Brasil Sabor Cultura e gastronomia na 8ª edição do evento realizado em Macapá
Thais Pucci
Da Reportagem
Entre os dias 2 e 4 de maio, as regiões Norte, Nordeste, Sul, Sudeste, e Centro-Oeste se uniram na 8º edição do maior festival gastronômico do planeta. O evento, que acontece simultaneamente em mais de 23 estados no Brasil, foi criado para promover e valorizar a culinária brasileira. No estado do Amapá, o festival foi realizado através da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) com o apoio da Prefeitura Municipal de Macapá (PMM) e de instituições públicas e privadas.
Em cada lugar do país, artistas da culinária combinaram ingredientes da própria terra, criando pratos típicos deliciosos que ressaltam o que a região tem de melhor. Em Macapá, o público que passou pelo Mercado Central, entre 18h às 23h, conferiu a melhor comida amapaense em versões criadas especialmente para o festival. As degustações foram vendidas a R$ 7,00, na Praça da Gastronomia, montada na área externa do Mercado Central.
Com a temática "A comida do lugar em todos os lugares", o evento reuniu 14 restaurantes do estado, que criaram pratos inéditos para degustação e apreciação dos tucujus. Flora Restaurante e Triunfu´s Buffet representaram a cidade de Santana, enquanto, Cantinho Baiano, Restaurante Tacacá Atalaia, Das Marias Cozinha Industrial, Regini´s Buffet, Santa Rita Churrascaria, Temakeria Toshi Maki, Delícias da Mama, Restaurante Sarney, Da Lulu, Yong Xiang Restaurante Chinês, Restaurante Aconchego e Restaurantes Mariscaria, provaram que a cidade de Macapá tem um grande potencial gastronômico a ser explorado por seus moradores.
"Este foi o primeiro ano da participação da prefeitura no Festival, e este apoio foi fundamental para o sucesso desta edição do evento. As principais medidas que fizeram com que esta edição fosse diferencial foi a disponibilização do Mercado Central, organização do trânsito, com o fechamento da rua, a segurança reforçada, a organização dos táxis no entorno e diálogo com os ambulantes autônomos que trabalham no local para que aceitassem a realização do Festival naquele espaço" comentou Ana Cláudia Monteiro, que trabalha na prefeitura e se deliciava com um yakissoba do Yong Xiang Restaurante Chinês, durante a entrevista.
Ana Cláudia se delicia com um yakissoba durante o Festival |
Ana contou que apesar da enorme chuva do primeiro dia, quando ainda não havia cobertura e tendas no local, e a falta de lixeiras, sinalizada rapidamente pelos frequentadores do evento no twitter da PMM, o balanço geral do evento foi positivo. "Resolvemos os pequenos problemas que surgiram de forma ágil e eficaz. Esta foi a primeira vez que participei junto a organização do evento e fiquei feliz pois tudo correu como previsto e muitos estão elogiando o Festival nas redes sociais", comentou.
Para ela, que provou mais de oito pratos durante os três dias de evento, o mais gostoso foi o "Pirarucu Pavulagem", do Regini´s Buffet, elaborado com produtos regionais da Amazônia e servido com técnicas de alta gastronomia. Segundo a proprietária do restaurante, Regina Barbosa, a estrutura e a organização do festival foram muito boas. "As pessoas se sentiram à vontade neste ambiente. Agradecemos ao poder público e demais parceiros pelo apoio", falou Regina.
Moisés Silva participou pela quarta vez do Festival |
Moisés Silva, proprietário do restaurante Tacacá Atalaia há 12 anos, participou pela 4º vez do festival e comentou sobre a importância do evento para a valorização da culinária amapaense. "O Festival Brasil Sabor é uma ótima iniciativa para a divulgação do prato regional, e dos restaurantes locais. A cada nova edição, preparamos pratos inéditos que são avaliados pelo público, responsável por dar a primeira nota para a criação". A galinha caipira no tucupi ao creme de jambu, criada por ele, foi saboreada por mais de 300 pessoas durante os dias de festival, foi aprovada pelos visitantes e será vendido por R$20 no restaurante localizado no Terminal Rodoviário.
Durante os três dias, a Fundação de Municipal de Cultura (Fumcult) realizou uma programação cultural com muita música e apresentação de artistas locais. No palco montado na área externa do Mercado Central, a apresentação de abertura ficou por conta do músico João Amorim e banda, no dia 3, os músicos Beto Oscar e Helder Brandão apresentaram o show "São batuques", e no último dia (4) Osmar Junior e banda garantiram a alegria dos visitantes no encerramento das atividades no Mercado Central, da 8ª edição do Festival.
A programação do Brasil Sabor 2013 se estenderá até o dia 19 de maio, nos restaurantes participantes. Então, os apreciadores da culinária típica da Região Norte que não tiveram a oportunidade de participar do festival, ainda podem degustar esses pratos especiais e torcer para que eles façam parte do cardápio definitivo. Esse é mais um evento que fortalece o turismo na capital amapaense, já que a culinária é um dos atrativos de Macapá, e uma excelente oportunidade para fazer com que o resto do país conheça a tradição e as variadas misturas da região. Pena que acontece apenas uma vez por ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário