sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Transporte coletivo

Transporte coletivo
Caro e sem serviço de qualidade


Thayana do Espirito Santo
Da Reportagem




A insatisfação com o transporte coletivo urbano é a causa de enumeras reclamações. O que se ver é o retrato do descaso com a população. Um ponto questionado pelos usuários é a qualidade do serviço oferecido pelas empresas, pois o preço da passagem cobrada no valor de R$ 2,10 está além da qualidade oferecida. Para os usuários o serviço continua péssimo, deixando muito a desejar.




O gestor de bilhetagem do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros, Artur Satão, discorda que o serviço prestado pelo o transporte coletivo urbano seja de péssima qualidade, como dizem os usuários. Ele afirma, que o SETAP junto com a Companhia de Trânsito de Macapá (CTMac), vem aperfeiçoando o serviço de atendimento aos usuários, qualificando os motoristas dos coletivos, aumentando a frota de ônibus, adequando os veículos aos portadores de deficiências e instalando sistemas que permitam o controle preciso da circulação dos ônibus, desde a sua saída até a sua chegada, oferecendo qualidade e conforto aos passageiros.


Mas, a população discorda do gestor. Todos os dias os usuários do transporte coletivo passam pelo mesmo transtorno, para eles é visível que nada mudou. Entretanto, o SETAP deveria investir na qualidade e no conforto dos passageiros, para fazer funcionar a logística dos horários, cumprindo o seu percurso pontualmente do início ao fim, aumentar a frota nos horários de pico, oferecer cursos e treinamentos aos motoristas e cobradores, para melhorar o atendimento ao público.


Ponto de ônibus


Todos os dias centenas de passageiros, trabalhadores e estudantes dirigem-se aos pontos de ônibus, paradas oficiais, ou seja, são aquelas que estão registradas no sistema da CTMAC e SETAP, e as paradas não oficiais, conhecidas como paradas viciadas, porém ambas concentram um grande número de usuários, não possui infraestrutura para comporta-los. As paradas não têm condições de abrigar os usuários, pela falta de cobertura para protegê-los da variação climática e a ausência de bancos para esperarem sentados pela demora dos coletivos.

Sinalizações

A falta de sinalizações nas paradas de ônibus inviabiliza a identificação das mesmas, tanto para usuários quanto para motoristas, causando assim a criação de paradas viciadas, dificultado mais ainda a vida do condutor. Sendo oficiais ou não, ambas não são respeitadas, nem possuem sinalizações, e o que se vê são motoristas queimando paradas, não cumprindo rota e desrespeitando a população.

Atendimento ao idoso

Os idosos sofrem muito com o descaso dos motoristas. Pois, os mesmos passam a desviar das paradas quando os avistam, faltando com respeito e ainda descumprindo o Estatuto do Idoso que garante o “Passe Livre” nos transportes coletivos. Assim diz o Art. 230, § 2º - “Aos maiores de sessenta e cinco anos de idade é garantida a gratuidade nos transportes coletivos urbanos”. Portanto, faz-se necessário apenas cumprir a lei com responsabilidade.

Acessibilidade ao portador de deficiência

A falta de infraestrutura nos transportes coletivos, prejudica muito a acessibilidade de pessoas portadoras de deficiência. Os usuários com limitações, seja ela física ou visual, encontram várias barreiras quando precisam se locomover utilizando o transporte coletivo, a dificuldade vai do condutor ao cobrador não qualificado para ajuda-los. E muitas vezes até os elevadores não funcionam, estão quase sempre quebrados.

O gestor de bilhetagem defende o SETAP e afirma que tem feito melhorias, cumprindo todas as exigências para oferecer um serviço de qualidade, inclusive cumprindo com o decreto normativo para acessibilidade do portador de deficiência, o fato dos elevadores estarem quebrados constantemente não é culpa do SETAP, pois o mesmo realiza manutenção regularmente nestes elevadores, e acredita que o grande culpado dos elevadores constantemente estar quebrado é a falta de asfalto na cidade.

Por outro lado, a CTMac afirma quem vem trabalhando junto ao SETAP para melhorar o trânsito e o transporte no município, de acordo com diretor de trânsito, Andrey Rego, a CTMac está trabalhando para melhorar a sinalização e o asfaltamento, pois dezesseis vias serão contempladas. Algumas vias já se pode ver que estão sendo asfaltadas e sinalizadas, quanto às paradas existem 1050 pontos de ônibus, que precisam apenas de 600 paradas, para que se tenha uma eficiência na sinalização. Já estão sendo feitos os serviços de otimização em conjunto com: SETAP, CTMac e a população.

Enquete





“- A qualidade do serviço é ruim porque para nós que possuímos limitações existem poucos ônibus para os cadeirantes o elevador quando não está quebrado, e para o deficiente visual tem que depender da boa vontade de outras pessoas para identificar o ônibus“. (Roberto Gusmão, portador de deficiência)

“- Para nós aposentados é péssimo o serviço do ônibus, que só funciona quando tem um pessoal junto com o idoso para os ônibus pararem, mas quando os idosos estão sozinhos nas paradas os motoristas desviam e não param”. (Manoel da paixão, aposentado)

“- O transporte é muito ruim, os ônibus estão sempre lotados, demora muito a passar e por causa disso chego na maioria das vezes atrasado na escola.” (kelson Balieiro)


“- Eu vejo uma defasagem no transporte coletivo, de péssima qualidade no serviço, ou melhor, um caus. As ruas cheias de buraco e nada funciona.” (Raul de Oliveira, autônomo)

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