Thais Pucci
Da Reportagem
A revisão cadastral é obrigatória para os eleitores, e será realizada em todos os municípios até fevereiro de 2014. O recadastramento, de forma biométrica, que teve início em abril de 2013, tornou-se obrigatório após provimento da Ministra Nancy Andrighi, Corregedora-Geral da Justiça Eleitoral.
Ao realizar o cadastro biométrico, o cidadão passará a ser identificado em sua seção eleitoral por meio da impressão digital, ou seja, depois de fazer a leitura digital, o terminal irá liberar a urna para votação. Com esse novo sistema, além de agilizar o processo de votação, o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) pretende evitar diversos tipos de fraudes, como eleitores votando no lugar de outros.
A revisão biométrica é obrigatória para todos os eleitores. Em Macapá, são mais de 255 mil eleitores, e até o momento pouco mais de 12% deles fizeram o cadastro. O município de Ferreira Gomes é o único que já possui 100% de seu eleitorado cadastrado biometricamente. Em muitos municípios, a data de início do processo não foi divulgada, pois os kits biométricos necessários para a realização da revisão ainda não foram liberados pelo Tribunal Superior Eleitoral.
Eleitores maiores de 16 e menores de 18 anos, pessoas acima de 70 anos e analfabetos, que são considerados eleitores facultativos, apesar de não serem obrigadas a votar, deverão realizar também a revisão, caso queiram exercer esse direito. A procura dos idosos para a revisão no TRE-AP tem sido alta. Além deles, deficientes físicos ou com dificuldade de locomoção, grávidas e pessoas com crianças de colo tem prioridade no atendimento.
Para realizar a revisão, os eleitores devem se dirigir a um dos postos de atendimento disponíveis: No prédio do Tribunal, o horário de funcionamento é das 8h às 14h; Nas unidades do Super Fácil do Centro e das Zonas Norte e Sul, o horário das 8h às 13h, sempre durante a semana. Para acelerar o processo e evitar as longas filas, o TRE ainda realizará ações itinerantes nos bairros mais distantes do centro da cidade, com datas e locais a serem definidos. Atualmente, existe um posto na Secretaria de Estado de Administração.
Quem não realizar a revisão até o fim do prazo terá o título cancelado automaticamente pelo sistema e não poderá votar nas próximas eleições, em 2014. E os transtornos não param por ai, as pessoas que perderem o prazo ainda ficarão impedidas de realizar inscrição em faculdade, tirar passaporte, obter carteira de identidade, contrair empréstimo em instituições financeiras, participar de concorrência pública ou administrativa e ser nomeado, caso aprovado em concurso público.
Por isso, o TRE-AP alerta aos eleitores de Macapá que não deixem para realizar a revisão eleitoral obrigatória nos últimos dias do prazo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário