sexta-feira, 19 de abril de 2013

Vacinação: Sábado (20) é o dia D contra a gripe


Thais Pucci
Da Reportagem




Foi dado início na última se
gunda (15) a XV Campanha 
Nacional de Vacinação Contra Gripe em todo o Brasil. Neste ano, o período de vacinação ocorre de 15 a 26 de abril, e no sábado, 20, acontece o dia "D" de mobilização contra a gripe em Macapá. Neste dia, além das 23 unidades de saúde, mais 140 postos de vacinação estarão espalhados pela cidade, com funcionamento das 8h às 17h.



A meta do Ministério da Saúde é vacinar 32 milhões de pessoas, o equivalente a 80% do grupo prioritário: idosos com 60 anos ou mais, crianças entre seis meses e dois anos, indígenas, gestantes, pessoas privadas de liberdade e profissionais de saúde.  Este ano, começaram a fazer parte deste grupo, mulheres em puerpério (no período de até 45 dias após o parto) e doentes crônicos como cardiopatas, diabéticos, hipertensos, obesos, transplantados entre outros. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Macapá a meta é imunizar 55 mil pessoas deste público-alvo na cidade.

O objetivo da vacinação é contribuir para a redução das complicações, internações e óbitos provocados por infecções da gripe, e diminuir o risco de ter a doença grave. Foram distribuídas cerca de 43 milhões de doses da vacina, que protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno passado: influenza A (H1N1 e H3N2) e influenza B. Mesmo quem foi vacinado no ano passado deve tomar a dose novamente, pois os vírus estão em constante mutação e a vacina da influenza, por exemplo, tem imunidade comprovada que varia de nove a doze meses. A partir de 15 dias após a vacinação, as pessoas estarão protegidas.

As pessoas que apresentarem qualquer dos sintomas da gripe devem procurar tratamento no posto de saúde mais próximo, pois tanto a prevenção quanto o tratamento e o diagnóstico precoce fazem parte das ações do Ministério da Saúde, em parceria com estados e municípios. Para apoiar as ações de mobilização da população e de preparação das equipes de saúde da família, foi enviado R$24,7 milhões em recursos que serão repassados do Fundo Nacional de Saúde aos fundos estaduais e municipais.

Na região Norte foram mais de 3 milhões de doses, para atender uma população alvo estimada em aproximadamente 2,8 milhões de pessoas. Só para o estado do Amapá foram enviadas 770.520 doses, para atender a um grupo prioritário estimado em 703.669, segundo dados do Portal Saúde, do governo federal.

Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza. Feita com o vírus inativado, a vacina é segura e a única contra indicação é para as pessoas que têm alergia severa a ovo.

Em Macapá o serviço estará disponível nas salas de vacina das unidades básicas de saúde do município, que atendem de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. A sala de vacina do terminal rodoviário também vai ofertar a dose contra gripe durante todo período da campanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...