sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Estão abertas Inscrições para o SESCanta 2013


Fabiana Figueiredo
fabianafb.ap@hotmail.com

Promovido pelo Serviço Social do Comércio - Departamento Regional no Amapá (Sesc Amapá), a Mostra de Música Sescanta Amapá completa 10 anos em 2013, e possui novidades com atividades de divulgação cultural e formação para os músicose em escolas.

O Sescanta tem o objetivo de contribuir para o processo de criação e difusão da cultura do Estado do Amapá, possibilitando a troca de experiência, técnica e conhecimento no âmbito musical, através da integração entre compositores, instrumentistas e intérpretes dos cenários musicais que identifiquem a cultura amapaense.

As inscrições estão abertas desde a primeira semana de agosto, e se encerram no dia 30 de agosto. Elas podem ser feitas na Casa da Cultura, no SESC/Araxá, no horário de 8 às 12h e das 14 às 18h; a ficha de inscrição vem anexada ao regulamento que está no site do SESC (www.sescamapa.com.br).
Podem se inscrever músicos, compositores, intérpretes e grupos musicais de todo o Estado do Amapá, onde cada candidato deverá obrigatoriamente apresentar 3 músicas de autoria própria, de qualquer ritmo musical, inclusive instrumental. Uma das músicas deverá ser inédita e original, ou seja, que não tenha sido gravada em CD ou DVD com tiragem comercial ou premiada em Mostras ou Festivais.


No ato da inscrição, o cantor ou grupo deverá apresentar 4 cópias das letras dasmúsicas digitadas com suas respectivas partituras e/ou cifras, pseudônimo e nome da música;um CD com a gravação das músicas no formato MP3 ou WAV. É vetada a participação dos servidores do SESC,Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio), ou parente até segundo grau dos empregados dessas instituições.

A Seleção acontecerá nos dias 9,10 e 11 de setembro, por uma comissão indicada pelo SESC/AP, constituída por músicos, professores de Língua Portuguesa e técnicos que atuam na área musical do SESC de outros Estados. Serão escolhidos 12 compositores, seguindo os critérios do conjunto da obra, letra, arranjo e interpretação; cada um irá apresentar suas 3 músicas, totalizando 36 músicas. O resultado sairá no dia 13 de setembro.

SESCanta na Escola

Michele Lobo, Coordenadora de Cultura do Sesc Amapá, define que o “SESCanta na Escola” é um “desdobramento”do projeto piloto; ele se caracteriza como formação de plateia e do público infantil, assim como também uma mostra musical.Os cantores selecionados deverão participar do “Sescanta na Escola” e se apresentar na escola selecionada para receber o “desdobramento”, que será realizado nos dias 19 e 20 de setembro.

Somente este ano, o Sescanta na Escola funcionará na Escola SESC; nos próximos anos, o objetivo é expandir para as escolas públicas de ensino fundamental e médio. No desdobramento, o músico ou intérpretes levarão aos estudantes de maneira simples, a musicalidade proposta no evento SESCanta, sob o formato de mini apresentação do músico, seus trabalhos e a utilização de instrumentos.

Formação dos músicos

Outra novidade é que o Sesc vai ofertar três oficinas para os 12 candidatos escolhidos, para formação dos músicos. Com mais de 40 anos de carreira como cantora, compositora e instrumentista no Rio de Janeiro, Lucina Carvalho é quem vai ministrar as oficinas criativas, como “O Som da Palavra” e “Usina da Voz”.

Premiação

Todos os doze compositores receberão um incentivo cultural de mil e quinhentos reais; receberão, também, certificados de participação e troféus.
No projeto, também consta a gravação do CD da Mostra de Música SESCanta Amapá 2013, que incluirá 12 das 36 músicas do projeto, sendo uma música para cada compositor. O lançamento será por conta do Sesc, que fará a tiragem de mil cópias.
Como parte da premiação, os doze compositores também estarão inscritos em apresentações no Projeto Botequim para o ano de 2014.

O evento


O SESCanta Amapá acontecerá nos dias 3 e 4 de outubro. Ele acontece com o objetivo de promover, estimular e difundir as músicas e intérpretes locais, incentivando novos compositores e obras musicais; já que há poucos projetos de incentivo à música popular amapaense, que difunda e estimule essa produção local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...