O trabalho numa perspectiva cristã
Dia 1 de Maio comemorou-se o Dia do Trabalho e, pensando em um tema para esta semana, achei uma boa ideia poder comentar, pela primeira vez, com vocês sobre isso: Trabalho; vocação. Antes de tudo, esteja em mente com o versículo de Romanos 11: 36, o qual diz "Porque d'Ele e por Ele, e para Ele, são todas as coisas; glória, pois, [seja] a Ele eternamente. Amém."
Durante a Reforma Protestante, Martinho Lutero insistia que todas as formas de trabalho honravam a Deus. Ser um fazendeiro, um artesão ou um artista era uma vocação, um chamado d'Ele, tanto quanto ser um pregador.
"Eu sou só um encanador." "Eu sou só uma dona de casa." "Eu sou só uma secretária". "Eu sou só um vendedor". O que vemos implícito nestas frases é aquela visão comum antibíblica da vocação, a ideia errônea de que apenas chamados divinos, trabalhos notoriamente cristãos ou profissões estereotipadas mais "elevadas" são trabalhos de verdade, são dignos. Como o trabalho ocupa a maior parte do nosso tempo, essas mentiras têm efeitos altamente destrutivos e negativos sobre nós.
Voltando ao versículo mencionado inicialmente, ele diz que: "todas as coisas", sim, inclusive o seu trabalho. Seu trabalho vem de Deus, é chamado dEle, Ele te deu o trabalho, Ele te planejou para isso, e Ele chamou você para realizá-lo. É por Deus, porque você faz o seu trabalho na dependência de Deus, buscando somente nEle orientação, proteção, força, bênçãos. E, finalmente, é para Deus, porque você faz seu trabalho para a glória dEle. Você trabalha como se Ele fosse seu patrão, seu gerente, seu chefe.
Quão desafiadora esta mensagem é, leitores! Pois, quando a rotina nos esmaga, desiludidos ou exaustos estamos, nossas murmurações e descontentamentos, muitas vezes, tornam-se mais frequentes do que a verdadeira gratidão a Deus pelo digno trabalho que Ele nos dá.
Em outras palavras, o pastor Tim Keller, incita ao leitor/ouvinte imaginar quanto tempo levaria para ele mesmo fazer uma cadeira. Ele, você, não teria que só cortar e moldar a madeira, mas também teria que fabricar as ferramentas. Para fazer as ferramentas, teria que buscar os minerais para fazer o metal. Levaria meses, talvez anos para fazer todas as coisas necessárias. Quando você compartilha do trabalho dos outros, diz ele, você pode comprar uma cadeira com o dinheiro equivalente ao número de horas do seu trabalho, não com meses de esforço.
Portanto, compreende-se que qualquer trabalho, os lícitos conforme a Palavra de Deus, é um serviço. Através do trabalho, edificamos uns aos outros e nos tornamos cada vez mais ligados. Quando o cristão realiza trabalho "secular", ele funciona como sal e luz no mundo (Mateus 5: 13-16). Você não é "só" algo ou nada. Você é o que Deus fez você ser e hoje você está fazendo o que Deus te chamou para fazer. E isso muda tudo.
Que o Senhor nos dê forças para labutar e estarmos sempre gratos ao trabalho que Ele nos dá, e, se você leitor, está desempregado, este texto serve também a você! Honre a Deus organizando a sua casa, honre-O na busca de emprego, na sua entrevista de trabalho. Certamente, colocando Ele em primeiro lugar, as demais coisas nos serão acrescentadas. Esta é uma das certezas que temos através da sua verdadeira Palavra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário