sexta-feira, 17 de maio de 2013

PNS - Pesquisa Nacional de Saúde indicará principais questões de saúde pública dos brasileiros.

Thais Pucci
Da Reportagem



Em 2013, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) continua a percorrer todos os cantos do país para coletar dados para suas pesquisas. Entre elas, o destaque deste ano promete ser uma pesquisa ampla, de interesse do Ministério da Saúde em parceria com o IBGE, que trará demonstrativos de como anda a saúde do povo brasileiro de forma detalhada.

A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), como será chamada, é um estudo inédito no Brasil. Essa será a primeira pesquisa a ser realizada a partir da mostra-mestra do Sistema Integrado de Pesquisas Domiciliares, ou seja, pela primeira vez os recenseadores do IBGE vão a campo coletar informações em domicílios.
"A pesquisa é um produto cada vez mais demandado por vários órgãos, inclusive os  Ministérios. Eles normalmente recorrem ao IBGE, pois além de ser um orgão oficial, que lhes garante segurança, está presente em todo o território nacional. A PNS vem sendo preparada, desde seu esboço no mínimo há 4 anos, e seguirá uma orientação internacional"  esclareceu Joel Lima da Silva, supervisor de disseminação de informações do IBGE. Segundo ele, apesar das políticas públicas serem criadas para o país inteiro, muitos utilizam a pesquisa do IBGE para conhecer as necessidades específicas de cada lugar, e saber exatamente quais são as diferenças entre os estados.

A previsão é que o edital para a contratação das dezesseis pessoas que trabalharão como recenseadores no Amapá, deva ser divulgado nos próximos dias, já que no cronograma divulgado para o ano de 2013, a pesquisa estava programada para os meses de junho, julho e agosto. "Houve um atraso para a divulgação deste edital, pois ele dependia do orçamento do Governo Federal, que foi aprovado nestes últimos dias. A nossa previsão é que muito em breve o edital será divulgado, e o calendário deverá ser refeito. Mas ainda este ano iniciaremos os trabalhos da PNS", comentou Joel. Os resultados devem ser divulgados apenas em 2014, devido a complexidade dos dados pesquisados. O governo autoriza o processo seletivo para contratar pessoas, especificamente para fazer essa pesquisa

Os brasileiros pesquisados deverão responder a mais de 700 questões que esclarecerão entre outras coisas, hábitos alimentares, esportivos, consumo alcoólico  além de questões relacionadas especificamente a área da saúde, como tipo de doença que apresenta, acesso ao sistema de saúde, onde são os atendimentos e se possui algum plano médico. Dependendo da idade haverá perguntas específicas para cada faixa etária, entretanto, todos serão pesados e medidos, visando diagnosticar como

 está o estado de saúde do brasileiro.
Além da visita dos recenseadores do IBGE, cerca de 20 a 25% das pessoas selecionadas para a realização de exames laboratoriais de sangue e urina (que mostrarão resultados como colesterol, triglicerídeos, glicose etc). A coleta deste material do morador entrevistado será feito por um técnico de enfermagem, de um laboratório local definido por um hospital, de renome no Brasil, a ser definido pelo Ministério da Saúde. 

A pesquisa será feita com uma amostra válida da população. Serão aproximadamente 1500 domicílios visitados no estado do Amapá, em 12 municípios diferentes. A coleta será baseada nos mesmos municípios utilizados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD). Na zona rural dos municípios, será realizado apenas um questionário por dia e na cidade, serão no máximo dois. Em aproximadamente três meses de coleta a pesquisa deve ter os dados necessários para a formulação dos estudos estatísticos.
"O maior objetivo dela (PNS) é fazer um diagnóstico da população brasileira, um raio X da saúde no país, e por estado. A partir desse resultado, definir políticas públicas para melhorias no setor da saúde de todo o Brasil" concluiu Haroldo Canto Ferreira, Chefe da Unidade Estadual do IBGE no Amapá.

O próximo censo, estudo estatístico referente à população, só será realizado no ano de 2020, pois acontece de 10 em 10 anos, nos anos de final 0, e desta forma o último censo realizado no Brasil foi no ano de 2010. No intervalo entre dois censos demográficos, realiza-se a contagem de população, que está prevista para 2015. Este processo de contagem é simplificado e poucas perguntas são respondidas pelos entrevistados como quem mora no domicílio, idade, sexo e parentesco. No ano de 2010, foram aproximadamente 600 recenseadores contratados, e para a contagem populacional de 2015, estão trabalhando na elaboração dos mapas e testes e será aberto um processo seletivo simplificado para a contratação de aproximadamente o mesmo número utilizado na pesquisa de 2010, para iniciar as pesquisas em abril de 2015. Serão 3 meses de coleta de informações, tempo que duram normalmente as pesquisas realizadas pelo órgão, e os resultados devem ser divulgados em agosto do mesmo ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...