sexta-feira, 29 de novembro de 2013

AMAPÁ PAPO FARTO -



Campanha 'Novembro Azul' chega ao fim alertando para saúde do homem

Foram realizadas atividades e atenção voltada para câncer de próstata e outros agravos.


O chamado NOVEMBRO AZUL chega ao final hoje, 30, e foi realizado durante todo o mês com objetivo de chamar atenção para os cuidados com a saúde masculina. Segundo as respectivas das secretarias municipais de saúde, a programação foi voltada não somente para a prevenção ao câncer de próstata, mas também para várias outras doenças que atingem os homens.

Homens vivem em média 7(sete) anos menos que as mulheres. Sabe por que? Porque o homem não cuida da própria saúde. Cuidar da saúde tornou-se uma questão cultural. Enquanto as mulheres aprendem, desde cedo, que é preciso ir regularmente ao ginecologista, os homens são criados sem esse hábito. Como consequência sofrem males que poderiam ser evitados caso houvesse atitude preventiva.

Na capital, Macapá, o calendário de atividades previu alertas voltados ao sedentarismo, hipertensão, diabetes e fumo. Segundo o secretário de saúde da capital, Dorinaldo Malafaia, as unidades do Programa Saúde da Família (PSF) estiveram abertas para exames e consultas voltadas para o público masculino.
"É uma relação do Outubro Rosa com o Novembro Azul, sabemos que as mulheres se cuidam bem e queremos que isso aconteça com os homens. A programação foi voltada para o câncer de próstata, mas queremos mais, que eles se cuidem de maneira geral, quanto à hipertensão, diabetes, diminuição do sedentarismo e antitabagismo", explicou o secretário.

Para o Padre Paulo, O "Novembro Azul - É preciso tocar neste assunto!", campanha realizada pelo Instituto do Câncer Joel Magalhães (IJOMA), o qual é Presidente. "Tratamos o mês de novembro com dedicação especial aos homens, com campanhas de saúde, conscientização, prevenção e combate ao câncer de próstata", afirmou o presidente.

Durante o mês de novembro a programação contou com ação social ofertando exames de PSA (Antígeno prostático específico) e toque retal, além da tenda de saúde com atendimentos realizados com testes de glicemia, pressão arterial, IMMC, assistente social, nutricionista, enfermeiros e técnicos. "Nossa campanha é para conscientizar o homem do problema. E mostrar que a prevenção é o melhor remédio para evitar a doença", alertou o diretor do Ijoma, Padre Paulo Roberto.

Câncer de próstata o maior problema - O câncer de próstata é um processo causado pelo crescimento anormal e desordenado de determinadas células que acabam por formar massas, denominadas de tumores. Os tumores malignos, conhecidos como cancro, caracterizam-se pela sua capacidade de crescer de forma incontrolada, invadindo não só os tecidos mais próximos como os mais distantes. Quando se estendem a outros órgãos através da corrente sanguínea ou linfática dão lugar a um processo chamado metástase.

Sintomas - Incapacidade em urinar, urinar em pequenas quantidades, urinar frequentemente, especialmente durante a noite, sentir dor ou ter incontinência e eliminar sangue.
Prevenção - Alguns médicos recomendam a realização do toque retal e da dosagem do PSA a todos os homens acima de 50 anos. Para aqueles com história familiar de câncer de próstata (pai ou irmão) antes dos 60 anos, os especialistas recomendam realizar esses exames a partir dos 45 anos. Entretanto, vale lembrar que somente o médico pode orientar quanto aos riscos e benefícios da realização desses exames. Não existem evidências de que a realização periódica do toque retal e dosagem de PSA em homens que não apresentem sintomas diminua a mortalidade por câncer de próstata. Manter uma alimentação saudável, não fumar, ser fisicamente ativo e visitar regularmente o médico contribuem para a melhoria da saúde em geral e podem ajudar na prevenção deste câncer. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...