Dj Roberta Gato
Conquista público pelo país
A jovem se tornou Deejay há pouco tempo, mas já se destaca em eventos de Música Eletrônica em Macapá e cidades do Centro-Oeste
Fabiana Figueiredo
fabianafb.ap@hotmail.com
Nos últimos meses, uma bela jovem está conquistando um grande público na região Centro-Oeste, que curte uma boa música mixada. A jovem é Roberta Gato, amapaense de 25 anos de idade, personalidade forte, e que se tornou Dj de música eletrônica há pouco tempo. O Tribuna Amapaense conversou com Roberta que contou um pouco de sua história, como descobriu seu talento, como consegue conciliar a distância da família e comentou sobre o mercado de música eletrônica pelo país.
Roberta Gato sempre morou em Macapá, até o início do ano passado, quando foi residir em Anápolis, Estado de Goiás. Quando se mudou, estava no 7º Semestre do curso de Direito. "Na verdade, eu nunca soube muito bem o que eu queria fazer; desde a adolescência eu era muito confusa, acho que isso tem muito a ver com a minha personalidade", ressalta.
Ela chegou a fazer Jornalismo, Publicidade e Propaganda e, quando fazia Direito - Roberta afirma que vai concluir o curso como satisfação pessoal -, teve o primeiro contato com a função de organizar eventos. "Eu tinha um vazio dentro de mim, e foi aí que eu descobri algo que me fizesse plenamente feliz", revela a jovem.
Então, Roberta começou a fazer eventos em Macapá, como a Party Music House (ocorrida em 5 de Outubro de 2012, com a Dj Thascya): "Tive um súbito, uma iluminação na minha cabeça, foi quando eu percebi que poderia ser Dj, porque gosto de música, sempre tive muita facilidade musical, eu gosto de noite, e eu gosto de festas, e pensei que seria algo que me completasse".
Estudos em São Paulo
O "impulso" maior para a profissão de Dj veio de Daniel Paz, cantor de sertanejo e hoje marido de Roberta. "Um tempo antes, conheci meu atual esposo, que é o Daniel [Paz], e foi com ele que eu comecei a trabalhar com eventos; fui morar em Anápolis, e nessa transição eu decidi ir para São Paulo, pois eu tinha que procurar um lugar que me desse todo o suporte, para que eu não fosse um profissional medíocre", destaca.Chegando a São Paulo, Roberta Gato se profissionalizou em pouco tempo. "Matriculei-me na Dj Ban, que é a melhor escola de Dj do Brasil, referenciada com vários prêmios nacionais e internacionais. Era um curso intensivo de 5 horas de aula prática por dia, na qual eu me formei em 8 dias; no final do curso teve uma prova para avaliar meu aprendizado. Passei e então comecei a atuar no mercado da música eletrônica", revela.
Dj Roberta Gato está no mercado há quatro meses, fez seu lançamento em uma boate de Anápolis, e já fez cerca de quinze apresentações como atração principal. "Tudo isso faz pouco tempo, foi tudo muito rápido, muito meteórico e, desde então, graças a Deus estou levando", festeja Roberta.
Para promover tanto a Dj Roberta Gato quanto o cantor Daniel Paz, os dois gerenciam a agência Party Music, que realiza assessoria de vários artistas, mas também trabalha com a promoção de eventos."Além de sermos artistas, também agenciamos outros artistas e promovemos eventos".
Mercado para DJ's
Roberta Gato relata que o mercado da Música Eletrônica no Brasil é difícil; para ser um bom profissional, exige muito estudo, e a situação é mais difícil ainda para as mulheres: "O mercado da música eletrônica é um mercado muito exigente, embora muita gente não conheça; mas quem trabalha no ramo, sabe. Tem que estudar muito, e o Dj tem que sempre procurar inovar nas suas apresentações, nos seus sets. (...) Então você tem que estudar bastante para que você seja diferente no mercado, criar a sua marca, sua identidade".
Sobre seu estilo, Gato gosta de tocar ElectroHouse, ProgressiveHouse, DeepHouse, Hip Housee esta iniciando com o Tech House; onde cada variação musical contém certo número de batidas, e misturadas com algum outro estilo. "O Dj de música eletrônica tem sempre que inovar, sempre montar bons sets, sempre deixar a pista pra cima, ter o feeling de pista, o feedback, porque tocamos para diferentes públicos, em diferentes locais do Brasil", afirma.
Roberta comenta, ainda, sobre o mercado para Dj mulheres. "Esse mercado é mais complicado ainda, porque, pelo fato da gente usar a nossa beleza e a nossa sensualidade, se apresentarmos um produto ruim, aí ficamos rotuladas como Dj que só está tocando porque é 'bonitinha'; tem que mostrar profissionalismo, estudar muito".
Projetos
Para ela, o mercado de música eletrônica em "Anápolis é pequeno para esse mercado, porque, por mais que esteja do lado de Goiânia, de Brasília, o mercado sertanejo ali ainda é bem intenso. Acredito que, para mim, São Paulo seria o ideal, mas como estou iniciando, quero esperar mais um pouco, me sentir mais preparada, para ir para São Paulo e, futuramente, ir até para fora do Brasil, que é um dos meus planos".
De acordo com Roberta, ela e o marido pretendem "ir para São Paulo ou Rio de Janeiro, ainda estamos decidindo para quelugar iremos juntos". O motivo é para que eles possam conseguir ampliar "esse nosso mercado, porque esse ramo gira em torno do eixo Rio-São Paulo".
Morar longe de Macapá //// Vida Pessoal
A amapaense revela que a "vida em Anápolis é muito tranquila, lá ainda consegue ser uma cidade bem legal de morar, sem aquela multidão, sem grandes prédios, e é até parecido com Macapá".
Perguntada sobre conciliar a saudade da família e o trabalho, Dj Roberta Gato ressalta que é difícil. "Mas ao mesmo tempo em que é difícil, é legal, porque eu aprendi muita coisa depois que eu saí daqui; meu pai é muito protetor, porém amadureci muito; morar longe da família é bom, o legal é que você pode voltar e visitar".
"Foi trabalhando com ele que eu descobri que tinha esse talento para música", ressalta Roberta quanto ao marido Daniel Paz. Com relação à ele, Roberta admira o muito, porque "ele é muito compenetrado, dedicado; quem não conhece essa vida musical, acha que é só glamour; mas quando você conhece uma pessoa como ele, que estuda demais, o dia inteiro procurando melhorar como cantor, você vê que a pessoa trabalha muito". Daniel Paz, 25 anos, é cantor de música sertaneja e tem 8 anos de carreira.
Gato também admite que a carreira é dura, "trabalha demais e,às vezes, não alcança o que você quer, mas é massa porque quando você alcança o sucesso, o retorno vem muito rápido. Então, ele é uma pessoa admirável como artista; e como marido, não tenho nem o que falar, senão eu não estava casada com ele".
Cultura no Amapá
A Dj se profissionalizou e está crescendo na carreira fora de Macapá, revelando que o Estado não valoriza seus artistas. Nas últimas semanas, uma atrapalhada entre artistas locais e a Secretaria de Estado da Cultura(Secult) têm causado várias discussões, principalmente em redes sócias.
O fato aconteceu com o Edital de classificação para Artistas que se apresentariam na 50ª Expofeira Agropecuária do Amapá, em que artistas contestam a falta de coerência entre as exigências do edital e a seleção divulgada, na última terça-feira (24). O processo exigia "singularidade e originalidade da obra e de sua execução, comprovação de experiência e caráter inovador do trabalho", mas diversas atrações selecionadas foram incluídas no gênero "Toca tudo".
Sobre o fato, Dj Roberta comenta que nunca havia visto essas exigências em Editais. "Isso não existe! Só em Macapá. Foi a primeira vez que eu vi isso na minha vida! Isso é humilhante, porque o artista não precisa fazer comprovar que ele é bom, principalmente um artista local, porque a Expofeira é daqui do Amapá. São artistas tão conhecidos, e não é possível que o Secretário nunca tenha ouvido falar dele; eu tenho certeza que eles não precisam provar que eles tenham ensino superior pra mostrar sua arte. Eu achei ridículo!".
Agenda
Dj Roberta já tocou em Macapá e em Anápolis (Boite CO2, Alizzari Disco, Engenhão). Na agenda, já está marcada uma apresentação em Brasília; e também em Pato de Minas (MG), no final de novembro. Ainda em novembro, Dj Roberta e Daniel Paz irão "fazer a abertura do show do Vitor e Léo. Começa em Anápolis e depois segue a turnê em várias capitais do Brasil, por conta do aniversário da empresa Havan". E já está marcado também, uma futura apresentação em Salvador.
.jpg)









.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário