modalidade desportiva, que reduz o impacto para a estrutura óssea. Normalmente, existem programas de trabalho dirigidos a diferentes faixas etárias, condições dos candidatos e grau de habilidade (principiante, intermédio ou avançado). Este pode ser encarado como um desporto de competição.
O Amapá já deu grandes nomes à natação brasileira,  e em 1956 foi  campeão brasileiro infanto juvenil de natação e o  tem o presidente da Confederação Nacional de Natação (CNJ) Coracy Nunes, que é filho de um falecido deputado amapaense e sobrinho do ex-governador Janary Nunes.  Hoje porem é uma das modalidades  pouco praticada, pois, mesmo tendo uma piscina olímpica e uma equipe de professores capacitados, o centro desportiva enfrenta problemas na manutenção das piscinas, o que interrompe seriamente os treinamentos dos poucos atletas.
 Quem está dando longas braçadas voltadas para conquistar o topo do podium nas competições regionais e nacionais é o nadador Joel Salviano de 18 anos que desde os oito anos de idade pratíca a modalidade. "Eu comecei a nadar em outro clube, porém não era voltado para competição. Quando vim para o centro didático Euclides Rodrigues, senti muito a diferença a partir dos treinamentos, eu passei a ter um novo olhar para a natação. E aos 13 anos já estava competindo, meu batismo foi no Campeonato Leonidas Marques, em Belém. Minha primeira medalha foi no nado borboleta  fiquei entusiasmado em ser o melhor".
Equipe do Centro Desportivo Capitão Euclides Rodrigues - Piscina Olímpica

O Joel deverá retornar esta semana a Belém para tornar a competir no Torneio Leônidas Marques e repetir o feito que lhe deu a primeira medalha na natação e trazer o ouro para o Amapá. "Estou preocupado pois tivemos um período curto de treinamentos e não tínhamos um horário fixo, pois a piscina passou por problemas sérios de higienização e tudo contribuiu para que o treinamento ficasse fraco, porém estamos incentivando esperamos conseguir boa colocação neste regional".

Uma das reclamação de Joel com referência a esse assunto é que  um amapaense consiga uma vaga para compor a seleção brasileira de qualquer modalidade para conseguir participar da Olimpiadas Rio2016 “ É muito remota, pois não está havendo uma mobilização para isso no Amapá. Infelizmente não temos visto nenhum interesse da parte das autoridades esportivas, para que um atleta local chegue a disputar a Olimpiada que acontecerá em 2016. Tivemos o Jarder nas Pan que trouxe um ouro e ostentou a Bandeira do Amapá. Como podemos ir se não existe nenhuma infraestrutura técnica e de saúde para que possamos nos preparar para uma competição de alto nível? Precisamos de técnicos so para isso. Nutricionistas e preparadores físicos, alimentação de alta qualidade. Só temos nos nossos 'Paitrocinios".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...