Na próxima sexta-feira, dia 13 de setembro, feriado cívico estadual, comemora-se os 70 anos de criação do ex-Território Federal do Amapá. Diversas entidades reuniram-se para elaborar uma programação alusiva à data, envolvendo história, educação, música, exposições e poesia.As atividades vão acontecer de 13 de setembro à5 de outubro em diversos pontos da capital.
![]() |
Desfiles na AVENIDA FAB |
Estão em parceria o Senador do Amapá, Randolfe Rodrigues, Fundação Municipal de Cultura (Fumcult), Instituto Joel Magalhães (Ijoma), com o apoio da Confraria Tucuju e Associação Nacional dos Profissionais de História - Secção Amapá (Anpur).
A programação será aberta com um show beneficente, com os artistas locais, onde toda renda será revertida em prol do Ijoma. Também será realizado uma série de debates e mini-cursos na Universidade Federal do Amapá (Unifap), concurso de redação entre as os alunos das escolas municipais, apresentações do grupo Poesia na Boca de Noite, testemunhos dos pioneiros do Estado e a Missa dos Povos para fechar a agenda de eventos e abençoar os próximos 70 anos.
Em 13 de setembro de 1943, o governo federal cria os Territórios Federais, através do decreto-lei nº 5.812. Entre eles, estava o Amapá. Em 1944, o Amapá recebe seu primeiro governador: Janary Gentil Nunes, que prefere como capital a cidade de Macapá e não mais a cidade do Amapá.
Entre 1980 e 1990, a economia cresce bem visivelmente, com base no extrativismo mineral e vegetal e em atividades industriais. Em 1988, beneficiado pela nova Constituição Federal, o Amapá se torna Estado. (Fabiana Figueiredo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário