sexta-feira, 26 de julho de 2013

ELEIÇÕES 2014
Camilo acelera articulações desprezando parte do PT e agradando outra


José Marques Jardim


Com um dos piores índices de aceitação dos últimos 30 anos, Camilo Capiberibe tem se desdobrado para correr atrás do prejuízo e tentar convencer políticos para entrarem em seu barco que navega com dificuldade, com muitos apostando que ele não chega do lado de lá.A última investida do governador foi a nomeação de Richard Silva para o cargo de Secretário de Estado do Turismo. Militante do Partido dos Trabalhadores, o vereador que pertence à corrente de Nogueira, é na realidade um elo entre o governo do Estado, que desde o início fechou-se num apoio explícito à corrente de Dora Nascimento, vice-governadora e Joel Banha, ex-secretário de Obras e hoje deputado estadual.Nogueira e a deputada Dalva Figueiredo estavam fomentando um racha entre governo e PT, pois as duas correntes hoje possuem maioria na executiva do partido. Dalva chegou a anunciar rompimento com o governo e entregou os cargos começando um namoro com o Psol de Clécio Luís e do senador Randolfe Rodrigues, que jura de pés juntos que vai disputar o Setentrião em 2014.

Camilo tenta se equilibrar no tabuleiro, prestes a levar um xeque-mate. Enfraquecido com a baixa popularidade junto ao eleitorado e desgastado em categorias importantes que poderiam lhe render fortes apoios políticos, o governador da “mudança” busca apoios no racha do PT, um partido esfacelado ideologicamente e com uma divisão feudal. Na visão de Capiberibe, parte do Partido dos Trabalhadores ainda pode lhe servir e quem sabe o salvar no naufrágio certo em 2014. Este elo está mais próximo com antigos aliados de Santana, segundo maior município do Amapá e que ainda tem em Antônio Nogueira um forte nome na política. A força do ex-prefeito foi mostrada na eleição para o Conselho Tutelar realizada semana passada, quando a candidata a apoiada por ele ficou em primeiro lugar. Voltando à troca de favores, a nomeação de Richard foi um pedido feito pelo diretório santanense do PT e prontamente atendido pelo governador. O presidente da executiva do partido, José Amiraldo Ferreira da Silva assinou documento dizendo que “tendo em vista a mudança na correlação de forças políticas internas do partido, no município, o diretório requer que sejam tomadas providências com relação à repactuação dos espaços dentro da Secretaria de Estado do Turismo”. Ele vai mais longe e declara que "A decisão está pautada no processo de fortalecimento do PT e da aliança do PSB", segundo a nota petista. Na última terça-feira, 23, Camilo Capiberibe fez a lição de casa e encaminhou decreto de nomeação para a imprensa oficial para ser publicado no dia seguinte. Na nomeação, agradeceu de praxe o trabalho do ex-secretário Dorival da Costa dos Santos, que estava à frente da pasta desde dezembro de 2012.


O governador tem feito acertos cm os petistas há vários meses. Não foi sem motivo que colocou Zé Luís, vereador de Santana e irmão do ex-prefeito Antônio Nogueira, como deputado estadual, tirando Cristina Almeida da cadeira e a realojando na Secretaria de Agricultura. Se a estratégia de reaproximação e conchavo vai funcionar não se sabe. A verdade é que o PT não anda bem das pernas Estado a dentro. As prefeituras petistas estão com sérios problemas em Pracuúba, onde o prefeito Júnior Leite foi cassado pelo T.R.E por compra de votos e Valdo Izackson em Ferreira Gomes, pelo mesmo motivo. Em Oiapoque, Miguel do Posto amarga uma administração sem qualquer apoio do governador e já chegou a cogitar renúncia durante uma onda de protestos da população. Se o eleitor calejado e sofrido vai cair no truque do “cavalo de Tróia”, só o tempo dirá. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...