sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Um líder já nasce pronto?
Este tema é complexo, e ao longo dos tempos tem sido motivo de muita polêmica, isto porque, muitos teóricos esquecem que líderes ou liderados são pessoas, sujeitos subjetivos. Estamos sempre ouvindo está expressão "os líderes nascem pronto", para muitos especialistas todos nasceram. Pois, segundo eles ninguém veio a este mundo sem nascer primeiro.
O certo é que, algumas pessoas nascem com perfil de liderança e se destacam entre as demais. Para os estudiosos, os líderes não são  que possuem melhor grau de formação, mais sim através dos seus comportamentos e atitudes que fazem diferenciar. S ão aquelas pessoas que tem a capacidade de envolver as demais, principalmente dentro de uma organização, são comunicativos, compartilham, tem a capacidade de envolver o grupo, são inovadores e criativos, além disso, são sempre proativos.
Muitos estudiosos sobre o assunto concluíram que Liderança é um processo de influenciar pessoas a ultrapassar limites pré-estabelecidos. Assim, podemos afirmar que todas as teorias estão certas ou erradas, dependendo de como e onde são utilizadas.
Muitas pessoas já foram promovidas à função de liderança em determinada altura do campeonato, mas a promoção não foi acompanhada da tão necessária formação. Assim são os líderes nas organizações, muitas vezes não possuem tanto conhecimento técnico, mas suas habilidades de liderança bem definidas fazem com que confiem a ele um cargo de gerente.
Em recente reportagem publicada no jornal O Estado de São Paulo (setembro/2013), mostra o perfil dos profissionais que atuam em cargos de liderança em empresas no Brasil está bem longe do idealizado por eles mesmos. É o que aponta uma pesquisa do Hunter Consulting Group, realizada com 300 executivos de grandes empresas com atividade no país.
A competência dos líderes mais citada como desejada pelos executivos, por exemplo, foi a capacidade de desenvolver pessoas (88%). No entanto, apenas 31%deles admitem que suas equipes possuem esta habilidade.
O estudo levou em conta três quesitos: as competências exigidas para cargos de liderança dentro das companhias em que os respondentes trabalham, o perfil que eles consideram ideal para um líder e as características verificadas na liderança atual dessas corporações.
Entre as competências exigidas,apontadas livremente pelos entrevistados, a primeira que aparece é o foco em resultados. Em segundo lugar, vem a gestão de pessoas, seguida pela orientação estratégica e o bom relacionamento. Por fim, foram citados o comprometimento, a confiança e a flexibilidade como alguns pontos necessários.
Em relação às diferenças entre os perfis ideais e os reais, uma habilidade que chama atenção é a de "inspirador". A característica foi a terceira mais citada entre as ideais, com 79%, mas entre as encontradas atualmente, aparece em penúltimo lugar, com apenas 15%.
"Esse é um dado preocupante porque indica que as empresas estão indo na contramão do que é tendência no mercado hoje: garantir a retenção de talentos, ter resultados adicionais ao grupo", diz a presidente da Hunter, Ana Paula Zacharias. "A inspiração vinda da liderança leva a diversos comportamentos que desdobram o negócio: inovação, criatividade, engajamento e empreendedorismo", Lidar com diferentes tipos de pessoas e ainda por cima obter resultado delas, não é tarefa fácil. Liderar é parte de uma competência que requer conhecimento.   Quando se fala de conhecimento, falamos das competências técnicas e conhecimento do negócio ao qual o líder está envolvido. Pessoas sentem-se mais seguras com um líder que sabe o que está fazendo, no entanto, ter conhecimento só não basta.
Liderar é arte de conduzir e desenvolver colaboradores e equipes, atender expectativas profissionais e pessoas, alinhando com os interesse da organização. Portanto a comunicação deve ser aberta, onde o líder deve saber ouvir, e entender os objetivos de cada liderado, para a tomada de decisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...